Razões para não cortar as orelhas do seu cachorro

Razões para não cortar as orelhas do seu cachorro

Última atualização: 01 Abril, 2021

Se você é tutor de um filhote de cachorro de raça pura, tem muitas opções e decisões a tomar. Um dos momentos mais difíceis é decidir cortar ou não as orelhas do seu cão. Algumas raças de cães são tradicionalmente reconhecidas pela aparência distinta de suas cabeças. As orelhas cortadas se tornaram marcas registradas de raças como doberman ou dogue alemão e até mesmo muitas das raças pequenas, como o schnauzer miniatura, também adotaram essa prática.

Posições encontradas

Orelas enfaixadas no pós-operatório.

Muitas pessoas começaram a questionar a necessidade ou conveniência de cortar as orelhas dos cães. Na verdade, alguns países foram mais longe e proibiram essa prática. A crueldade animal é o que muitas pessoas argumentam ao se posicionar contra ela. O corte do rabo, por exemplo, que é outra prática polêmica: é proibido em muitas partes do mundo, como na Austrália e no Reino Unido.

Tudo gera polêmica e há posições conflitantes. Por exemplo, o American Kennel Club (AKC) afirma que o corte das orelhas e do rabo é essencial para definir e preservar o caráter em certas raças. Mas a Associação Americana de Medicina Veterinária (AVMA, sigla em inglês) se opõe a essa ideia, afirmando que o cão é exposto a riscos desnecessários, pois, no caso de corte do rabo, um tumor pode se desenvolver no nervo.

Também causa dor, já que não é usada anestesia na cirurgia. E não podemos esquecer que os cães comunicam suas emoções através do rabo, portanto, não ter essa parte do corpo pode interferir na sua interação com outros cães.

No caso das orelhas, também há vários argumentos. Aqueles que são a favor afirmam que cortar as orelhas de alguns cães ajuda a prevenir infecções do canal auditivo e as torna menos prováveis. Eles argumentam que cortar as orelhas não difere filosófica ou eticamente de qualquer outro tipo de cirurgia, como uma esterilização ou castração.

Muitas vezes, as orelhas dos cães são cortadas porque a cartilagem é muito fina para suportar o peso da orelha, ou às vezes porque são muito longas para a cabeça do cão.

O que envolve a cirurgia?

Veterinária analisando orelhas.

O corte da orelha geralmente é realizado em cães anestesiados entre 6 e 12 semanas de idade. As orelhas são então coladas a uma superfície dura por várias semanas para que, enquanto cicatrizam, permaneçam na posição vertical.

Em geral, o corte da orelha serve estritamente a fins cosméticos. Não há nenhum benefício médico.

No caso dos cães da raça doberman, leva vários meses para atingir o efeito desejado. Os cuidados pós-operatórios são a única diferença em seu acabamento.

Não há como saber quanto tempo você precisará para colocar as orelhas no lugar. Tudo depende da genética da cartilagem e da rapidez ou lentidão com que ela se recupera.

O corte das orelhas é feito sob anestesia geral. Como em qualquer outro procedimento cirúrgico, pode haver riscos. Alguns cães morreram por causa de reações à anestesia. Outros sangraram devido a transtornos de coagulação cuja presença era desconhecida antes da cirurgia.

Se você ainda está pensando em cortar as orelhas do seu cão, consulte um profissional com bastante experiência. Muitos veterinários podem realizar esse procedimento, mas nem todos são capazes de dar como resultado o estilo que você deseja. Cada veterinário tende a ter seu próprio estilo. Portanto, é melhor pedir fotos para conferir se você vai gostar. Além disso, discuta o comprimento do corte em detalhes, pois, é óbvio, uma vez que o corte ocorre, as orelhas não podem ser substituídas.

E lembre-se: se você está pensando em comprar um filhote cuja raça costuma ter as orelhas ou o rabo cortados, pergunte-se primeiro quais são os riscos e dores que seu cão pode sentir. Talvez submetê-lo a um procedimento desse tipo apenas por uma questão estética não faça sentido. Os cães devem ser amados e cuidados independentemente de sua raça e aparência, não se esqueça disso.

Pode interessar a você...
As origens de um cachorro de acordo com suas orelhas
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
As origens de um cachorro de acordo com suas orelhas

As origens de um cachorro podem ser deduzidas de acordo com suas orelhas? Vamos responder a essa pergunta neste artigo. Não perca!