Logo image
Logo image

6 raças de cães mais saudáveis

4 minutos
Os cães mais saudáveis ​​são aqueles mais resistentes, embora cada um deles tenha tendência a desenvolver uma série de doenças específicas.
6 raças de cães mais saudáveis
Última atualização: 24 dezembro, 2020

Os cães são diferentes uns dos outros, não só pela raça a que pertencem, mas também pelo seu tamanho ou personalidade. Outro fator que os diferencia é a saúde, ou seja, existem raças de cães mais saudáveis ​​que outras.

Raças de cães mais saudáveis

Atualmente, estima-se que existam mais de 500 raças diferentes de cães. Cada uma tem características próprias que a diferencia das demais.

No que diz respeito à saúde, os cães devem seguir uma dieta balanceada e fazer exercícios diariamente para se manterem saudáveis. No entanto, existem raças que foram reconhecidas como mais saudáveis do que outras.

Border collie

Além de ser um cão saudável, o border collie – na imagem de início deste artigo – é considerado o cão mais inteligente do mundo. Esse cão pastor também é classificado como uma das raças mais fiéis.

Para mantê-lo com boa saúde, ele deve receber uma dieta cuidadosa porque tem um estômago delicado. Por outro lado, é um cão com muito pelo, que fica embaraçado e sujo facilmente. Portanto, é recomendável escovar diariamente para evitar emaranhados.

Como um bom cão pastor, ele precisa fazer muitos exercícios para queimar o excesso de energia. A forte personalidade desse animal também deve ser levada em consideração, por isso ele deve ser treinado desde a infância.

Braco alemão de pelo curto

Essa raça forte e musculosa é classificada como uma raça de cachorro grande. Esses cães vêm da Alemanha, onde são descendentes de sabujos e perdigueiros.

Some figure

Membros dessa raça têm sido amplamente usados ​​como companheiros de caça. Isso se deve ao instinto de caça que possuem, aliado a uma grande energia que precisam gastar, para a qual é necessário realizar pelo menos duas horas de exercícios diários.

É considerado um cão saudável, mas é mais suscetível a sofrer de algumas doenças. Entre essas doenças, estão incluídos problemas de quadril e problemas oculares.

Chihuahua

O Chihuahua é um pequeno cachorro do México. Uma característica desse animal é sua confiança. Por isso, não é difícil vê-lo encarando cães três vezes maiores.

Some figure

Por isso, é conveniente educá-lo desde cedo para evitar maus comportamentos. No entanto, é um cão muito carinhoso com seus tutores e especialmente brincalhão com as crianças.

Quanto à saúde, é um cão normalmente saudável, mas precisa de exercícios e caminhadas para se fortalecer. No entanto, é propenso a certas doenças, como luxações, glaucoma ou doenças cardíacas. Além disso, é um cão que não tolera climas frios, influenciando de alguma forma seu tamanho.

Cães mais saudáveis: Husky siberiano

Essa raça é nativa da Sibéria. Os nativos ou chukchis treinaram e cuidaram dessa raça nórdica, que se caracteriza por seu temperamento fiel e nobre.

Some figure

No passado, eles eram usados ​​para puxar trenós, que era o principal meio de transporte, por isso esses animais eram muito queridos pelos nativos. Eles chegaram ao Alasca no século XX, onde são chamados de chukchis. Foram os norte-americanos que os chamaram de huskies siberianos.

Esse cão é resistente, mas, como todas as raças, está sujeito a algumas doenças específicas. Entre elas, estão incluídas doenças oculares hereditárias e displasia do quadril.

Para mantê-lo em ótimo estado de saúde, é necessário proporcionar uma alimentação adequada e exercícios diários e intensos. Huskies adultos exigem pelo menos duas horas de exercícios diários, de preferência em uma área designada onde possam correr.

Pastor australiano

Esses cães musculosos e enérgicos são semelhantes ao border collie, razão pela qual são frequentemente comparados a essa raça. Apesar de ser apelidado de ‘australiano’, na verdade, ele é descendente de pastores bascos que emigraram para os Estados Unidos e depois para a Austrália.

Some figure

Devido ao seu trabalho de pastoreio, eles precisam fazer longas caminhadas diárias para se manterem saudáveis, o que os torna excelentes participantes em esportes caninos. Apesar de ser considerado um dos cães mais saudáveis, pode sofrer de problemas no quadril (displasia) ou problemas oculares.

Cães mais saudáveis: mestiços

Cães sem raça definida ou sem pedigree são aqueles que descendem de duas ou mais raças diferentes. Cada cão sem raça definida é único, pois dependendo dos pais, terá um tamanho e caráter específicos. Por outro lado, a socialização do filhote será fundamental para determinar seu caráter.

Some figure

Quanto à saúde, esses cães têm menos probabilidade de morrer de doenças genéticas. Entre as condições que os cães mestiços podem sofrer, estão as doenças cardíacas ou o hipertireoidismo.

Independentemente da raça a que pertencem, todas e cada uma delas está mais sujeita a sofrer de uma série de doenças ou outras. No entanto, são alguns exemplos dos chamados ‘cães mais saudáveis’.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.