Raças de cães alemães

Além do famoso “Pastor Alemão”, existem outras raças de cães alemães bastante populares em todo o mundo. Ao todo são 37 as raças de cães oriundas deste país europeu. Neste artigo, contaremos a você quais são as principais.

Quantas raças de cães alemães existem?

São quase 40 as raças de cães alemães, mas nesta ocasião falaremos a você sobre as mais conhecidas:

  1. Pastor Alemão

Também conhecido como “Ovelheiro alemão”, surgiu no final do século 19 e faz parte do grupo de cães de pastoreio. Foi desenvolvido para reunir e vigiar ovelhas. Devido a sua inteligência, obediência e capacidade de treinamento, passou a ter outros “ofícios”, como por exemplo, como cão de polícia, salvamento, guia e guardião. É claro, ele é um excelente animal de estimação caso você more em uma casa com jardim ou quintal, devido ao seu tamanho.

Pastor Alemão correndo no campo

  1. Rottweiler

É do tipo molosso e outra das raças de cães alemães famosas. A princípio, ele foi usado para pastorear gado e, depois, para puxar carrinhos carregados de carne para os mercados. Por isso ele, se tornou conhecido como “carniceiro”. De tamanho médio a grande e corpo robusto, o Rottweiler é um animal de bom caráter, tranquilo e obediente. A displasia de quadril é uma das doenças mais comuns a acometer essa raça.

  1. Doberman

Deve seu nome ao seu criador (Karl Friedrich Lous Dobermann), que no final do século 19 empreendeu a tarefa de conseguir uma raça de trabalho que servisse como guardião e protetor de seus donos. Ainda que considerado perigoso, o Doberman pode ser tranquilo e confiável. Trata-se de um animal de estimação muito obediente, intrépido, inteligente, alerta, leal e energético.

  1. Boxer

Esta raça de cães alemães é do tipo molosso e de tamanho médio, criada a partir do cruzamento entre um antigo Buldogue e um Brabant. Foi utilizado na Primeira e na Segunda Guerra Mundial para enviar mensagens, recolher o corpo de soldados feridos e transportar cabos. Tem uma cabeça pesada, mandíbulas pronunciadas, orelhas longas sempre em alerta e pelos curtos (que pode ser avermelhado ou tigrado). Trata-se de um cão ativo, fiel e vigilante, que requer exercícios diários.

  1. Dachshund

O tão conhecido “cão salsicha” é de origem alemã e seu aspecto se deve a uma mutação genética. Suas extremidades são muito curtas em relação ao longo corpo. Outro dos nomes desta raça é Teckel, e apareceu pela primeira vez em 1888. É uma das preferidas da monarquia europeia (incluindo a Rainha Victoria). Pode ser um pouco teimoso e por isso deve ser educado desde filhote.

  1. Schnauzer

É uma das raças de cães alemães mais antigas e que ainda se mantêm (surgiu no século 15). O nome está relacionado a seu característico “bigode”. Foi criado para caçar e perseguir pequenas presas, e se origina da cidade de Wurtemberg. O Schnauzer é amigável, carinhoso, protetor e energético. Se dá muito bem com as crianças e com outros cães. Pode latir bastante, devido ao seu caráter guardião. É fundamental escovar, limpar e cortar periodicamente sua barba e pelos, já que são bastante espessos.

Schnauzer preto de língua pra fora na grama

  1. Braco de Weimar

Seu nome em alemão é Weimaraner, e caiu nas graças do Grande Duque Carlos Augusto de Sajonia -Weimar-Eisenach. Trata-se de uma raça incluída entre os cães recuperadores de caça (retriever) com pelagem curta e espessa de cor amarronzada ou grisalha. O Braco de Weimar tem os olhos claros (azuis quando filhotes e depois turquesa ou âmbar). Também é fácil de adestrar e se comporta muito bem como cão guardião. Além disso, é obediente e carinhoso. Elegante, apto para todos os tipos de locais, energético e ao mesmo tempo submisso, é um cão ideal para uma família que costuma fazer atividades ao ar livre.

  1. Pinscher

Outra das raças de cães alemães bem famosa. De tamanho médio, musculatura forte, focinho alongado e orelhas ligeiramente dobradas. Além disso, o Pinscher tem pelagem áspera e curta de cor marrom, preta ou parda. Trata-se de um animal vivaz, atento, vigilante e desconfiado com estranhos.

Os demais cães alemães são: Affenpinscher, Braco alemão (de pelo curto e de pelo duro), Bullenbeisser, Eurasier, Gran danés, Grifón de pelo duro, Hovawart, Keeshond, Kromfohrlander, Landser, Leonberger, Munsterlander (grande e pequeno), Pastor Branco, Pomerânia, Pudelpointer, Sabujos (Bávaro, de Hannover e de Baviera), Spaniel Alemão e Terrier Alemão.

Fonte da imagem principal: Darren.

Recomendados para você