As raças de cães mais inteligentes

Alguns cães parecem ser mais inteligentes do que outros, mas isso é possível? Existem diferenças no nível de inteligência de acordo com a raça do cão?
As raças de cães mais inteligentes

Última atualização: 12 Dezembro, 2020

Os humanos são considerados os animais mais inteligentes. No entanto, devemos nos perguntar quais são as propriedades que explicam essa diferença em relação ao resto do mundo animal. Porque certas qualidades, como a teoria da mente ou o pensamento animal, a imitação ou a linguagem sintática, consideradas únicas no ser humano, deixaram de ser tratadas como tais.

Hoje em dia, a ciência tem mostrado que animais com cérebros relativamente pequenos possuem grande inteligência, como os corvídeos ou os cães.

Em todo caso, para definir um animal como mais ou menos inteligente, essa consideração deve ser analisada do ponto de vista da espécie. Dessa forma, não podemos comparar a cognição de diferentes animais, pois eles terão um grau diferente de desenvolvimento evolutivo. Os cães, por sua vez, são única espécie e, portanto, suas raças podem ser comparadas entre si a fim de descobrir se existem cães mais inteligentes do que outros.

O que é a inteligência e como ela é medida?

Medir a inteligência é um trabalho complicado, pois é de difícil medição. Em primeiro lugar, ela só pode ser quantificada do ponto de vista humano, por isso não seria objetivo.

O que é a inteligência e como ela é medida?

Para conhecer a inteligência de um indivíduo, é preciso medir a velocidade com que ele resolve problemas para sobreviver em seu ambiente natural e social. Isso seria, por exemplo, conseguir comida, orientar-se no espaço, socializar e se comunicar dentro da sua espécie.

Para definir a inteligência, cientistas, como etólogos e psicólogos comparativos e evolucionistas, determinaram que essa é a flexibilidade mental ou comportamental que surge diante de novas soluções que não fazem parte do repertório habitual do indivíduo. Além disso, o melhor cenário para medi-la é o ambiente natural do animal.

Alguns cães são mais inteligentes do que outros?

De acordo com estudos recentes da Universidade do Arizona, existem diferenças entre a inteligência de algumas raças de cães e outras. Um grupo de cientistas da universidade conduziu um estudo com mais de 7000 cães de 74 raças diferentes.

Durante a pesquisa, os cães realizaram passaram por diferentes testes para determinar suas habilidades de comunicação com o tutor, sua memória de curto e longo prazo, seu autocontrole e sua capacidade de raciocínio em determinadas situações.

Os resultados do estudo mostraram que em todos os testes relacionados à capacidade de memorização, tanto de longo quanto de curto prazo, os cães de raças grandes e gigantes foram melhores. O mesmo acontecia com as tarefas relacionadas ao autocontrole e à obediência ao tutor.

Quais são as raças de cães mais inteligentes?

Levando em consideração o que foi dito acima, as raças de cães mais inteligentes são aquelas de grande porte. Em resumo, esse fato está relacionado ao tamanho do cérebro e ao número de conexões neurais que o animal possui.

Os cães de raças grandes têm cérebros maiores e mais pesados, ​​e suas conexões neurais são mais numerosas, embora não de forma linear. Por exemplo, o córtex cerebral de um golden retriever, pesando 32 quilos, contém cerca de 627 milhões de neurônios, enquanto um cão de 7,45 quilos de uma raça desconhecida tem 429 milhões de neurônios.

Com base no tamanho da raça e nos dados obtidos nesse estudo e em outros, conclui-se que as raças de cães mais inteligentes são:

  1. Border collie
  2. Pastor alemão
  3. Golden retriever
  4. Doberman
  5. Pastor-de-shetland
  6. Labrador retriever
  7. Rottweiler
  8. Pastor-australiano
  9. Springer spaniel inglês
  10. Tervuren
  11. Pastor-belga
  12. Braco alemão de pelo curto
  13. Spaniel bretão
  14. Perdigueiro
  15. Weimaraner
  16. Pastor-belga Malinois
  17. Cão d’água irlandês
  18. Braco húngaro de pelo curto
Pode interessar a você...
Qual é o animal com maior inteligência lógica?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Qual é o animal com maior inteligência lógica?

Nem os chimpanzés, semelhantes a nós, nem os golfinhos, nem os cachorros. Embora todos eles possam se vangloriar de sua capacidade intelectual dentro do mundo animal, a espécie com maior inteligência lógica é surpreendentemente... O polvo!



  • Horschler, D. J., Hare, B., Call, J., Kaminski, J., Miklósi, Á., & MacLean, E. L. (2019). Absolute brain size predicts dog breed differences in executive function. Animal cognition, 22(2), 187-198.
  • Roth, G., & Dicke, U. (2005). Evolution of the brain and intelligence. Trends in cognitive sciences, 9(5), 250-257.
  • Zentall, T. R. (2000). Animal intelligence.