Reserva injeta veneno nos chifres dos rinocerontes para protegê-los

· abril 26, 2019
Os chifres dos rinocerontes são traficados todos os anos para abastecer a medicina asiática. Uma iniciativa propõe torná-los tóxicos para salvar esta espécie.

Os chifres dos rinocerontes são um dos alvos dos caçadores ilegais, o que levou esses animais a uma séria ameaça. Uma reserva africana decidiu usar uma estratégia um pouco radical para proteger os animais do tráfico ilegal: injetar veneno nos chifres dos rinocerontes que, embora não afete a saúde dos animais, pode impedir o consumo de produtos feitos com eles.

Veneno nos chifres dos rinoceronte para protegê-los

Esse fato acontece em Sabi Sand, uma reserva particular localizada dentro do famoso Parque Nacional Kruger, o mais visitado da África do Sul. O projeto envolve injetar em dezenas de rinocerontes um veneno com uma mistura de corante rosa indelével e antiparasitários relativamente comuns que, embora eliminem carrapatos no gado, podem causar náusea e vômito ao serem consumidos por seres humanos.

A partir dessa premissa, a injeção de veneno torna inseguro para os seres humanos o consumo do pó obtido desses chifres. A tonalidade rosa, no entanto, não é tão chamativa como mostram algumas imagens digitalmente alteradas que podem ser vistas na internet.

Injetar veneno nos chifres de rinocerontes para protegê-los

Os gerentes do parque garantem que não estão fazendo nada ilegal, já que a iniciativa está sendo divulgada tanto pelas redes sociais quanto no próprio parque, através de cartazes. Não deixa de ser um tratamento antiparasitário normal para estes animais, ainda que normalmente não se costume injetar a solução nos chifres dos mesmos.

O corante pode ser “caçado” pelos sistemas de detecção de aeroportos, o que também dificulta o tráfico desses chifres. Mesmo assim, alguns especialistas têm questionado o projeto, uma vez que poderia deslocar os caçadores ilegais para outros locais, além de ser virtualmente impossível de realizar em larga escala em muitos animais, já que o processo requer anestesia.

O valor dos chifres

Os chifres dos rinocerontes estão entre os objetos mais desejados pelos que realizam tráfico ilegal de espécies ameaçadas e, embora seu uso possa ser ornamental, o fato é que eles costumam ser consumidos.

Isso fez com que todas as espécies de rinocerontes do planeta fossem seriamente ameaçadas e que suas populações diminuíssem devido à caça indiscriminada.

O valor dos chifres dos rinocerontes

Isso ocorre porque o rinoceronte é apreciado pela medicina asiática, principalmente porque teria supostos efeitos mágicos que são totalmente falsos. De acordo com a tradição chinesa, o chifre pode curar desde o câncer até a infertilidade, além de doenças infecciosas ou parasitárias.

A capacidade nula do chifre de rinoceronte é bem conhecida, já que ele é composto apenas de queratina, a mesma substância que compõe o cabelo ou as unhas de todos os animais, incluindo a espécie humana. Portanto, consumir chifre de rinoceronte tem o mesmo efeito farmacológico que comer as unhas: nenhum.

Assim, o rinoceronte torna-se outro dos animais ameaçados pela medicina oriental, embora algumas iniciativas como esta visem proteger esta espécie emblemática da extinção. Você acha que injetar veneno nos chifres dos rinocerontes vai ajudar a salvá-los?