Sabe por que seu gato se parece tanto com você?
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
Está provado que os animais de estimação se parecem com seus donos. Às vezes, inclusive parece que têm a mesma cara. Em muitas ocasiões, procuramos semelhanças entre as pessoas e seus animais de estimação. Você acha que seu gato se parece com você?
A melhor escolha de seu gato
Ao escolher um animal de estimação, estamos acostumados a procurar um que se assemelhe à nossa personalidade, segundo nossos gostos, necessidades e preferências. Depois da escolha, teremos em casa cães, gatos e outros bichinhos que estejam de acordo com o que somos.
Uma pessoa dinâmica e atlética, muito esportista, certamente escolherá um cão vigoroso, como é o caso do Dobermann.
Também costuma ocorrer o contrário. Quer dizer, se, em algumas ocasiões, escolhemos o mais parecido, em outras procuramos o contrário à nossa imagem e personalidade. Isso acontece porque psicologicamente nos atrai o semelhante (por narcisismo) ou o oposto, por complementação e por curiosidade.
A aparência do gato e seu dono
Dizem que os animais de estimação se parecem com seu dono, já que nossos animais de companhia são também projeções de nossa personalidade. Eles costumam ser a imagem de nossas preferências, hábitos e inclusive manias.
Gatos e cães
Há pessoas que gostam mais de gatos, e outras mais de cães. Isso acontece porque há pessoas que se sentem bem com o comportamento independente dos felinos. Em contrapartida, a outros satisfaz mais a necessidade evolutiva dos cães de pertencer a um grupo.
Mas também há quem prefira ter aves, iguanas, lagartos e inclusive aranhas. E não é por acaso, mas sim por isto estar relacionado com a personalidade.
Você prefere os gatos?
Em diferentes estudos, foi provado que as pessoas que afirmam amar os gatos obtiveram altas pontuações em provas de inteligência. Além disso, são introvertidos e muito inconformistas.
Se você é da turma dos que tem gatos, verá que eles são seres inteligentes como você. Isso também se aplica ao fato de gostar de tudo o que seja social e de gostar de pensar de forma divergente e independente.
Tem algo a ver com as preferências políticas?
No sentido político, é possível que se escolha um gato como animal de estimação aqueles que têm tendência para o liberalismo. Uma pesquisa elaborada pela revista “Time” concluiu que as pessoas liberais tendem a preferir os gatos como animais de estimação.
Quando as pessoas foram avaliadas por características de sua personalidade associadas à dominação, descobriu-se que as que preferem os gatos obtiveram pontuações baixas. As pessoas com felinos também costumam ser as que vivem em apartamentos e sozinhas.
Estatísticas sobre seu gato
Segundo o INEGI (Instituto Nacional de Geografia e Estatística da Espanha), uma elevada percentagem das pessoas que convivem com gatos é de solteiros que vivem em apartamentos, especialmente nas cidades. Em contraste, os donos de cães tendem a viver em lugares mais amplos, fora da cidade. Normalmente, são casas com crianças.
Os donos de gatos são mais aventureiros, têm a mente mais aberta, são mais criativos
Temos que recordar que a natureza do gato é mais caçadora e mais solitária, e que ele costuma ser mais ativo de noite.
Os gatos são invisíveis durante o dia, aparecem somente à noite. Embora de vez em quando se envolvam em atividades sociais ou brinquem com as pessoas, mas fazem isso com um interesse limitado.
Quanto à confiança, os donos de felinos demonstram ser bastantes confiantes. As pessoas que apresentam altos graus nesta dimensão, costumam ser reconhecidas como pessoas muito amáveis, modestas e simples.
Uma personalidade própria
No caso dos cães, sua personalidade costuma ser muito influenciada pelo tipo de vida ou de tarefas que desenvolvem. O mesmo costuma ocorrer entre as pessoas.
Desta forma, os peritos afirmam que quem escolhe a um cão pastor ou de utilidade, costumam ser pessoas mais extrovertidas, sociais e faladoras. E as que convivem com um cão campestre ou educado longe da cidade, como um Galgo ou um Beagle, destacam-se por serem afáveis e generosas.
Os donos de cães da classe Terrier, os que oferecem seu trabalho para cuidar de outras pessoas ou desenvolvem tarefas concretas, costumam ter uma personalidade empática, e isso os permite compreender melhor os sentimentos alheios.
É bastante normal o fato de que, quando pensamos em conviver com um animal, que procuremos um que se pareça em alguma coisa conosco. Nosso animal de estimação se encaixará com o estilo de vida que temos.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.