
p>Os meixões, que atualmente são tão preciosos no mercado gastronômico, são espécimes jovens de enguias.
Embora seja sempre benéfico ter a companhia de um cão ou um gato em casa, eles podem também ser muito eficazes em terapias psicológicas.
Inúmeros estudiosos recomendam incluir animais para tratar, por exemplo, crianças com problemas de autismo. Conheça a seguir os benefícios da terapia psicológica com cães e gatos.
Você pode ter ficado surpreso se alguma vez ouviu falar em terapia com animais de estimação. Pois bem, estas terapias existem e têm mostrado os benefícios que os animais trazem às pessoas. Gostaria de entender o funcionamento de uma terapia psicológica com cães e gatos?
Há algum tempo, a Affinity Foundation demonstrou os benefícios que um animal de estimação oferece a crianças. A campanha ‘Growing Together’ mostrou que os pequenos que possuem um animal de estimação crescem com mais confiança em si mesmos, sendo reconfortados pela companhia deles.
Antes disso, foi feito um estudo no Hospital San Joan de Déu, em Barcelona, para determinar os benefícios ou contratempos da presença de animais nas terapias psicológicas. Este hospital foi o primeiro que começou com as TAA (Terapias Assistidas com Animais) e os resultados são impressionantes.
Apesar dos cães serem mais utilizados, os gatos também estão presentes em alguns lugares e terapias. Embora os felinos pareçam mais independentes, também podem ser bons companheiros para estes tratamentos.
Agora, quais os resultados que observamos ao incluir animais nas terapias psicológicas? Independente se são crianças ou adultos, melhoria da qualidade de vida destas pessoas, aumento de sua autoconfiança e senso de que são importantes no mundo.
Por exemplo, estas terapias são feitas com pacientes de Alzheimer, crianças com autismo, pacientes com AIDS, depressão ou pessoas idosas solitárias. Como estas terapias melhoram a qualidade de vida das pessoas? De diversas maneiras:
Estes animais serão treinados para realizar estes trabalhos. Dessa forma, sempre estarão na terapia acompanhados por um profissional que marcará os passos a seguir. Nem todas as raças, nem de cães nem de gatos, são aptas para este tipo de trabalho.
O que ficou claro após vários estudos é que a terapia com animais funciona em muitos casos com pessoas distintas e idades diferentes. Porém, mesmo quando não é necessário este tipo de terapia, possuir um animal de estimação em casa é altamente benéfico para o bem-estar pessoal.
Havendo ou não crianças, pessoas adultas ou idosas, doentes ou pessoas solitárias em casa, um animal de estimação melhorará sua vida e a de sua família trazendo muito amor. O animal melhorará muitas facetas de seu cotidiano. Inclua um animal de estimação em sua vida!