Todos os detalhes sobre o Alaskan Malamute

Todos os detalhes sobre o Alaskan Malamute

Última atualização: 10 novembro, 2015

Talvez porque lembrem a seus antepassados os lobos, as raças nórdicas de cães despertam um interesse especial nas pessoas. Embora o Husky Siberiano  seja o mais conhecido entre esses cães, o Alaskan Malamute ou Malamute de Alaska se destaca pelo físico e elegância. Trata-se de um dos cães de maior personalidade, grande tamanho e natureza majestosa.

Sua origem está na zona ártica , onde era utilizado pelo povo dos Mahle para colaborar em atividades de caça e, sobretudo, nos trenós. Essa função precisa de animais fortes, inteligentes, vigorosos e leais. Todas estas características são encontradas no Malamute.

É um cão que se  distingue pela resistência mais do que pela velocidade . Sua estrutura óssea é a que o permite ser um trotador que pode recorrer grandes distâncias. No entanto, é com certeza que, na atualidade, há mais Malamutes tirando de carrinhos e trenós em competências esportivas que transportando aos habitantes do Ártico.

De caráter independente , também destacam-se como cães de busca e resgate.

Alguns dados sobre o Alaskan Malamute

Husky siberiano

São animais afetuosos e amigáveis , se você quer adotar um Alaskan Malamute deve saber que é imprescindível educá-lo desde filhote para evitar que, quando cresça, rebele-se contra suas ordens e manifeste-se agressivo ante outros animais ou pessoas.

Pela sua natureza, quando se encontra com outros cães, rapidamente os faz saber que deverão submeter-se a sua liderança e, se algum pensar em desafiá-lo, não duvidará em demostrar seu poder.

Além disso, é um cão com uma grande energia , por isso  precisa se exercitar diariamente. Se ele não brincar, não correr e não se mantiver ocupado, com certeza destroçará grande parte dos objetos de sua casa.

E se ele se mostrar afetuoso com as crianças, você deve supervisar as brincadeiras porque, por seu tamanho, pode chegar a machucá-los.

Tenha em conta que um apartamento pequeno não é o lugar ideal para o Malamute, sobretudo, se você não tem espaço para prestar-lhe atenção e assegurar-lhe longos passeios. Por isso, o ideal é que conte com um jardim, pátio ou quintal onde possa aliviar sua energia.

Não é um cão que late muito, mas pode ser um bom protetor de seu lar. Como é um animal muito seguro dele mesmo, se necessário, entrará diretamente em ação, pulando-se a etapa do latido.

O que mais você deve saber sobre o Alaskan Malamute

Huskies

Algumas de suas caraterísticas físicas são:

  • Altura: 63 centímetros;
  • Peso: 35 quilogramas;
  • Média de vida: 12 anos,
  • Cor da pelagem: pardo ou variante do cinza claro ao preto, com branco no ventre;
  • Corpo: musculoso e compacto, mas não curto;
  • Cabeça: grande e profunda, proporcional ao corpo;
  • Focinho: comprido e avultado, harmonioso com o resto do crânio. Estreita-se ligeiramente desde sua base até a ponta do nariz. Os dentes fecham como tesoura;
  • Olhos: medianos, marrons, com forma de amêndoa e dispostos obliquamente;
  • Orelhas: triangulares, ligeiramente arredondadas na ponta e pequenas em relação à cabeça;
  • Rabo: grossa e de pelagem espessa;
  • Manto: o extremo é grosso e áspero. O interno é muito denso, oleoso e com textura de lã;

Sua pelagem não requer atenção excessiva . É suficiente escová-lo uma vez por semana e aumentar esta frequência diária em épocas de mudança. Tenha em conta que, se você alimentá-lo com ração de alta qualidade, ficará livre de muitas visitas ao veterinário.

É um cão muito resistente . Isso não significa que você tenha que se descuidar dele. Mas é menos propenso às doenças que outras raças . Os problemas de saúde de origem genético que pode padecer são:

Além disso, em lugares excessivamente com umidade, geralmente desenvolvem dermatites.

O Alaskan Malamute está pronto para resistir a temperaturas muitas baixas . Transportá-lo para lugares de climas mais quentes não é o melhor para estes animais, que sofrem muito calor .

Se você não pode resistir à tentação de ter um e mora em zonas onde a temperatura é elevada, o melhor para seu animal de estimação seria mudar para lugares mais amigáveis. Vale a pena encarar essa mudança?


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.