Sabe o que é head pressing?

Sabe o que é head pressing?

Última atualização: 27 Novembro, 2017

Ultimamente, tem-se ouvido falar muito sobre o head pressing no campo da medicina veterinária. Por isso, os profissionais alertam para a necessidade de se conhecer melhor este sinal de alarme para preservar a saúde de seu animal de estimação.

Muita gente pensa que o head pressing é uma doença, mas na verdade é um comportamento que indica que algo afeta o organismo dos animais. O nome significa o hábito de apoiar ou pressionar a cabeça contra uma superfície sólida, como paredes, portas, muros ou similares.

Os animais demonstram de diversas formas que algo lhes afeta. Seja através do latido, por suas mudanças de humor ou pelo desenvolvimento de comportamentos estranhos em sua rotina, o head pressing é um claro exemplo de quando o nosso animal de estimação quer nos informar que algo em seu organismo não vai bem.

Por isso, antes de castigá-lo por uma conduta indevida, é necessário comprovar que o animal não desenvolveu este hábito involuntariamente, por causa de uma doença.

Como reconhecer o head pressing em seu animal de estimação?

O head pressing ocorre quando o animal apoia ou pressiona frequentemente a cabeça contra alguma estrutura sólida. É o caso de uma parede ou de um muro.

Cachorro olhando entre duas tábuas

A explicação mais aceita é que os animais fazem isso para tentar diminuir a dor de cabeça intensa que sentem. É muito raro que um cão sofra cefaleia e, por isso, é necessário levá-lo imediatamente ao veterinário, se ele começar a apoiar a cabeça assim.

É fácil reconhecer quando o cão pratica o head pressing. O animal costuma ficar muito tempo imóvel apoiando a cabeça contra uma parede. Isso pode provocar feridas em suas patas e em seu crânio, já que realiza uma forte pressão para tentar aliviar a dor.

Mas o head pressing pode ser o primeiro de outros sintomas. O cão se tornará mais desobediente. É normal que não responda quando chamado ou que ignore as ordens que lhe dão.

Com o avanço da doença neurológica, o head pressing pode vir acompanhado de outros comportamentos estranhos. É o caso de realizar movimentos circulares compulsivos com a cabeça, mudanças de humor, perda progressiva de visão e de reflexos. Inclusive pode vir a ter convulsões.

Quais são as causas do head pressing?

As causas das dores de cabeça em um cão são tão variadas como nos seres humano. Podem ser um sinal desde problemas neurológicos até de uma intoxicação alimentar. Os especialistas observam os seguintes fatores como as causas mais comuns do head pressing:

  • Traumatismo (ou golpe)
  • Hidrocefalia: aumento de pressão na cavidade cerebral por causa do acúmulo de líquido
  • Processos infecciosos que comprometem o sistema nervoso: a raiva, a toxoplasmose e a cinomose
  • Tumores ou edemas cerebrais
  • Derrame cerebral
  • Intoxicação por substâncias químicas, toxicas ou narcóticos
  • Acúmulo de toxinas no organismo, principalmente devido a deficiência hepática
  • Ingestão excessiva de sódio (ou sal)

Quais raças estão mais propensas ao head pressing?

Qualquer raça pode apresentar o head pressing e ser afetada por problemas neurológicos ou por intoxicações graves.

A maioria dos episódios sobre este comportamento relacionam-se a determinadas raças. Sobretudo Pug, Buldogue Francês, Yorkshire, Boston Terrier e Beagle.

Os gatos podem apresentar sintomas como o head pressing e danos neurológicos. Mas os casos são consideravelmente inferiores comparados aos diagnosticados em cães.

Como agir ao reconhecer o head pressing em seu animal de estimação?

É indispensável levar o seu animal de estimação ao veterinário imediatamente caso ele apresente algum sintoma relacionado ao head pressing. Os problemas neurológicos e as intoxicações são graves e avançam rapidamente no organismo.

O diagnóstico precoce significa uma maior opção de cura para o animal. Se a doença atingir o sistema nervoso central e o cérebro, os danos podem ser irreversíveis e levar à morte.

O veterinário irá agir para descobrir a causa do head pressing. Depois, indicará um tratamento adequado.

Existe tratamento para o head pressing?

Como se trata de um comportamento sintomático de diferentes doenças, o tratamento será determinado de acordo com o que afeta o animal.

Pastor alemão sendo examinado por veterinária

Se for diagnosticado um problema causado por vermes intestinais, será combatido com antiparasitários. Caso se apresente uma infecção bacteriana, os antibióticos serão prescritos. Já os casos de hidrocefalia pedem uma drenagem específica na região cerebral.

Não é possível dar uma resposta única. Somente o veterinário poderá recomendar o tratamento mais conveniente.

Como prevenir o head pressing?

Não existe uma maneira específica de prevenção desse comportamentoMas o que pode ser cuidado é a saúde do animal de estimação, ao proporcionarmos a ele uma boa alimentação e hidratação.

Reconhecer as primeiras ocorrências de head pressing pode salvar a vida de seu animal de estimação. Prestar atenção também é cuidar.

Fonte da imagem principal: John Garghan.