Seu cão adota posições diferentes para dormir de acordo com a situação

Nada é mais encantador que observar as posições que o nosso cão adota na hora de dormir. Nenhuma delas é igual às outras e ele parece ter algumas posições especiais de acordo com a hora do dia. E, é verdade, as posições que os animais usam para dormir dependem da situação que estejam vivendo.

Posições dos cães de acordo com o momento

O site especializado em cães Dog’s Best Life afirma que as diversas formas de dormir dos cães demonstram não apenas a situação que vivem, mas também a atitude que têm e, como eles o chamam, certos traços de sua “personalidade”.

Vamos conhecer algumas dessas posições e o que cada uma pode ensinar sobre o seu bicho de estimação:

Barriga para baixo

dormir-bem

Dizem que esses cães demonstram ternura e timidez, mas não se deixe enganar. Também estarão dispostos a ficar de pé ante o menor sinal de alerta ou perigo.

Barriga para cima

Um cãozinho que adota essa posição o faz basicamente por uma razão: esfriar o seu corpo. Essa postura ainda indica que o animal se sente seguro, protegido e confiante no lugar em que está.

De lado

Essa é uma das posições de dormir mais comuns para  um cão. Se o seu dorme assim, é porque está muito confortável não apenas nesse lugar, mas na casa em geral. Além disso, significa que é um cão confiante e muito feliz.

Bolinha

Normalmente essa é uma posição que os cães que dormem fora de casa costumam usar. Permite manter os órgãos mais importantes aquecidos, além de receber e distribuir o calor.

Posição “morto”

Já falamos sobre cães que dormem com a barriga para cima. Entretanto, existem outros que o fazem com as patas esticadas, como se estivessem mortos. Essa é uma postura que deixa o animal muito vulnerável, o que demonstra que ele está extremamente confortável em casa.

Ele se sente parte da família. Sabe que é amado e pensa que, enquanto estiver com vocês, nada de mal poderá acontecer.

Prancha

Poderíamos chamar essa posição de sapo, já que é assim que nossos amigos peludos ficam parecendo. No entanto, essa é uma posição mais comum entre os filhotes que não têm preocupações, são felizes e estão motivados. O fazem como forma de equilibrar sua energia.

Desmaiado

Quando chegamos em casa muito cansados, nos jogamos no sofá. Da mesma forma, os cães podem ficar numa posição como se tivessem desmaiado. Essa, como muitas, também é uma posição muito vulnerável e significa que o animal está seguro e relaxado. Também dizem que cães que costumam dormir assim são capazes de se adaptar a diferentes situações.

A importância do sono para o seu bicho de estimação

dormir com animais 2

Umas são mais divertidas que outras, sobre isso não há dúvida. Mas todas essas posições têm o mesmo objetivo: descansar. Os animais necessitam de seus momentos de relaxamento e descanso, assim como a gente. Por isso, aconselhamos a não interromper o seu ciclo de sono.

Se um animal dorme, devemos deixar que o faça e não despertá-lo a nosso bel prazer porque queremos brincar com ele, ou para mover um móvel. Existem coisas que podem esperar e essas são algumas delas.

O bom descanso e o sono profundo é fundamental para que os animais se sintam tranquilos, recuperem a energia e não apresentem comportamentos agressivos ou destrutivos.

Por isso, aproveite esses momentos observando o seu cão e rindo de suas posições divertidas. Deixe-o descansar e verá que o convívio será muito mais tranquilo. Afinal, quem gosta de ser acordado no meio de um cochilo?

Bons sonhos!