3 remédios naturais para ajudar o seu cachorro com a digestão

A saúde digestiva dos nossos animais de estimação é fundamental para o seu desenvolvimento. Vamos sugerir algumas dicas para ajudar o seu cachorro com a digestão.
3 remédios naturais para ajudar o seu cachorro com a digestão

Última atualização: 28 Dezembro, 2020

Assim como acontece conosco, a saúde digestiva às vezes pode pregar peças nos nossos animais de estimação. Felizmente, temos à nossa disposição uma série de truques e remédios que atuam a nosso favor quando se trata de ajudar o nosso cachorro com a digestão.

A digestão em cães

Apesar de serem igualmente mamíferos, humanos e cães não digerem os alimentos da mesma forma. Um dos motivos biológicos que explicam essa diferença é a origem carnívora dos cães. Essa característica pode ser observada a olho nu em sua boca, que contém mais dentes, os quais têm como missão rasgar e começar a ‘mastigar’ os alimentos.

Uma característica fundamental no processo de digestão canina é a falta de enzimas digestivas na saliva. Quando nós mastigamos, essas enzimas são responsáveis ​​por uma primeira digestão e, quando o alimento chega ao estômago, o restante do processo de digestão e absorção dos nutrientes é mais direto.

No entanto, a maior parte do trabalho digestivo dos cães é feito no estômago e nos órgãos associados: fígado, pâncreas, etc. Por isso, os ácidos secretados são muito mais fortes, o que facilita a digestão dos alimentos, principalmente da carne.

remédios naturais para ajudar o seu cachorro com a digestão

Apesar de tudo isso, o animal pode apresentar algum transtorno alimentar e, por isso, vamos propor alguns remédios para ajudar o seu cachorro com a digestão.

Jejum, o segredo para ajudar na digestão

Talvez possa não parecer um remédio em si, mas é uma das primeiras medidas que devem ser tomadas, e uma das mais rápidas e eficazes. Geralmente, o jejum é usado após a má digestão, que costuma causar diarreia e vômitos. Por isso, para ajudar o seu cachorro com a digestão, às vezes o melhor a fazer é deixar o estômago dele descansar.

Se o seu animal de estimação tiver problemas digestivos, um jejum de 12-24 horas seria o ideal. Depois disso, devemos oferecer uma dieta leve e em proporções progressivas. Esse método pode levar alguns dias, até que possamos confirmar que a digestão do cachorro foi restabelecida.

Probióticos: aliados da digestão

Os probióticos são outro dos remédios naturais que podem ajudar o seu cachorro com a digestão, mas o que são os probióticos? Em primeiro lugar, eles são alimentos naturais, pois são microrganismos vivos. Ao serem incorporados à dieta, trazem grandes benefícios porque contribuem para a manutenção da flora intestinal.

remédios naturais para ajudar o seu cachorro com a digestão

Existem inúmeros alimentos que são fonte de probióticos, como, por exemplo, iogurte, kefir ou chucrute. Se considerarmos os alimentos que os nossos animais de estimação podem ingerir, o iogurte é a melhor opção.

Porém, deve ser administrado em doses controladas, sendo necessário garantir que ele seja bem tolerado pelo nosso cachorro. As bactérias benéficas contidas no iogurte serão liberadas e, assim, vão reabastecer a flora e ajudar na digestão.

Alimentos de qualidade para ajudar na digestão

Pode parecer simples, mas um bom remédio natural para ajudar na digestão inclui oferecer uma dieta boa e regular.

Por exemplo, é importante escolher a ração adequada. Devemos nos certificar de que a opção escolhida contenha alimentos facilmente digeríveis pelo cachorro e que, ao mesmo tempo, forneça todos os nutrientes necessários. O veterinário pode te orientar nesse sentido.

Na medida do possível, é aconselhável manter uma certa regularidade na dieta do nosso animal de estimação. Isso significa que quantidades regulares e com horários mais ou menos estabelecidos podem ajudar na digestão, em certa medida.

Da mesma forma, evite a todo custo os alimentos proibidos para cães, pois prejudicam o sistema digestivo canino. Quanto aos petiscos e às recompensas, embora sejam um reforço positivo, é conveniente que sejam oferecidas de vez em quando, sem exageros.

It might interest you...
Dieta BARF para cães
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Dieta BARF para cães

A dieta BARF é uma dieta para cães que se baseia no consumo de alimentos considerados mais naturais e adequados para o seu organismo.



  • Wynn, S. G. (2009). Probiotics in veterinary practice. Journal of the American Veterinary Medical Association234(5), 606-613.
  • Stevens, C. E., & Hume, I. D. (2004). Comparative physiology of the vertebrate digestive system. Cambridge University Press.