Saiba o porquê dos nossos animais nos conhecerem melhor do que ninguém

· maio 6, 2017

Se você suspeita que o seu bichinho sabe muito sobre você, inclusive melhor até do que você mesmo, você está certo. A seguir, diremos o porquê disso acontecer. Não será mais preciso ter medo de afirmar que os cães nos conhecem mais do que qualquer um.

Razões pelas quais o seu cão sabe tanto de você

A principal explicação do porquê desses animais saberem tanto de nós está na grande quantidade de tempo que eles passam com os humanos. Ao longo da história comum entre os cães e as pessoas, os bichinhos se adaptaram tanto de forma física quanto emocional para conseguir essa aproximação única que eles têm com os homens.

Além disso, o seu bichinho só tem olhos para você e aproveita para lhe observar e conhecer a sua rotina.

Ademais, ele possui ferramentas muito poderosas, como o olfato, para detectar as mudanças no seu corpo e no seu estado de ânimo. 

Há muito séculos, os cães convivem com os humanos. Tantos anos de adaptação, de observação, e também de treino com seus poderosos focinhos respondem o porquê dos cães nos conhecerem melhor do que qualquer pessoa.

Alguns motivos pelos quais os nossos cães nos conhecem melhor do que ninguém

Dentre as coisas que nos fazem afirmar que nossos amigos de quatro patas nos conhecem melhor do que ninguém, podemos destacar:

  • Reconhecer quando você está triste ou deprimidoIsso porque mesmo que o seu rosto diga uma coisa e você consiga enganar os seus familiares e amigos, o seu cheiro não mente e o seu cão consegue perceber.
  • Descobre a sua opinião sobre as pessoas. Mesmo que você não diga nada, se alguém te desagrada, o primeiro a saber será o seu companheiro peludo.
  • Sabe quando você está interessado em alguém. Isso mesmo, você também não vai conseguir esconder do seu cãozinho que essa pessoa que você acabou de conhecer é particularmente atrativa para você. Os seus hormônios irão te delatar diante do seu animal de estimação, pode ter certeza.

Os cães detectam a gravidez das suas donas

Outra coisa que os cães podem detectar antes de todo mundo é a gravidez. Assim, recomendamos que você faça um teste de gravidez se observar que o seu cão:

  • Deixa o seu namorado (a) de lado e só fica ao seu lado.
  • Torna-se mais protetor e não te abandona nunca. Por exemplo: te espera na porta do banheiro, dorme no lado da sua cama ou late quando qualquer pessoa se aproxima de você.
  • Também pode acontecer dele se distanciar de você.
  • Fique de olho também se ele está ansioso ou tendo alguns comportamentos estranhos (como caminhar de um lado para o outro, ficar se escondendo, lamber-se de forma compulsiva, etc.)

Cães que podem “farejar” doenças em seus donos

O seu amigo que abana o rabinho também pode se tornar o seu médico mais sagaz e eficiente. Isso porque o poderoso olfato dos cães permite-lhes descobrir doenças somente com a mudança do seu cheiro. 

E apesar de existirem animais que são treinados especialmente para detectar determinados tipos de doenças nas pessoas, o seu bichinho de estimação não precisa de adestramento especial para saber que tem alguma coisa errada com você.

Isso ocorre porque o seu animal de estimação sabe de cor o seu cheiro. E se houver qualquer mudança que seja, chamará a sua poderosa atenção. Por isso, existem casos de pessoas que recorrem a uma ajuda profissional porque os seus cães começaram a cheirar, de forma obsessiva, determinadas partes do seu corpo. Dessa forma, eles conseguiram saber que padeciam de tumores ou outras doenças.

Mais motivos para afirmar que o seu animal de estimação o conhece, e muito…

Então, desde o seu olfato até o seu grande poder de observação, podemos dizer que quase nada escapa aos olhos dos nossos bichinhos de estimação quando se trata dos seus donos. Por isso, eles também sabem:

  • Se você esteve com outros cães, como eram e, também, até mesmo o que os outros cachorros comeram.
  • Qual é o melhor momento para pedir para você ir passear com ele ou para brincar
  • Se você está zangado e for melhor não se aproximar de você.

E, é claro, eles também sabem quando devem cuidar e reconfortar os seus donos caso estejam atravessando um momento ruim em suas vidas. Não é à toa que há séculos eles são os melhores amigos do homem.