Tigre de Bengala: características e comportamento

junho 4, 2018
O tigre de Bengala, um felino mortal ou só mais um gato preguiçoso?

Todos conhecemos os tigres, esses lindos animais caracterizados pela ferocidade e pela bela pelagem que possuem. Existem atualmente 5 subespécies destes animais tão queridos por todos. Nos parágrafos seguintes, deixaremos a você algumas características e curiosidades de uma de suas espécies: o tigre de Bengala.

O mais famoso caçador da selva

O tigre de Bengala (panthera tigris tigris) é, talvez, um dos animais mais famosos e conhecidos na Terra hoje em dia. Esses felinos apareceram em uma infinidade de livros e filmes ao longo do século passado.

Os tigres são os maiores felinos que existem atualmente na Terra. Famosos por sua pelagem rajada e pela grande força que possuem, estes animais sempre estão no topo da lista de favoritos das pessoas. Costumavam habitar grande parte das regiões arborizadas do planeta e atualmente estão em perigo de extinção.

Tigre de Bengala

Características

São os animais nacionais da Índia e de Bangladesh. Conhecido como tigre real, têm uma média de 270 centímetros de comprimento, medindo um metro em meio até os ombros. Pesam, em média, 220 quilos, variando segundo o gênero do animal.

Possuem um corpo muito atlético, garras e dentes fortes, juntamente com uma mandíbula poderosa e patas grossas. Sua pelagem tem um padrão especial que os permite camuflarem-se entre a flora da região.

Habitat do tigre de Bengala

O tigre de Bengala é uma das subespécies destes felinos. Vivem nos arredores da Índia. Além disso, são muito venerados e queridos neste país.

Geralmente, eles são encontrados nas selvas e nos bosques espessos que rodeiam o país. Graças à atividade humana, eles têm perdido espaço para se alimentarem, se moverem e se comportarem com total liberdade.

Dieta e comportamento

Costumam ser animais noturnos. Preferem descansar nas horas do dia para caçarem durante a noite, com seus poderosos olhos, capacitados para ver na escuridão.

Normalmente, comem entre 10 e 15 quilos de carne diariamente. Os mais vorazes podem ingerir até 20 quilos. Porém, isto ocorre em muito raras ocasiões.

A dieta destes animais consiste em javalis, búfalos, antílopes e outros animais de grande tamanho. São muito raros os casos de ataques a seres humanos, geralmente, quando isso ocorre, se deve sempre à interferência do humano com seu meio. Ou, ainda, à falta de alimentos em sua região, neste casos eles se veem obrigados a nos atacar.

Reprodução

Normalmente, os tigres de bengala costumam ser animais muito solitários. Apenas procuram a companhia do sexo oposto para procriarem. Seu tempo de gestação é de 3 a 4 meses, dando uma ninhada de 4 ou 6 filhotes.

As fêmeas costumam cuidar dos filhotes, que ficam com sua mãe durante, aproximadamente, 18 meses, aprendendo com a progenitora como caçarem suas presas. Depois deste tempo, as crias se separam dela para procurarem seus próprios territórios.

Em perigo

O tigre de Bengala é um dos animais que está atualmente catalogado pela União Internacional para a Conservação da Natureza(UICN), como ameaçado de extinção.

Tigre de Bengala

É uma vítima de ataques constantes de caçadores furtivos, por sua pele e outros órgãos, que são vendidos no mercado negro. Existe a crença de que alguns de seus órgãos possuem propriedades curativas e, geralmente, a medicina chinesa usa alguns destes elementos.

Curiosidades

  • Na Índia, existem várias celebrações dedicadas a estes animais, considerados por muitos como deuses e, inclusive, animais sagrados, como as vacas do mesmo país.
  • Também se encontram espécimenes albinas do tigre de Bengala, cuja atração principal é a linda pelagem branca, cheia das listras particulares do tigre. Seu comportamento é o mesmo e são muito escassos.
  • O padrão de suas listras nunca é idêntico ao de outro indivíduo da mesma espécie, similar às zebras e à impressão digital humana.
  • No filme A vida de Pi (Life of Pi), o protagonista compartilha seu naufrágio com um tigre, deixando no final a incógnita de se o tigre era realmente um animal, ou se era um arquétipo da atitude de Pi frente às adversidades de seu naufrágio.

Esperamos que tenha gostado desta publicação. Em seu país há tigres? Cuide muito deles, pois preservar a vida animal é nossa missão para as gerações futuras.