Saiba tudo sobre a agilidade do gato

· maio 5, 2018

Dizem que os gatos sempre caem em pé. De fato, foram poucas as vezes em que vimos os gatos caírem de outra maneira, para não dizer nenhuma. Além dessa capacidade, este animal tem demonstrado ser um dos mais ágeis do mundo. O que é capaz de fazer e por que o gato tem tanta agilidade? Continue lendo e descubra!

Por que o gato é tão ágil

Os gatos são capazes de escalar, correr, pular e se esconder das maneiras mais estranhas e surpreendentes possíveis. Por que esses felinos são assim? Os gatos nascem com grande flexibilidade, assim como com uma estrutura física e muscular que lhes confere esses “dons”. Sua estrutura óssea é fundamental nesse aspecto.

Quer saber por que os gatos têm a capacidade de se mover e dobrar o corpo dessa maneira? A seguir, contaremos um pouco sobre o sistema esquelético desses felinos.

Raio X de um gato

O esqueleto e os músculos felinos

Nos gatos, os discos dispostos entre as vértebras são mais grossos. Isso faz com que as conexões disco a disco sejam menos rígidas do que em nosso caso e no de outros muitos animais. Essa falta de rigidez permite que o animal possa se mover com muito mais flexibilidade.

Eles também caminham na ponta das patas. Isso permitiu que, com o passar do tempo, os ossos das patas e das pernas se alongassem e eles pudessem dar passos maiores. Por outro lado, apoiando somente a ponta da pata, o impulso para pular é maior e o impulso na hora de correr ou fugir também.

Além disso, os músculos dos felinos funcionam como uma espécie de mola e apresentam uma flexibilidade muito maior do que a de outros bichos. Eles são parecidos com uma corda elástica, capaz de esticar e contrair, o que permite ao gato saltar distâncias várias vezes maiores que sua altura.

Quando um gato quer pular, por exemplo, os músculos das extremidades traseiras, formados por diversas fibras, se contraem de maneira incrível. Quando relaxam, agem como uma catapulta, dando um impulso enorme ao animal.

gatinho pulando na cama

Até aonde vai a agilidade do gato?

Os gatos são capazes de realizar muitos gestos incríveis graças à sua agilidade. Entre eles, podemos citar:

  • Escalar. Os gatos são um dos poucos bichos de estimação que têm facilidade em subir em um muro, uma árvore ou qualquer coisa que apareça em sua frente. Não é raro encontrá-los em cima da cortina, por exemplo.
  • Saltar e correr. Graças aos seus músculos que atuam como molas, o gato alcança enormes velocidades. Andar na ponta das patas, como já comentamos, dá a eles um impulso muito grande na hora de saltar. Os felinos domésticos podem alcançar mais de cinco vezes sua altura durante um salto.
  • Alongamento. Quem já viu um gato se alongar, com certeza notou que ele é capaz de estirar muito o corpo. Isso demonstra a grande flexibilidade que esse animal tem devido aos seus “músculos-mola” e à forma de seus ossos.
  • Cair de pé. Esta talvez seja a característica mais famosa dos gatos, depois de sua curiosidade. Isso acontece porque o sistema responsável pelo equilíbrio se encontra na parte interna do ouvido. E como os gatos possuem um ouvido extremamente desenvolvido, conseguem permanecer em equilíbrio até mesmo em pleno ar. A coluna vertebral tem um importante papel nisso, já que é capaz de ficar no mesmo nível que o pescoço e formar uma espécie de pára-quedas, diminuindo a velocidade da queda. Incrível, não é?

O que você achou de saciar a curiosidade sobre a agilidade do gato? Muitos dizem que é um animal misterioso, o que parece ser verdade, já que ele está sempre nos surpreendendo.