Soluços em cães e gatos

· junho 23, 2018
Isso pode ser causado pelo frio, pelo estresse, por distúrbios estomacais ou mesmo por comer ou beber muito rapidamente. Para eliminá-lo, existem alguns truques simples que implicam em uma mudança na forma de respirar.

Soluços em cães e gatos ocorrem, geralmente, devido a um espasmo no diafragma, ocorre principalmente em filhotes. Geralmente não é um sintoma de algo sério, embora cause muito desconforto em nossos amigos.

Quanto à duração, os soluços não duram mais do que alguns minutos. Nos casos em que eles se tornam mais duráveis, podem vir acompanhados por outros sintomas, como náuseas ou tosse contínua. Em tais casos, é melhor consultar um veterinário.

O aparecimento de soluços em cães e gatos já ocorre na gestação, no ventre da mãe. Pouco a pouco, e enquanto o filhote é formado, os pulmões têm que se exercitar para se desenvolver.

Nesta situação no ventre da mãe, o diafragma é exercitado através de soluços. De fato, os soluços foram definidos genericamente como uma contração involuntária do diafragma.

É completamente normal um cão ou gato soluçar em certos momentos. O que é preocupante é se a situação se repetir excessivamente.

As causas dos soluços em cães e gatos

Soluços em cães e gatos podem ocorrer por diferentes causas:

  • O frio pode causar soluços, especialmente quando os animais são filhotes e de raças pequenas, no caso de cães.
  • Se o nosso cão ou gato come a comida ou bebe água rapidamente, ou precipitadamente, ele também poderá ter soluços.
  • De forma semelhante às pessoas, estresse e nervosismo, medo e ansiedade também são causas de soluços em cães e gatos.
  • Mal-estares ou desordens estomacais também podem causar soluços em cães e gatos.
Pug

Qual é o desconforto dos soluços em cães e gatos?

De fato, os soluços não machucam e nem doem. É o sintoma de um distúrbio passageiro na respiração ou no sistema digestivo, ou um sinal indicativo de algo mais sério.

Tratamento caseiro para soluços em um filhote

Não é aconselhável o truque de assustar um filhote com soluços. Você tem que se lembrar que ele pode estar em um momento de tensão, nervosismo ou estresse e, nessa situação, com um susto, a única coisa que você conseguiria seria agravar sua condição. A melhor coisa para eliminar os soluços de um filhote é distrai-lo, acariciá-lo e relaxá-lo. Dessa forma, ele vai relaxar e sua respiração será normal novamente.

O que vai acontecer com os soluços do seu filhote? Normalmente, ele irá parar de ter episódios de soluços enquanto seu corpo se desenvolve e cresce.

A melhor maneira de eliminar os soluços de um filhote

Oferecer comida

Ao comer, nossos cães e gatos mudam sua maneira de respirar. Também, algo tão simples quanto beber água pode ajudar a eliminar os soluços. Lembre-se que a mesma coisa acontece com as pessoas.

Cão e gato comendo juntos

O susto

No momento em que assustamos o nosso animal de estimação o que acontece imediatamente é que ele suga uma quantidade extra de ar. Isso fará com que o soluço seja aliviado.

Gato dormindo

Para realizar este truque caseiro, temos que ter certeza de que o animal está calmo. Nos animais com frequentes reações agressivas, essa técnica de sobressalto contra soluços não seria aconselhável.

As brincadeiras

As brincadeiras são sempre uma boa opção, mesmo que não sejam totalmente eficazes contra os soluços. Em suma, é sobre o animal estar distraído, concentrando-se em algo e ignorando os soluços.

Cão e bola em jardim

Portanto, você também poderá alterar o padrão respiratório de seu pet brincando com ele. Esta mudança repentina na atividade e na respiração ajuda a eliminar os episódios de soluços em cães e gatos.

Os banhos

Embora o banho não seja de grande aceitação para cães (e muito menos para gatos), eles ajudam contra os soluços. Quando vamos banhar nosso bicho de estimação, isso geralmente provoca sua rejeição e, junto com essa resistência, vem uma mudança de respiração, juntamente com a fadiga causada pela interrupção de sua rotina.

Gato tomando banho

Por que os soluços ocorrem em cães e gatos?

A principal vantagem dos soluços em nossos animais de estimação é a liberação de gás do estômago, juntamente com a liberação de irritações. Com os soluços, o organismo de nosso parceiro retorna à condição normal dele.

Outro benefício dos soluços para o corpo dos cães e dos gatos é que ele resolve uma perda de coordenação temporal entre os nervos do diafragma.

O soluço inverso

Quando o nosso animal de estimação faz uma série de inalações através do nariz, de forma contínua, com ruído e até mesmo com dificuldade, pode haver soluços inversos. O animal tenta, assim, se livrar do muco no nariz.

Embora a causa do soluço inverso em animais não seja comprovada, é mais provável que ela esteja associada a distúrbios respiratórios, sinusite, etc. Em qualquer caso, uma visita ao veterinário é obrigatória.