Receitas de verão para o seu gato

· setembro 2, 2018
Embora existam alimentos alternativos para reforçar a hidratação dos gatinhos, devemos ter em mente que estes devem ser oferecidos como um complemento ou recompensa, não para substituir a dieta habitual.

Embora nossos gatos precisem de uma nutrição ideal durante o ano inteiro, é importante redobrar a atenção com a chegada do verão. Durante os meses mais quentes do ano, nossos gatinhos devem ter sua hidratação reforçada e uma dieta completa, porém mais leve. Para isso, você pode aproveitar e fazer estas receitas de verão para o seu gato.

Água: a melhor “pedida do verão”

Com as altas temperaturas, o corpo dos gatos pode perder muitos líquidos e eletrólitos.  Portanto, o animal precisa beber água ou outras bebidas saudáveis ​​para reidratar e recuperar o equilíbrio do corpo.

Se um gatinho não beber água suficiente quando está quente, geralmente isso afetará seu metabolismo e causará desidrataçãoA consequência é o surgimento de sintomas como cansaço ou letargia, pressão arterial baixa, tontura e até desmaio.

A falta da hidratação de que nossos animais de estimação precisam pode levar a problemas mais sérios. Além disso, a baixa ingestão de líquidos prejudica o funcionamento dos rins, o que aumenta o risco de insuficiência renal.

Gato bebendo água

A importância de beber muita água

Mesmo durante o verão, é comum os filhotes não mostrarem muito interesse em consumir água. Portanto, os proprietários precisam fornecer uma dieta com líquidos “embutidos” de forma criativa e atraente, para combater a desidratação. É muito útil poder agradar aos gatinhos com uma receita caseira deliciosa e refrescante.

Claro, continuaremos a deixar água limpa e fresca disponível para nossos gatinhos em seu bebedouro. Mas também estimularemos sua curiosidade e apetite com polpas, sucos e refeições úmidas caseiras. O importante é que essas preparações contenham uma alta porcentagem de líquidos e alimentos benéficos.

Em seguida, veremos algumas ideias de receitas de verão para o seu gato. Mas lembre-se de que esses quitutes serão oferecidos como complementos ou mimos ocasionais.

É importante que essas receitas de verão não sejam tomadas como base da dieta do seu gatinho. Além disso, é essencial ter a orientação de um veterinário para prescrever a dieta ideal para o seu gato no verão.

Picolés para gatos: refresque o paladar do seu gatinho!

Os picolés para gatos são muito refrescantes, e podem ser feitos com frutas e vegetais benéficos para a saúde dos felinos. Você também pode fazer sorvete salgado com uma proteína animal – como frango ou peixe – e vegetais, como cenoura ou abóbora.

Menino chupando picolé ao lado de gatinho

Como a maioria dos gatos adultos é alérgico à lactose, não usaremos leite ou laticínios comuns em receitas. Para substituí-los, podemos usar leite vegetal – de arroz – ou iogurte natural desnatado ou com teor reduzido de lactose. Ou simplesmente podemos fazer um sorvete à base de água, 100% sem lactose.

Esta é a receita básica para fazer um sorvete de frutas para o seu gatinho. Lembre-se de que é possível incorporar qualquer fruta ou vegetal que seja benéfico para a saúde do seu gato. Sempre será importante oferecer sorvete de maneira moderada.

Sorvete de frutas refrescante para gatos

Ingredientes:

  • Dois morangos
  • Meia maçã cortada em pedaços sem sementes
  • ½ pêssego cortado em pedaços sem sementes
  • Duas fatias de pepino
  • ½ xícara de leite de arroz vegetal

Elaboração:

  • Primeiro, processamos as frutas e o pepino com o leite vegetal de arroz até obtermos uma mistura homogênea.
  • Depois, colocamos a mistura nos moldes (pode ser uma bandeja de gelo) e levamos ao freezer.
  • Quando nossos sorvetes estiverem prontos, podemos oferecer um cubo por dia para o nosso gatinho.

Receitas de verão para o seu gato: sucos de frutas e vegetais

Uma maneira ainda mais simples de manter seu gato bem hidratado no verão é preparar deliciosos sucos naturais. Mais uma vez, recomendamos que você conheça as frutas e legumes que são benéficos para a saúde do seu gatinho, para saber como preparar receitas saudáveis.

Algumas ideias de sucos e vitaminas para nossos gatos:

  • Suco de melão e pepino
  • Suco de maçã
  • Vitamina de leite vegetal, cenoura e pera
  • Vitamina de kefir de água, pêssego e morangos
  • Suco refrescante de melancia

Lembre-se de que sucos de frutas e vegetais não devem substituir a água ou a ração habitual do seu gatinho. Estas receitas de verão são suplementos saudáveis ​​para estimulá-lo a se manter bem nutrido e hidratado no período de calor. No entanto, devem ser oferecidas moderadamente, por causa do alto teor de açúcar, ainda que natural.