O que significam as posições do seu gato durante o sono?

Gatos adultos saudáveis dormem cerca de 12 a 16 horas por dia. Portanto, analisar as diferentes posições nas quais eles se colocam durante o repouso pode nos dar uma pista de como eles se sentem.
O que significam as posições do seu gato durante o sono?

Última atualização: 29 Julho, 2021

Observar os movimentos e as posturas de um gato é como ter aberto à sua frente um manual sobre comunicação felina. Não importa se o animal está simplesmente caminhando, em posição de caçar seu brinquedo favorito ou descansando em paz. Neste último ponto, o do descanso, deve-se observar que as posições do gato ao dormir podem ser muito variadas.

Do que depende a posição que um felino fica ao dormir? Principalmente, esse aspecto é condicionado por dois fatores. Em primeiro lugar, a postura varia de acordo com a segurança que o animal sente no momento para descansar. Em segundo lugar, e vinculado ao ponto anterior, a necessidade de estar alerta. Com base nisso, diferentes posturas podem ser distinguidas. Vamos ver algumas delas.

Esticado

É muito comum ver gatos totalmente esticados repousando no chão nos meses do ano em que o calor é mais forte. Com essa postura, eles buscam se refrescar em uma superfície mais gelada. Às vezes, eles se esticam tanto que é apenas ao observá-los nesses momentos que o tutor realmente se dá conta do tamanho do seu animal de estimação.

De barriga para cima

Toda pessoa que já viu um gato dormir de barriga para baixo pode ter certeza de uma coisa: o animal está se sentindo completamente seguro em casa. Essa postura deixa as áreas mais vulneráveis do gato expostas a um ataque, como o abdômen e a garganta. Portanto, se ele se deitar para descansar nessa posição, ele sabe que não há nenhum perigo por perto. Além disso, a postura proporciona aos felinos um grande relaxamento.

Essa é uma das posições do gato ao dormir que mais falam pelo animal. Se um felino que estava muito acostumado a dormir nessa posição não dorme mais assim, é porque ele sente que há uma ameaça por perto. Um novo membro da família pode ter chegado em casa (humano ou animal de estimação) ou ele pode estar passando por um período de ansiedade ou estresse. De qualquer modo, a situação não deve ser ignorada.

 

De barriga para cima: uma das posições do gato ao dormir

De lado

É a posição escolhida para um sono reparador. Como no caso anterior, quando o gato dorme de lado, é sinal de que não há preocupações. Ele está feliz e calmo e por isso se inclina para o lado. As pernas geralmente ficam esticadas ou semiflexionadas quando está realmente relaxado.

Com a língua para fora

É verdade que ver um gato dormir com a língua de fora tem algo de cômico. Por que isso acontece? Muito provavelmente se deve ao máximo relaxamento por parte do felino. Também é comum em gatos que, por algum motivo, perderam vários dentes da frente.

Com as pernas da frente esticadas

Essa é uma das posições do gato ao dormir que mostra que o animal não está completamente adormecido ou relaxado. Nessa posição, o felino deita-se com a barriga no chão e encolhe as patas traseiras, mas estica as dianteiras. Isso indica um certo grau de alerta, pois essa posição permitirá que ele se levante rapidamente caso precise fugir.

Coberto

Os felinos, por sua natureza, gostam muito de ficar em lugares cobertos para descansar. Isso lhes dá a sensação de segurança, bem como de privacidade e aconchego. Por isso, não hesitam em entrar em suas casinhas, em qualquer caixa de papelão que esteja ao seu alcance ou, ainda, em grandes sacolas de supermercado. Da mesma forma, também é comum vê-los embaixo de mesas, cadeiras ou cobertores.

Portanto, sempre será benéfico fornecer ao gato um abrigo adequado onde que ele possa ficar quando precisar. Pode ser usado, por exemplo, quando ele estiver se sentindo assustado ou estressado. Claro, você tem que ficar bem atento ao tempo que o animal passa escondido no abrigo, porque se for mais do que o normal – por exemplo, se ele só sai para comer ou à noite – pode ser um sinal de doença.

Enrolado

Quando um gato se deita em forma de meia-lua, ele está descansando pacificamente, certificando-se de ficar protegido. Ao se enrolar, aproximando a cabeça do peito, ele protege o abdômen, ao mesmo tempo que mantém a temperatura corporal. Além disso, se cobrir o rosto com as patas, será uma das posições do gato ao dormir que indica que é melhor não incomodá-lo, pois ele quer ficar sozinho.

