Saiba chamar um cão infalivelmente

· maio 31, 2018
Para chamar um cão infalivelmente, é necessário treinar progressivamente e usar o reforço positivo. A importância de cumprir esta ordem é que, graças a ela, até mesmo situações de perigo podem ser evitadas.

Chamar um cão é um dos comandos básicos que todos devemos dominar. Alguns são capazes de aprender sozinhos, mas para aqueles que acham isso um pouco mais difícil, nós o ajudaremos com esse comando muito útil.

A importância de chamar um cão infalivelmente

De todas as ordens que um cão pode aprender, responder a um chamado, talvez, seja a mais importante. Nós não apenas utilizamos isso quando for hora de sair do parque e ir embora: esse comando também pode ser essencial se o cão estiver prestes a se colocar em perigo e nós quisermos que ele venha para o nosso lado.

É por isso que é importante começar a treinar a chamar um cão o mais rápido possível e fazer isso de uma maneira que sempre funcione. Você não sabe quando realmente vai precisar.

Os filhotes aprendem muito rápido e é uma ordem que eles usarão ao longo da vida. No entanto, os cães adultos também podem aprender. Os cães nunca param de aprender: se o seu cão tiver mais de cinco anos, ele ainda poderá incorporá-la ao seu repertório.

Use reforço positivo

Para chamar um cão infalivelmente, é necessário que o cão nos relacione a algo muito agradável, tão bom que o encoraje a parar o que está fazendo para vir até nós. Para esta ordem, é imprescindível usar o reforço positivo: dê uma recompensa quando ele fizer algo certo.

Chamar um cão

Como recompensa, podemos usar muitas coisas diferentes, mas o mais suculento e tentador é sempre a comida: pedaços de salsicha, carne seca ou biscoitos caninos são os prêmios mais usados. Não tem que ser sempre o mesmo prémio: descubra qual é o que seu cão mais gosta, testando diferentes aperitivos.

Não o corrija se ele ‘ fizer bagunça’: parte do aprendizado é cometer erros. Se ele não souber o que é fazer errado, ele não terá como saber como fazer direito. Tenha um pouco de paciência nas primeiras vezes que você praticar essa ordem e se concentre apenas no que ele faz corretamente.

Definir a ordem

Para chamar um cão infalivelmente, o primeiro passo é decidir a palavra-chave, que será a que usaremos para chamar o cão. A mais comum é “venha!”, mas qualquer uma vale a pena. Escolha apenas uma palavra e diga ao resto de sua família para usar somente essa.

Para ensinar uma ordem, você dirá a palavra apenas uma vez, seguida do nome do seu cão. No momento em que ele chegar a você, dê-lhe o prêmio. Não espere que ele se sente ou lhe peça: não lhe dê mais nada para vir ao seu lado. Isso o fará relacionar o fato de se aproximar do prêmio e não outras coisas.

Cão correndo

Para testar esse chamado e executá-lo com precisão, siga estas etapas:

Passo 1

Comece a praticar este exercício dentro de casa, com o cão a poucos metros de distância de você. Isso facilita a compreensão do que você está pedindo, além de evitar outras distrações que podem ser encontradas na rua.

  1. Diga a palavra escolhida, seguida do nome do seu cachorro.
  2. Se ele ignorar a palavra, você poderá tentar outras palavras, sons, gestos… mas a ordem deverá ser dada apenas uma vez. Repeti-la irá confundir a mensagem.
  3. No momento em que o cão chegar ao seu lado, dê-lhe o prêmio.

Vá alguns metros e repita estes passos. Em algumas repetições o cão terá entendido que, quando você disser essa palavra, é porque você quer que ela venha para o seu lado. Quando você a pronunciar e seu cão começar a andar para ir para o seu lado, então você poderá aumentar o nível de dificuldade.

Passo 2

Este passo também será feito em casa, mas você precisará da ajuda de familiares ou amigos. Sente-se em círculo em uma sala grande ou distribua as pessoas em vários cômodos. Explique como esta ordem funciona, e vocês dirão a ordem de maneira aleatória para que o cachorro vá até cada um de vocês. Lembre-se:

  • A ordem é dada apenas uma vez. Outras palavras, sons ou gestos são permitidos para chamar a atenção do cão.
  • O prêmio deve ser dado assim que chegar ao seu lado.

Faça algumas rodadas de chamadas e, quando o cachorro dominar esse exercício, você poderá então sair e praticar na rua. O aumento da dificuldade deve ser progressivo: primeiro espere até dominar em casa, depois em casa em grupos, depois em casa com muita distância entre as pessoas que o chamam.

Dona chamando o cão

Quando você sai à rua, primeiro tente ter poucas distrações e poucas pessoas. Em seguida, aumente a quantidade de vezes que você o chama, e só mais tarde você poderá tentar interromper uma brincadeira com outro cão, por exemplo, quando você o chamar.

Tenha em mente que na rua há muitos outros estímulos para ele prestar atenção. Seja paciente se o seu cão demorar um momento antes de chegar ao seu lado: o importante é que ele venha, não que seja feito de uma maneira rápida.

É muito importante que esta dificuldade vá aumentando pouco a pouco: se você quiser ir muito rápido, você estará exigindo de seu cão mais do que ele pode lhe dar e a ordem vai parar de funcionar. Você deve experimentar novos ambientes e desafios gradualmente, para que ele saiba que sempre há um prêmio e que vale a pena parar o que ele está fazendo para chegar até você.

De agora em diante

Uma vez que chamar um cão funcione no parque, cercado por mais cães, com outros ruídos no ambiente, então a lição pode ser considerada aprendida. No entanto, é uma ordem tão importante que você nunca deverá parar de praticá-la.

De vez em quando, leve prêmios ao parque e ensaie a ordem algumas vezes. Você pode até adquirir o hábito de sempre dar algumas guloseimas ao chamar seu cão no parque, aleatoriamente.

Chamar um cão é uma ferramenta muito necessária para a segurança e a convivência em casa. É uma ordem muito simples de aprender e praticar, por isso, mesmo quando o cão já a dominar, nunca pare de praticá-la.