Setter Irlandês Ruivo: um cão lindo e simpático

junho 25, 2018
Sociável e carinhosa, essa raça é altamente indicada como animal de estimação em uma casa com crianças. Graças à sua inteligência e sua natureza dócil, ele é facilmente treinado.

História do setter irlandês ruivo

O setter irlandês ruivo teve como origem outra variedade de setter que hoje é menos popular. As variedades de cores combinadas estavam entre o branco e o vermelho. Há registros relatando que essa raça de cão, como hoje a conhecemos, já existia no século 18.

Naquela época, ele era um grande cão caçador, especificamente, um cão de aponte. Ou seja, seu trabalho era acompanhar o caçador e mostrar onde as presas estavam escondidas. Esse mesmo trabalho era realizado pelos pointers, por exemplo.

No entanto, no século 19, começou a participar de concursos de beleza. Rapidamente, ganharam muita popularidade. Desde então, os setters nascidos em criadores são mais dedicados a concursos de beleza do que à caça. Atualmente, há poucos setters dedicados exclusivamente a essa atividade.

No entanto, como veremos mais adiante, o instinto de caça permanece neles. Quanto à sua aparência física, apesar dos padrões das competições, pouco mudou ao longo do tempo.

Comportamento do setter irlandês ruivo

Características do setter irlandês ruivo

Essa raça de cão se destaca pela sua aparência esbelta, elegante e ágil. São cães altos que chegam a 65 centímetros na cernelha, mas que pesam 30 quilos no máximo. Isso porque eles têm um corpo estreito e pernas longas.

A cabeça é longa e fina, mas harmoniosa, e sua expressão é gentil e dócil. A trufa pode ser de cor clara ou preta. As orelhas são triangulares e arredondadas, com uma inserção baixa na cabeça e caídas para trás.

Quanto ao pelo, é liso e longo em todo o corpo, com toque sedoso e aparência brilhante. Tem franjas mais longas nas orelhas, barriga, peito e cauda. O ideal é que seja o mais liso possível, mas muitas vezes é ondulado. A cauda é longa, de baixa inserção e, mesmo em posição de alerta, nunca fica mais elevada do que a linha da coluna.

Quanto às cores, como o nome sugere, o setter irlandês ruivo só pode aparecer na cor castanha. Ele pode ter manchas brancas na testa e no rosto, nos dedos dos pés ou no peito. Existem outras variedades de setter de outras cores que aparecem em preto ou com manchas.

Comportamento do setter irlandês ruivo

Os genes caçadores do setter irlandês ruivo permanecem apesar de todas as gerações longe das montanhas. Ele é, em suma, um cão cheio de energia e inteligente, muito simpático e trabalhador.

Setter correndo livremente

Em geral, são cães com bom caráter, mas precisam suprir suas necessidades diárias de exercícios para evitar comportamentos indesejáveis. Três caminhadas diárias de qualidade costumam ser suficientes, mas não podemos esquecer o exercício mental. Eles precisam seguir trilhas, resolver problemas e ter brinquedos interativos ao alcance quando quiserem.

Eles são cães muito sociáveis ​​e afetuosos. Por isso, convivem com crianças ou com outros animais de estimação de forma muito harmoniosa. Eles não suspeitam de estranhos, por isso não são bons cães de guarda. Muito pelo contrário, tendem a fazer amigos em todos os lugares aonde vão.

Devido à sua inteligência e docilidade, não é difícil treinar um setter irlandês ruivo. Se você adotar uma postura positiva no treinamento com jogos e que seja baseada no reforço positivo, ele é fácil de ser adestrado. É simples conseguir a colaboração e facilitar o aprendizado de um cão de trabalho como este. Entretanto, estabelecer relações de dominância é improdutivo.

Cuidados com o setter irlandês ruivo

O setter irlandês ruivo é, em geral, uma raça saudável. Devido ao seu tamanho, tem uma certa propensão a sofrer de displasia de quadril. Além disso, é uma das raças propensas a sofrer com a torção gástricaAlém disso, parece que dentro da raça as doenças mais comuns são hemofilia, epilepsia e problemas oculares.

Cuidados com o setter irlandês ruivo

Como com qualquer outra raça de cão, o diagnóstico dessas doenças ou sua prevenção deve estar nas mãos de um veterinário. É necessário seguir o cronograma de vacinas e desparasitação recomendado para garantir a saúde desses cães.

O pelo liso e sedoso do setter irlandês ruivo precisa de boa escovação regularmente para se manter saudável. Caso contrário, são criados nós que, além de serem desagradáveis, podem causar desconforto ou problemas de pele no cão.

Como são cães que costumam curtir o ar livre, eles devem sempre ser vermifugados. Além disso, as almofadinhas das patas e suas orelhas precisam ser examinados com frequência. Isso porque tendem a reter espinhos, galhos, bem como parasitas ou carrapatos nessas áreas.

O setter irlandês ruivo teve sua origem como cão de caça. No entanto, sua grande beleza e gentileza fizeram com que ele nunca mais saísse das casas. Especialmente, depois de encontrarem um lugar como cão de companhia. Lembre-se de manter seu cão fisicamente e mentalmente ativo. Assim, você desfrutará da companhia de um amigo amoroso e leal por muitos anos.