Só não gosta de gatos quem não os conhece
Indiferente, arrogante, interesseiro e, até mesmo, traiçoeiro ou egoísta. Esses são alguns dos adjetivos que certas pessoas costumam usar para qualificar os gatinhos. Mas a verdade é que só não gosta de gatos quem não os conhece. O Meus Animais te convida a dar uma chance a esses maravilhosos felinos domésticos. Nós esperamos conquistar você também.
Desvendando a origem da reputação ruim dos gatos
De onde vem essa suposta má fama dos gatos? Uma provável explicação é a condição humana de olhar sempre o próprio umbigo, medindo todos com sua própria régua e se acreditando superior.
Claro, os gatos não esperavam ter sido domesticados pelo homem, mas escolheram viver conosco.
Se você quiser ir mais longe, é possível até mesmo dizer que os gatos domesticaram os homens e não o contrário. Mas isso é assunto para outro artigo.
Então, se você pensar sobre isso, para o ego do Homo sapiens não deve ter sido nada fácil que uma espécie considerada inferior fizesse a sua própria vontade e não a nossa. Certamente, isso ficou armazenado em algum lugar e, às vezes, emerge.
Se você não gosta de gatos, é provável que não tenha se dado a oportunidade de conhecê-los. Tire a prova e, depois, conte para nós se você mudou de ideia.
A mania humana de comparar gatos com cães
Seguindo esse raciocínio, chegamos ao cão. O suposto melhor amigo do homem, muitas vezes, é usado como referência na hora de falar mal dos bichanos.
Portanto, os cães não deveriam ser um ponto de referência para medir as virtudes ou defeitos dos felinos. No entanto, quem não gosta de gatos não hesita nem sequer por um instante na hora de destacar o lado bom dos cães que, segundo eles, os gatos não possuem.
Um animal que se relaciona de igual para igual com humanos
Para atiçar ainda mais a discussão, é possível dizer que alguns seres humanos procuram em cães, na verdade, alguém que os olhe como se fossem deuses para serem adorados e sempre agradados, e que demonstrem toda a devoção com constantes movimentos de rabo. Além disso, que cumpram todas as ordens à risca.
Você não vai encontrar nem vestígios dessas atitudes nos gatos. Justamente aí, onde alguns os reprovam, é que está a grande virtude de um gato para muitas pessoas.
Os gatos vão se relacionar com você de igual para igual. Não espere que eles vivam em constante reverência. Naturalmente, quando escolherem você como dono, eles vão demonstrar afeição abertamente, mas só quando quiserem e não quando você desejar. É difícil para você suportar tanta irreverência felina, humano?
Você ainda acha que não gosta de gatos?
Então, se você aceitar essas regras, e se permitir conhecer o maravilhoso universo felino, com certeza não vai se arrepender.
Entretanto, apesar de algumas características comuns, é possível dizer que cada gato é um mundo que vale a pena descobrir. Por exemplo:
- Alguns são mais silenciosos, outros mais travessos.
- Alguns querem estar em seu colo ou em seus braços a maior parte do dia e outros evitam agarramento e preferem carícias em doses mais moderadas e esparsas.
- Há aqueles que exigem sua atenção, por exemplo, sentando no computador ou sobre o jornal que você está tentando ler.
- Há aqueles que te procuram para brincar de esconde-esconde ou os que ficam felizes quando você chega em casa, contanto que não estejam tirando uma soneca confortável.
E todos encontram uma maneira de te dizerem o que querem e para que você faça o que eles pedem.
Dicas para ter uma boa convivência com um gato
O tema das unhas e arranhões pode ser outro argumento para quem não gosta de gatos. Mas, a menos que esteja com muito medo ou se sinta ameaçado, é improvável que um gatinho te machuque.
O cheiro de xixi, os miados e brigas na época do cio são problemas resolvidos facilmente com a castração. Além disso, dessa forma, é possível prevenir que o animal escape e os perigos habituais que isso implica.
Há também as vantagens. Entre elas:
- São relativamente simples de cuidar.
- Podem se adaptar a uma casa pequena.
- Não é preciso levá-los para uma caminhada a fim de fazerem suas necessidades porque eles defecam na caixa de areia.
Tente colocar um gato na sua vida
Entre as muitas boas razões para escolher um gato como animal de estimação, também estão os benefícios que trazem para sua saúde, tanto física como mental. Os bichanos tiram o estresse e fazem você se sentir melhor e mais feliz.
Por isso, humano, saia do seu pedestal e se permita a oportunidade de conhecer esses animais altamente inteligentes.
Quando você fizer isso, não vai conseguir não amá-los, e pouco importará se às vezes não responderem ao seu chamado ou se recusarem a aprender um truque.
Cortesia da imagem principal de Gabriel Vasquez.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.