Seu cão tem a capacidade de te enganar?

O cão é o melhor amigo do Homem. Suas capacidades cognitivas o distinguem de longe dos outros animais. No entanto, o cachorro tem a capacidade de te enganar?

Estudos recentes comprovaram que o cachorro é capaz de enganar, entender e aprender.

Muitas pessoas consideram o cachorro como qualquer outro animal. A pesquisa a seguir demonstra o contrário. O cachorro se assemelha muito ao Homem, nas suas atitudes e reações.

Cães: os mais astutos depois do ser humano

As pessoas que têm cachorros em casa costumam se surpreender ao ver as atitudes maravilhosas e pitorescas dos seus bichos de estimação. Outras pessoas têm dificuldade de acreditar realmente nas anedotas fantásticas que as pessoas que convivem com cachorros contam sobre seus animais domésticos.

filhote dormindo no chão

Parece que a Ciência conseguiu finalmente sustentar como os cachorros estão preparados. Uma pesquisa recente realizada em Zurique trouxe à tona dados surpreendentes a respeito de como os cachorros são capazes de enganar as pessoas.

Além de escutar, entender e consolar, o cachorro também é capaz de manipular e enganar. E mais ainda, quando se trata de conseguir comida.

Uma pesquisadora suíça trabalhou arduamente durante 4 dias com um grupo de cães. O trabalho realizado conseguiu demonstrar como os cachorros de verdade têm a capacidade de enganar você.

Pesquisa demonstra que seu cachorro tem a capacidade de te enganar 

Os cães são muito astutos, e mais ainda na hora de conseguir o que desejam. Aqueles que têm cachorros como bicho de estimação, sabe até onde a inteligência desses animais pode chegar. Uma pesquisa recente demonstrou que os cães têm a capacidade de te enganar, quando querem conseguir o que queriam. Isso se chama “engano tático”.

O estudo realizado em Zurique mostra que os cães são capazes de mostrar onde está a comida às pessoas que lhe entregarão ela, despistando, por outro lado, aquelas pessoas que não darão a comida a ele.

Na pesquisa, fizeram testes com 27 cães. Todos eles de diferentes raças e de ambos os sexos. Os especialistas colocaram cada cão diante de duas pessoas desconhecidas. Uma delas carregava algumas salsichas no bolso. Há alguns metros desse local, foi depositado um recipiente de comida para bichinhos de estimação. Imediatamente, os cães começaram a guiar a pessoa com as salsichas na direção do recipiente de comida, para obter, assim, o lanchinho.

Resultado dos testes

Os cientistas que conduziram a pesquisa disseram que o achado mais importante foi confirmar a capacidade que o cachorro tem para enganar. Além do fato de não ter importado serem pessoas desconhecidas. Os cães nunca mostraram sentimento de inibição.

Essa pesquisa permite se aproximar mais da compreensão das capacidades cognitivas dos cachorros, e à flexibilidade na hora de conviverem com os seres humanos.

A pesquisadora que dirigiu a pesquisa afirmou que foram seus próprios cães os que a motivaram a desenvolver tal estudo.

Ela também ressaltou que a comida é o principal impulsionador das potencialidades cognitivas dos cães. Um cão vai fazer o que for com o objetivo de conseguir o lanche que tanto deseja.

Essa pesquisa permite conhecer melhor os cachorros e as habilidades cognitivas deles. Em um mundo onde o cão é o bicho de estimação favorito das pessoas, entender a mentalidade desse mamífero pode chegar a ser crucial.

Inteligência e estímulo em cachorros

Um renomado psicólogo do Canadá, especialista em cães, divide em três níveis a inteligência canina:

  • Inteligência instintiva: habilidade do cachorro de executar tarefas para as quais foi adestrado (pastorear, acompanhar, sinalizar, etc.).
  • A inteligência adaptativa: habilidade do cachorro na hora de resolver um problema.
  • Uma inteligência para obediência: habilidade do cachorro na hora de aprender algo que foi lhe ensinado pelo ser humano.

Os cães têm um enorme potencial cognitivo. Existem cães que ajudam a guiar pessoas cegas, e outros que resgatam pessoas na neve. Até onde realmente chegam as capacidades cognitivas desse animal?

Estimular a aprendizagem cognitiva de um cachorro pode chegar a dar resultados surpreendentes. Os estudos comprovaram isso.

Os cães aprendem muito rápido. Isso é um fator instigante para aqueles que pesquisam a respeito de quais são os limites mentais da espécie canina.

Outros estudos acerca dos cães demonstram que eles podem chegar a adotar a personalidade e até o humor dos seus donos. Trata-se de seres instintivos, e, acima de tudo, astutos, capazes de conseguir quase tudo o que almejam.

As raças mais inteligentes

A verdade é que todos os cachorros são inteligentes, mas existem certas raças que costumam se destacar muito acima das demais.

filhote de labrador esparramado no chão

Essas raças são:

  • Border collie
  • Poodle francês ou caniche
  • Pastor alemão
  • Golden retriever
  • Doberman
  • Pastor-de-Shetland
  • Labrador retriever
  • Spaniel anão continental
  • Rottweiler
  • Boiadeiro australiano

Essas são 10 raças de cachorros que se caracterizam por seu grande nível de compreensão e adaptabilidade. As pessoas costumam levá-los em consideração na hora de realizar tarefas sociais como acompanhar uma pessoa deficiente visual.

Recomendados para você