Soluções para a praga das baratas

· abril 30, 2018

As baratas são uma das pragas mais desagradáveis a afetar lares do mundo inteiro. É necessário, portanto, selar locais e fendas ondes elas possam se reproduzir, bem como usar remédios caseiros – evitar pesticidas tóxicos – e adotar hábitos de limpeza reforçados. Por exemplo, não acumular lixo, madeira ou detritos onde elas possam se esconder.

Originalmente, as baratas viviam do lado de fora e até evitavam o contato com os humanos para se protegerem. No entanto, a facilidade de obter comida, calor e abrigo atraiu-as para as nossas casas.

A seguir, resumiremos os melhores métodos simples e remédios caseiros para combater e prevenir a existência da praga das baratas em nossas casas. São truques fáceis de serem realizados e muito eficazes na maioria dos casos.

Evitar a praga das baratas em casa: higiene reforçada e alguns cuidados

Baratas geralmente entram no interior de nossas casas em busca de comida fácil e de um abrigo seguro e tranquilo. Em geral, elas se instalam nos cantos mais escuros e quentes, onde há uma oferta abundante de alimentos.

Esses inquilinos desagradáveis ​​de nossas casas, escolas, etc., demonstram grande capacidade de reprodução e adaptação a diferentes ambientes. Para evitá-los, é melhor enfrentar o problema ante o menor sinal de aparecimento dos mesmos.

Portanto, uma medida preventiva indispensável para evitar baratas em casa é adotar hábitos de higiene reforçados. Devemos limpar duas ou três vezes por semana todos os cantos da casa, para evitar o acúmulo de restos de comida. Além disso, é essencial manter os ambientes ventilados e bem iluminados.

Se tivermos um pequeno depósito de alimentos, é importante verificar se eles estão bem armazenados em recipientes com tampa apertada. É comum que as baratas circulem por dispensas, armários de cozinha, etc.

Barata

Outra prática fundamental é higienizar o interior de móveis e armários de cozinha, pelo menos duas vezes por mês. É importante verificar se há vestígios de baratas, ovos ou ninhos, o que significa que podemos estar diante de uma infestação. Nestes casos, o ideal é contratar um profissional de fumigação para eliminar esses visitantes.

Selar a casa para impedir a entrada de baratas

As baratas, muitas vezes, entram em nossa casa através de pequenas fissuras ou buracos nas portas, paredes ou janelas. Além disso, algumas espécies são tão pequenas que podem fazer seus ninhos nessas minúsculas falhas estruturais.

Para evitar o aparecimento de baratas em casa, é essencial nos certificarmos que a nossa casa está bem fechada. Podemos preencher as fissuras e buracos com massa, além de vedar as janelas e as portas. Também ajuda a instalação de mosquiteiros nas janelas e nas portas que ficam de frente para o exterior.

Finalmente, recomendamos evitar o acúmulo de detritos, madeira, papel ou madeira dentro e ao redor da casa. Nestes acúmulos podem se desenvolver a praga das baratas e de outros insetos.

Remédios caseiros para evitar baratas em casa

uso constante de pesticidas pode representar um risco para a nossa saúde e para o equilíbrio do ecossistema. Se quisermos eliminar e evitar baratas em casa, podemos contar com remédios caseiros simples e seguros.

Barata

Estas são algumas soluções caseiras e econômicas para combater visitantes indesejados:

Folhas de louro

Colocar folhas de louro picadas nos cantos, armários, portas e janelas ajuda a impedir a entrada de baratas em nossa casa. O aroma do louro geralmente assusta esses insetos rapidamente.

Pasta de cebola e ácido bórico

pasta de cebola e o ácido bórico é um remédio caseiro muito eficiente e econômico para manter as baratas longe de nós. Para preparar, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • Metade de uma cebola picada em pedaços muito pequenos
  • Quatro colheres de sopa de ácido bórico em pó
  • Meia xícara de farinha de trigo
  • Uma pitada de açúcar
  • Cerveja ou água na quantidade necessária para dar consistência à massa

Para preparar esse remédio caseiro contra baratas, basta misturar os ingredientes secos e adicionar a cerveja ou a água até conseguir uma consistência de massa. É importante que a mistura não seja muito líquida. Então, podemos distribuir pequenas porções nos cantos de nossa casa.

No entanto, não devemos usar este remédio caseiro se tivermos animais de estimação em nossa casa. A fórmula da massa não é adequada para consumo e pode ser tóxica quando ingerida pelos nossos animais.

Lavanda fresca, óleo ou fragrância

Apesar de ser muito apreciada pelos seres humanos, o cheiro da lavanda age como um repelente para a praga das baratas. O ideal é colocar pedaços de lavanda fresca nos cantos e em outros locais onde existam vestígios desses insetos. Óleos de lavanda ou fragrâncias também podem ser aplicados para afastá-los.

Mistura de açúcar e bicarbonato de sódio

O estômago das baratas contém ácido para permitir a digestão dos alimentos consumidos. O bicarbonato de sódio é um sal com propriedades alcalinas capaz de neutralizar um pH ácido. Esta mistura de açúcar e bicarbonato é, portanto, uma excelente “armadilha” caseira contra as baratas.

O método é polvilhar parte dessa mistura em cada canto ou possíveis esconderijos das baratas em casa. O aroma e o sabor do açúcar atrairão as baratas, que não resistirão a ingerir tal mistura. No entanto, o bicarbonato agirá rapidamente em seu corpo e terá um efeito letal nelas.