Raças de cães com olhos azuis

Quando a imagem de cães com olhos azuis nos vem à mente, pensamos automaticamente em um Husky Siberiano. No entanto, existem outras raças com a mesma característica. Neste artigo, você saberá o porquê dessa condição e quais os riscos para o animal, bem como quais raças são propensas a olhos claros.

Por que há cães com olhos azuis?

Não há dúvida de que nos surpreendemos ao ver cães com olhos azuis. Eles são realmente lindos e fora do comum. Basicamente, ter íris mais claras do que o “normal” pode ser devido a quatro razões:

husky siberiano com olhos de cores diferentes

1. Gene Merle

Esta é a razão mais comum pela qual um cachorro tem olhos azuis: um efeito colateral do Gene Merle, que dilui as partes aleatórias do pigmento do nariz e da íris. Neste caso, os cães também têm manchas no focinho. Há casos semelhantes em que o animal tem uma íris de cada cor ou metade de um tom e a outra metade de outro. Muitas vezes, os que apresentam esta anomalia também são surdos.

2. Problemas de pigmentação

Outra causa de olhos azuis ou claros em cães é que algumas das células do seu corpo não são capazes de produzir pigmento. Eles geralmente têm manchas brancas ao redor dos olhos e no rosto, bem como nariz rosa.

3. Série C

Quando um cão é afetado pela “Série C” sofre uma condição conhecida como albinismo. É provável que, além de apresentar pele branca, tenha olhos azuis ou claros e nariz completamente rosa.

4. Gene separado

A última das causas de olhos azuis em cães é um gene que não tem nenhuma relação com a cor da pele. Isso acontece no Husky Siberiano e em Border Collies. Os cães que vivem em áreas frias e são usados ​​pelos esquimós podem ter um olho de cada cor, independentemente do tom do pelo.

Que raças de cães existem com olhos azuis?

Excluindo os casos de anomalias nos genes ou na pele, as raças de cães com olhos azuis são:

1. Husky Siberiano

Apesar de poderem apresentar olhos de cores diferentes, os de tonalidade azul são os mais “famosos”. Também é comum encontrar espécimes com uma íris de cada cor. Neste caso, não há relação com surdez, pois não é devido ao Merle Gene. O Husky Siberiano pode ter problemas oculares, cataratas, glaucoma e até ficar cego após alguns anos.

2. Australian Shepherd

Outro cachorro com olhos azuis que também pode ser de qualquer tonalidade. São conhecidos pelo apelido de “cachorros com olhos de fantasma”, pois são bastante claros. Em alguns espécimes, pode-se ver que a mesma íris tem duas cores diferentes. Aqueles com o gene de olhos claros são geralmente os que têm pelagem vermelha, bicolor ou tricolor.

3. Border Collie

A cor dos olhos nesta raça pode ser marrom ou azul e, em certos casos, quando  têm pele salpicada, apresentam heterocromia (um olho de cada cor).

dálmatas filhotes

4. Dálmata

Os dálmatas com olhos azuis são, na maioria dos casos, surdos ou mais propensos a sofrer desse problema do que aqueles com olhos castanhos. Isso ocorre porque a causa da tonalidade da íris corresponde à anomalia do gene Merle.

5. Pastor das Ilhas Shetland

É semelhante ao Collie e, como esta raça, pode herdar doenças e malformações nos olhos. Nesse caso, a cor do olho também está relacionada à surdez.

6. Weimaraner

Este é um dos cães com olhos azuis mais marcantes porque o tom muda à medida que crescem. Quando eles nascem, são claros e, depois de três meses, tornam-se turquesa ou esverdeados. Depois de aproximadamente um ano, já são de cor âmbar.

Finalmente, vale a pena notar que, embora seja muito raro, existem outras raças de cães que podem ter olhos azuis devido a uma anomalia em um gene recessivo, mesmo que os pais não tenham essa característica.

Recomendados para você