Quais raças de cães não podem viajar de avião?

Independentemente da idade ou do tamanho do cão, existem certas raças de cães que não podem viajar de avião por uma causa especial que ameaçaria sua saúde nessa situação.
Quais raças de cães não podem viajar de avião?

Última atualização: 14 Maio, 2021

Embora muitas companhias aéreas ofereçam serviço de transporte de animais de estimação, é importante notar que nem todos os cães podem usar métodos de viagem típicos dos humanos. Tamanhos grandes e tipos de pelagem são alguns critérios que podem ser levados em consideração para classificar as raças de cães que não podem viajar de avião.

Existem algumas espécies de seres vivos que sofrem muito estresse físico e psicológico ao serem transportadas por esse meio. Portanto, até certo ponto, eles podem ficar em uma situação muito complexa e com risco de vida. Se você quiser saber quais cães são propensos a apresentar problemas em viagens aéreas, continue lendo.

Por que existem cães que não podem viajar de avião?

Férias e reuniões familiares não ficam completas sem os animais de estimação. Por esse motivo, é muito comum ver nos aeroportos uma grande variedade de cães que acompanham seus tutores. No entanto, existem muitas dificuldades às quais os cães de certas raças são expostos ao viajar distâncias tão longas, especialmente a centenas de metros de altura.

A dificuldade e o risco de algumas raças de cães que não podem viajar de avião reside no fato de serem braquicefálicos, razão pela qual o formato do focinho os torna mais propensos a apresentar problemas respiratórios. Essa condição é o que leva a maioria das companhias aéreas a ter regulamentações específicas para o transporte de determinados animais.

Os cães que convivem com essa condição nem sempre são pequenos, porque ela está presente em cães com aparelho respiratório pequeno, mesmo que tenham um corpo maior.

 

Existem cães que não podem viajar de avião.

O que é a braquicefalia em cães?

É uma condição que afeta as raças que têm crânios, faces e narizes mais curtos ou achatados do que o normal. Em geral, o diâmetro dos orifícios nasais de cães com essa característica é pequeno. Dessa forma, ocorrem certas malformações, que aumentam a possibilidade de síndrome braquicefálica.

Os cães braquicefálicos não toleram bem o aumento da temperatura ou da umidade. Por esse motivo, eles são considerados mais vulneráveis à insolação.

Essa condição tem como consequência uma respiração mais complexa, pois o cão tem que colocar mais energia nesse processo, o que dá lugar a outras patologias, como bronquite, laringite, lacrimejamento, conjuntivite e obstruções na garganta. É por isso que raças com braquicefalia apresentam respiração ofegante constantemente, engasgo e eliminação de catarro.

Cães que não devem viajar de avião

De acordo com a American Veterinary Medical Association (AVMA), as raças de cães que não podem viajar de avião têm distúrbios respiratórios que pioram com a altitude, a exposição a altos níveis de estresse e temperaturas ambientais elevadas.

Por isso, antes de viajar de avião, você deve considerar as características do seu animal de estimação e cumprir as exigências da companhia aérea para não prejudicar a saúde do cão. Entre as raças de cães braquicefálicos mais comuns estão as seguintes:

  • Bulldog (todas as variantes).
  • Shih Tzu.
  • Pug (todas as variantes).
  • Bull terrier.
  • Pequinês.
  • Chihuahua (cabeça de maçã).
  • Shar Pei.
  • Spaniel japonês.
  • Mastim (todas as variantes).
  • Rottweiler.
  • Affenpinscher.
  • Boxer (todas as variantes).

Dicas para viajar de avião com seu cachorro

Conforme mencionado acima, cada companhia aérea tem regras estipuladas para o transporte de animais. Por isso, é importante que você considere que essas regras não são pessoais e que foram estabelecidas visando a segurança do animal e dos passageiros.

A recomendação mais comum — independentemente da empresa — é não expor seu cão a viagens que durem mais de 6 horas. Além disso, se o seu animal de estimação pesa mais de 8 quilos, não é recomendável viajar, pois isso dificultará sua respiração. Por fim, recomenda-se sempre usar uma caixa transportadora apropriada ao tamanho do cão.

 

Existem raças de cães que não podem viajar de avião.

Como você viu, existem muitas raças de cães que não podem viajar de avião, e são seus problemas respiratórios que geram essa limitação. No entanto, se você seguir corretamente as recomendações da companhia aérea de sua preferência, pode ser que seu animal não corra nenhum risco, desde que seja escolhido o meio de transporte adequado.

Pode interessar a você...
Doenças que causam dificuldade respiratória em cães
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Doenças que causam dificuldade respiratória em cães

Existem inúmeras patologias que desencadeiam dificuldade respiratória em cães. Com exames, o veterinário pode determinar o diagnóstico.