Receitas de petiscos caseiros para o seu cão

· julho 20, 2018
Os cães também gostam de variedade em sua dieta, razão pela qual, neste artigo, ofereceremos algumas opções de carne, frango e aveia.

Ou porque a comida acabou ou porque é hora de comemorar, você pode preparar petiscos caseiros para o seu cão. Existem receitas práticas e fáceis, para as quais serão necessários apenas ingredientes que, na maioria das vezes, estão disponíveis nas despensas de qualquer casa.

Antes de começar a preparar estes quitutes, é importante estar ciente de que nem tudo o que os donos ingerem é adequado para animais de estimação. Embora os cães pareçam comer de tudo, há alguns alimentos absolutamente proibidos.

É também importante notar que a alergia alimentar não é incomum nestes animais. Portanto, experimentos em torno da alimentação devem ser feitos sob a supervisão de seu veterinário de confiança.

Cachorro comendo

A lista negra

Se você planeja preparar petiscos caseiros para o seu cão, nunca deverá incluir cebola ou alho. Nem uvas, romã, chocolate, leite integral ou amendoim natural. Seus animais de estimação não devem provar abacate ou álcool.

Outros alimentos não recomendados para estes quadrúpedes são camarões e pipoca (este grão em geral). Aipo, cerejas, amêndoas, pimentões e marshmallow também estão na lista de alimentos proibidos.

Por outro lado, abacaxi, batata, cogumelos e tomates devem ser incluídos na dieta com muita moderação. O mesmo vale para melancia, queijo, brócolis, mirtilos, morangos, maçã e pão.

A lista verde

Na lista de alimentos recomendados, alguns vegetais, como alface, espinafre e cenoura, são altamente recomendados, assim como algumas frutas, como pera e melão. Carne é seu alimento favorito. Alguns alimentos, como peixe e arroz bem cozido, também podem ser incluídos no menu do nosso amigo.

Dona oferecendo ração a cachorro

Opções de petiscos caseiros para o seu cão

Para preparar lanches ou recompensas por um bom comportamento, ou para substituir alimentos comerciais (esta ideia deve ser informada ao veterinário, para evitar desequilíbrios nutricionais), vamos ver algumas receitas de petiscos caseiros para seu cão:

Petiscos de carne

 Ingredientes:

  • 250 g de carne magra picada em pedaços
  • 3 xícaras de caldo de carne
  • 3 ovos
  • 1 xícara de leite sem lactose
  • ¼ xícara de azeite extra-virgem

Preparação:

  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente grande. Misture bem até obter uma massa maleável. Se necessário, adicione mais caldo até obter a consistência correta.
  2. Estique a massa em uma bandeja previamente untada. Com uma faca ou um cortador de pizza, corte-a em pequenos pedaços.
  3. Leve ao forno, previamente aquecido, a uma temperatura de 180° C, durante uma hora.
  4. Após esse tempo, retire do forno e espere os petiscos esfriarem e endurecerem.

Para preservá-los, eles devem ser armazenados em um recipiente fechado com uma tampa e colocados na geladeira. Podem ser congelados por até duas semanas. Tenha em mente que, 20 minutos antes de dá-lo ao animal de estimação, você deverá tirar os petiscos do congelador para descongelá-los e, então, deixá-los à temperatura ambiente.

Petiscos de Aveia

 Ingredientes:

  • 2 xícaras de flocos de aveia
  • 1 batata média, picada em pedaços e bem cozida
  • ½ xícara de manteiga sem lactose
  • 2 colheres de chá de fermento em pó

Preparação:

  1. Misture todos os ingredientes em um recipiente grande até obter uma massa densa.
  2. Espalhe a massa sobre uma superfície lisa. Corte em pedaços pequenos (pode ser em forma de ossos).
  3. Coloque os petiscos em uma bandeja untada e leve ao forno a uma temperatura de 180° C, por 30 minutos.
  4. Deixe descansar até que estejam frios e crocantes.

Para armazená-los, devem ser deixados em um recipiente fechado ou em um saco com fechamento hermético, em local fresco e seco (não é necessário levar à geladeira). Eles ficam bem preservados por até uma semana.

Petiscos de frango

 Ingredientes: 

  • 250 g de frango desossado, picado em pedaços
  • 1 ovo batido
  • 100 gramas de farinha integral
  • 1 xícara de farinha de aveia em flocos
  • ¼ xícara de azeite extra virgem

Preparação:

  1. Misture a farinha e a aveia com o ovo, até obter uma massa homogênea.
  2. Adicione o restante dos ingredientes e molde com as mãos.
  3. Estique a massa em uma superfície lisa. Corte com uma faca em pequenas porções, com a forma desejada.
  4. Leve ao forno a uma temperatura de 180° C, por 20 minutos.
  5. Deixe descansar até esfriar e ficar crocante.

Para armazenar esses petiscos, é necessário colocá-los dentro de um recipiente hermeticamente fechado e levar à geladeira. Eles podem ser armazenados por três semanas. Devemos nos lembrar de tirá-los da geladeira antes de dá-los ao nosso cão, para que cheguem a uma temperatura adequada.