Sabe por que seu gato se parece tanto com você?

janeiro 27, 2017

Está provado que os animais de estimação se parecem com seus donos. Às vezes, inclusive parece que têm a mesma cara. Em muitas ocasiões, procuramos semelhanças entre as pessoas e seus animais de estimação. Você acha que seu gato se parece com você?

A melhor escolha de seu gato

Ao escolher um animal de estimação, estamos acostumados a procurar um que se assemelhe à nossa personalidade, segundo nossos gostos, necessidades e preferências. Depois da escolha, teremos em casa cães, gatos e outros bichinhos que estejam de acordo com o que somos.

Uma pessoa dinâmica e atlética, muito esportista, certamente escolherá um cão vigoroso, como é o caso do Dobermann.

Também costuma ocorrer o contrário. Quer dizer, se, em algumas ocasiões, escolhemos o mais parecido, em outras procuramos o contrário à nossa imagem e personalidade. Isso acontece porque psicologicamente nos atrai o semelhante (por narcisismo) ou o oposto, por complementação e por curiosidade.

A aparência do gato e seu dono

gato-pessoa-idosa

Dizem que os animais de estimação se parecem com seu dono, já que nossos animais de companhia são também projeções de nossa personalidade. Eles costumam ser a imagem de nossas preferências, hábitos e inclusive manias.

Gatos e cães

Há pessoas que gostam mais de gatos, e outras mais de cães. Isso acontece porque há pessoas que se sentem bem com o comportamento independente dos felinos. Em contrapartida, a outros satisfaz mais a necessidade evolutiva dos cães de pertencer a um grupo.

Mas também há quem prefira ter aves, iguanas, lagartos e inclusive aranhas. E não é por acaso, mas sim por isto estar relacionado com a personalidade.

Você prefere os gatos?

Em diferentes estudos, foi provado que as pessoas que afirmam amar os gatos obtiveram altas pontuações em provas de inteligência. Além disso, são introvertidos e muito inconformistas.

Se você é da turma dos que tem gatos, verá que eles são seres inteligentes como você. Isso também se aplica ao fato de gostar de tudo o que seja social e de gostar de pensar de forma divergente e independente.

Tem algo a ver com as preferências políticas?

No sentido político, é possível que se escolha um gato como animal de estimação aqueles que têm tendência para o liberalismo. Uma pesquisa elaborada pela revista “Time” concluiu que as pessoas liberais tendem a preferir os gatos como animais de estimação.

Quando as pessoas foram avaliadas por características de sua personalidade associadas à dominação, descobriu-se que as que preferem os gatos obtiveram pontuações baixas. As pessoas com felinos também costumam ser as que vivem em apartamentos e sozinhas.

Estatísticas sobre seu gato

Segundo o INEGI (Instituto Nacional de Geografia e Estatística da Espanha), uma elevada percentagem das pessoas que convivem com gatos é de solteiros que vivem em apartamentos, especialmente nas cidades. Em contraste, os donos de cães tendem a viver em lugares mais amplos, fora da cidade. Normalmente, são casas com crianças.

Os donos de gatos são mais aventureiros, têm a mente mais aberta, são mais criativos

Temos que recordar que a natureza do gato é mais caçadora e mais solitária, e que ele costuma ser mais ativo de noite.

Os gatos são invisíveis durante o dia, aparecem somente à noite. Embora de vez em quando se envolvam em atividades sociais ou brinquem com as pessoas, mas fazem isso com um interesse limitado.

Quanto à confiança, os donos de felinos demonstram ser bastantes confiantes. As pessoas que apresentam altos graus nesta dimensão, costumam ser reconhecidas como pessoas muito amáveis, modestas e simples.

Uma personalidade própria

fazer-carinho-em-um-gato

No caso dos cães, sua personalidade costuma ser muito influenciada pelo tipo de vida ou de tarefas que desenvolvem. O mesmo costuma ocorrer entre as pessoas.

Desta forma, os peritos afirmam que quem escolhe a um cão pastor ou de utilidade, costumam ser pessoas mais extrovertidas, sociais e faladoras. E as que convivem com um cão campestre ou educado longe da cidade, como um Galgo ou um Beagle, destacam-se por serem afáveis e generosas.

Os donos de cães da classe Terrier, os que oferecem seu trabalho para cuidar de outras pessoas ou desenvolvem tarefas concretas, costumam ter uma personalidade empática, e isso os permite compreender melhor os sentimentos alheios.

É bastante normal o fato de que, quando pensamos em conviver com um animal, que procuremos um que se pareça em alguma coisa conosco. Nosso animal de estimação se encaixará  com o estilo de vida que temos.