Sabia que os cães podem ser canhotos?
Os cães podem ser destros, canhotos ou ambidestros? De acordo com diversos estudos, a resposta é sim. Assim como os humanos, os cães podem ter preferência em usar mais uma pata do que outra. Muitos animais, incluindo aves, rãs, macacos, os gatos e os cães, organizam seus cérebros de maneira similar a dos humanos.
Os cães têm preferências de pata similares às preferências de mão que vemos nos seres humanos. A diferença é que, enquanto no ser humano 90% da população é destra, só 10% das pessoas são canhotas, em cães a preferência do lado preferido se distribui muito mais uniformemente.
O que dizem os estudos?
Segundo um estudo realizado na Universidade do Manchester em 2006, os cães estão divididos em 50% canhotos e 50 % destros. Este resultado é muito mais uniforme se comparado com outros animais domésticos como os gatos, os quais 50% costumam ser destros, 40% canhotos e 10% ambidestros.
As investigações demonstram que existe uma conexão entre o sexo do animal e sua pata dominante. Por exemplo, estudos demonstraram que nas fêmeas a pata dominante é a direita, enquanto que nos machos é à esquerda. Entretanto, se o animal tiver sido esterilizado ou castrado em uma idade precoce, esta distinção desaparece.
Mas… por que é importante saber se o seu cão prefere usar uma pata ou outra? Segundo os estudiosos, saber esse dado fornece informação sobre qual parte do cérebro de um cão é dominante, o que poderia algum dia ajudar os criadores a saberem quais são os filhotes mais adequados para serem utilizados como cães de serviço, em terapia ou em atividades de busca e segurança.
Por outro lado, saber qual é a pata preferida de nosso animal de estimação também serve de pista para sabermos se um animal pode ser agressivo ou não. Alguns estudos demonstram que os cães canhotos costumam reagir mais frequentemente de forma agressiva a alguns estímulos do que aqueles que são destros.
Como sei se o meu cão é canhoto?
Saber se o seu cão é canhoto pode ser uma tarefa simples, mas requer certa paciência e, claro, muita observação. Com a finalidade de determinar com precisão a preferência de pata de seu pet, é necessário realizar vários testes, dezenas de vezes, para ver a tendência.
Se você tiver feito 100-200 ou um número similar de testes e não há preferência notável de pata, seu animal provavelmente seja ambidestro. Mas para que você possa determinar isso com exatidão, a seguir compartilharemos alguns exercícios.
Se você tiver ensinado o seu cão a dar a pata, qual é a que ele está mais acostumado a utilizar? Outra opção é colocar em algum de seus brinquedos favoritos algum doce que seja delicioso, por exemplo, pasta de amendoim. Logo, observe que pata ele utiliza para tocar o brinquedo. Repita esta ação várias vezes e observe qual é a pata de sua preferência.
Outra opção é colocar um petisco ou um pedaço de queijo debaixo de um sofá. Que pata ele utiliza para tentar tirá-lo?
Estes exercícios também podem se somar a esta proposta: observe frequentemente com que pata o seu animal de estimação está acostumado a arranhar as portas.
Certamente quando for a hora de seu passeio ou quando ele desejar ir ao banheiro, o seu cão utilizará suas patas para te avisar que já é hora de sair. Então, quando isso ocorrer, se mantenha atento e tome nota. Certamente, logo depois de vários exercícios, você poderá determinar qual é a pata dominante em seu cão.
Finalmente, outro teste que poderá te ajudar a determinar qual é a pata que o seu cão prefere. O exercício consiste em colocar no chão um pequeno pedaço de papel ou plástico, com algum doce. A pasta de amendoim, por exemplo, é ideal para fazer este tipo de teste.
É inevitável que o seu cão comece a lamber o pedaço de papel, ele começará a deslizar e seu cão provavelmente utilizará alguma de suas patas para evitar que seu papel deslize enquanto ele o lambe. Observe com que pata ele está acostumado a parar o papel e anote os resultados em uma caderneta. Repita este teste em várias oportunidades e determine se o seu cão é canhoto, destro ou ambidestro.
É claro, estes exercícios também podem ser feitos com outros tipos de animais de estimação, como os gatos. Mas você terá que ter muita mais paciência e relegar a sua ansiedade a personalidade de seu adorado felino.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.