 

De lado: uma das posições do gato ao dormir

Encolhido

Essa curiosa postura indica que o felino não está completamente relaxado, muito menos em repouso total, mas sim em um estado de sono desperto. O gato que assume essa posição se encontra erguido, com os olhos fechados, mas com as patas dianteiras debaixo do corpo. Seu propósito não é dormir, mas encontra algum conforto nessa posição.

Aninhado sem apoiar a cabeça

Essa posição de repouso denota uma certa insegurança no felino e um alto grau de alerta. Por mais que esteja com os olhos fechados ou semifechados, o gato está totalmente ciente do que está acontecendo ao seu redor, deixando sua atenção principal no sentido da audição. Nesse caso, o animal está encolhido com o abdômen no chão, a cabeça ereta e as patas dianteiras encolhidas.

Às vezes, os gatos doentes ou com dores ficam nessa posição para tentar dormir. Se você tem certeza de que não há nada em casa que possa causar um estado de alerta constante no felino e o animal sempre dorme assim, o ideal é levá-lo a uma consulta com o veterinário.

Aninhado com a cabeça apoiada

Talvez seja uma das posições o gato ao dormir mais difíceis de definir, pois devido à posição em que está pode descansar com muito conforto, mas ao mesmo tempo permite que se levante rapidamente se necessário. Nesses casos, o animal costuma apoiar a cabeça nas patas dianteiras, inclinando-a um pouco.

Posição do abraço

Sem dúvida, é uma das posições mais fofas em que os gatos ficam ao dormir. Ela é possível desde que haja outro gato na casa ou outro animal de estimação, como um cachorro com quem seu gato tenha um bom relacionamento. Os animais se deitam de lado e um dos felinos (ou o felino do par de animais) coloca uma das patas dianteiras sobre o outro. É uma forma de indicar que ele está se sentindo feliz e uma demonstração de afeto para com o próximo.

Sobre a cabeça do tutor

Essa é uma grande demonstração de afeto para com o tutor e deve ser considerada como tal, mesmo que às vezes não seja totalmente confortável para a pessoa. Os gatos podem ser carinhosos, apenas demonstram seu amor de um jeito próprio. Manter um contato tão próximo com seu tutor durante o repouso é uma dessas formas.

Evidentemente, ao dizer sobre a cabeça do tutor não precisa significar que o animal está literalmente em cima da cabeça, mas que o usa como travesseiro.

Com os olhos semicerrados

Essa não é uma postura de descanso felina que indica sono profundo. Se o gato estiver com os olhos semicerrados, provavelmente também estará com as orelhas em pé. Isso significa que o animal está ciente do que está acontecendo ao seu redor e é muito comum ver gatinhos assim em seus cochilos diurnos.

Outras posições do gato ao dormir

Os gatos dormem entre 12 e 16 horas por dia, ou seja, cerca de 75% do dia. Portanto, é muito normal vê-los repousar ao longo de um dia em várias das posturas citadas. São as mais comuns, mas não são as únicos, e quem tem ou teve um gato pode confirmar.

Às vezes, você pode ver os felinos descansando como se fossem verdadeiros contorcionistas: com as pernas esticadas, os pescoços torcidos apoiados no encosto do sofá, com metade do corpo pendurado, enrolado na perna de uma cadeira, etc.

Às vezes é difícil entender o gato e as posturas diferentes podem ser um desses casos, pois é normal que surjam dúvidas sobre o conforto dessas posições. No entanto, a verdade é que os animais parecem não se importar, pois a flexibilidade do seu corpo permite que fiquem nas formas mais inusitadas.

Além disso, a postura de quando o gato dorme sobre a cabeça do tutor não é a única posição que eles usam para descansar perto de nós, já que também podem se colocar em cima de outras partes do nosso corpo, como as costas. Etologistas felinos afirmam que essa posição indica proteção do animal para com a pessoa.

 

Você já se perguntou como são as posições do gato durante o sono?

Outra questão a se considerar ao observar um gato dormindo é se ele é capaz de sonhar. Os especialistas garantem que sim, por isso o felino às vezes é visto se movendo, fazendo sons ou tremendo enquanto descansa. É bastante normal, pois durante o sono o cérebro do animal processa tudo o que experimentou durante o dia para compreender essas informações.

Pode interessar a você...
Fases do sono dos gatos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Fases do sono dos gatos

Você tem ideia de quais são as fases do sono dos gatos? Será que são parecidas com as dos seres humanos? Descubra neste artigo.