Logo image
Logo image

Sintomas de doenças em aves

4 minutos
Em alguns casos, pode ser um pouco difícil verificar se há alguma anormalidade no corpo das aves. No entanto, a maioria das patologias apresenta sintomas claramente perceptíveis sem a necessidade de manipular o espécime.
Sintomas de doenças em aves
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Escrito e verificado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Última atualização: 21 dezembro, 2022

Os pássaros se tornaram uma escolha popular como animal de estimação, pois é fácil mantê-los em cativeiro e desfrutar de sua companhia. No entanto, eles também são suscetíveis a várias doenças, por isso é importante aprender a reconhecer os sintomas para agir imediatamente.

É comum pensar que as aves de estimação não precisam ir ao veterinário, pois não lhes é dada a verdadeira importância que têm como animais de estimação. Além disso, poucos profissionais se especializam na saúde desses animais e nem sempre é possível socorrê-los. Portanto, é necessário estar atento aos sintomas das doenças para reagir a tempo e procurar rapidamente. Conheça alguns deles abaixo.

Sintomas de que uma ave está doente

As aves geralmente não são manuseadas por seus tutores, de modo que as anomalias que aparecem em seu corpo raramente são observadas. Consequentemente, os problemas de saúde só são detectados quando a doença já avançou demais. Apesar disso, existem certos sintomas que são perceptíveis se for dada atenção suficiente às aves. Alguns deles estão listados abaixo.

1. Penas eriçadas

É normal que as aves arrepiem as penas por alguns minutos quando estão com muito calor ou antes de dormir. No entanto, se a plumagem permanecer assim por muito tempo, é um indício de que algo não está bem com sua saúde. Na verdade, esse fenômeno lhes dá uma aparência ruim, o que deve ser um sinal de alerta para o tutor.

Some figure

2. Sons respiratórios

Tal como acontece com outros animais, infecções do sistema respiratório em aves podem causar chiado ao respirar. Esses sons são um dos sintomas mais perigosos que existem, já que o manejo de problemas respiratórios em aves não é muito fácil. Assim que você detectar este sinal de alerta, leve o animal imediatamente com um veterinário.

3. Perda de apetite

O metabolismo das aves é um dos mais elevados entre os vertebrados, o que significa que elas gastam grandes quantidades de energia em suas atividades diárias. Por esta razão, não perdem qualquer oportunidade de se alimentar. Quando elas perdem o apetite, é um sinal claro de que algo em seu corpo não está certo e precisam de atenção urgente.

4. Respiração pela boca

Assim como os humanos, as aves têm dois orifícios em seus bicos (narinas) que servem como narizes, por onde respiram e expiram sem problemas. No entanto, a presença de alguma doença no sistema respiratório é capaz de obstruir esses ductos. Consequentemente, as aves abrem a boca para respirar. Este é um dos sintomas mais perigosos, por isso não deixe passar muito tempo e procure um veterinário.

5. Plumagem descuidada e sem brilho

As aves apresentam um comportamento limpeza pessoal com o qual cuidam e adquirem suas penas. Por causa disso, na maioria das vezes elas estão bonitas e arrumadas. No entanto, quando sofrem de doenças, elas tendem a parar de realizar esse ato e suas penas ficam com aparência de despenteadas. Portanto, sua aparência descuidada torna-se um dos sintomas frequentes de doenças em aves.

6. Limpeza constante

A limpeza excessiva também pode ser um sintoma óbvio de várias doenças em aves. Isso geralmente é causado por parasitas que irritam sua pele e as fazem se coçar, o que elas tentam remediar alisando ou arrancando suas penas (bicando). Embora este sinal não represente uma emergência clínica, o melhor é ir ao veterinário para prevenção.

7. Perda de plumagem

A perda da plumagem fora da época de muda é um sinal claro de que a ave sofre de alguma doença. As penas desses organismos funcionam como isolante e protetor, por isso não é normal que caiam sem motivo aparente. Na maioria dos casos, esse fenômeno é provocado por infecções bacterianas, infecções fúngicas ou cistos.

Some figure

8. Mudanças no comportamento

As aves têm certos hábitos comportamentais que com o tempo se tornam comuns para os tutores. Não é normal que esses comportamentos mudem drasticamente, portanto, qualquer anomalia nesse sentido deve ser considerada um sinal de alerta.

9. Fezes estranhas

Embora as fezes das aves mudem dependendo da sua dieta, excrementos vermelhos, amarelos ou pretos são um sintoma óbvio da doença. Geralmente, isso é causado por parasitismos que afetam o sistema digestivo, o que altera as características das fezes.

10. Coriza ou inflamação

As secreções nasais são um dos sintomas frequentes de doenças respiratórias em aves. É importante ter cuidado nesses casos, pois as secreções podem transmitir a patologia para outros espécimes próximos. Portanto, tente limpar bem a área e consulte um veterinário rapidamente.

11. Olhos com irritação ou secreções estranhas

Os olhos das aves costumam ser bastante sensíveis a certas condições em seu ambiente. Devido a isso, eles podem ficar facilmente irritados se não houver higiene adequada em seu habitat. Além disso, algumas infecções causam o aparecimento de secreções estranhas nos olhos. Caso detecte alguma anomalia no olho do seu pet, o melhor é procurar um profissional para uma avaliação.

Embora não seja comum pensar em doenças que acometem as aves, os tutores devem estar atentos a todo tipo de sintomas ou anomalias que surgirem no animal. Lembre-se de que esses bichinhos merecem os mesmos cuidados que um cachorro ou um gato, então ofereça a eles um bom ambiente e a atenção veterinária de que precisam.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Houriet, J. (2007). GUÍA PRÁCTICA DE ENFERMEDADES MÁS COMUNES EN AVES DE CORRAL (PONEDORAS Y POLLOS). Recuperado el 7 de junio de 2022, disponible en: https://www.produccion-animal.com.ar/produccion_aves/enfermedades_aves/90-enfermedades.pdf
  • Villegas-Narváez, P. (2015). Complejo respiratorio de las aves. Avicultura, 121-127.
  • Sakas, P. S. (2002). Basic pet bird care. Essentials of Avian Medicine: A Guide for Practitioners, Second Edition. American Animal Hospital Association Press Publ. Niles, IL.
  • Boseret, G., Losson, B., Mainil, J. G., Thiry, E., & Saegerman, C. (2013). Zoonoses in pet birds: review and perspectives. Veterinary research, 44(1), 1-17.

 

 


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.