Tosa de ovelhas

· julho 25, 2018
A lã que cobre o corpo das ovelhas é um tipo de fibra natural. As roupas feitas com este material são altamente valorizadas por sua capacidade de manter o calor do corpo sem perder sua maciez e delicadeza.

A tosa de ovelhas é fundamental para a exploração da lã e para preservar a boa saúde desses animais. A criação de ovelhas deve incluir um processo de tosa seguro, para preservar o bem-estar do animal e otimizar sua produtividade.

Características físicas e comportamento das ovelhas

Nós chamamos de “ovelhas” genericamente várias raças que compõem a espécie de mamíferos Ovis orientalis aries.

Estes animais ruminantes possuem um sistema digestivo poligástrico, cujo estômago é composto por quatro cavidades. Suas características morfológicas mais destacadas são o corpo robusto, coberto por uma lã grossa, e as pernas musculosas terminadas em cascos.

São mamíferos de enorme agilidade e resistência, mas sua inteligência e sensibilidade também são notáveis. Eles tendem a apresentar uma personalidade energética e estão muito atentos aos estímulos de seu ambiente.

ovelha

Estudos recentes demonstraram uma grande capacidade de memória das ovelhas. Os experimentos verificaram que elas podiam se lembrar de eventos que ocorreram dois anos antes e, também, das emoções que elas experimentaram durante esse tempo.

Tosa de ovelhas: as melhores raças para produção de lã

A criação desses ovinos para a comercialização de é a mais comum e, além disso, as ovelhas garantem a subsistência de muitos produtores agrícolas.

É importante estudar sobre as raças de ovelhas antes de tentar reproduzi-las. O conhecimento permite melhorar a gestão do rebanho para todos os fins possíveis. Além disso, permite otimizar seu investimento escolhendo a raça que melhor se adapta às suas expectativas ou necessidades.

– Raças ótimas para produção de lã: merino e ramboullett.

– Raças bivalentes (carne e lã): corriedale, polypay, columbia e targee.

Lã: uma fibra natural altamente valorizada

A lã que cobre o corpo das ovelhas é um tipo de fibra natural. A tosa correta das ovelhas permitirá o corte da lã sem ferir o animal ou desperdiçar a fibra.

Deste material, várias peças de vestuário são produzidas: lenços, meias, bolsas, ponchos e casacos muito sofisticados. Essas roupas são altamente valorizadas por sua capacidade de manter o calor do corpo, sem perder a maciez e a delicadeza.

cão com roupa de la

Vale destacar que, após o processo de tosa, a lã passa por um processo de lavagem e sanitização antes de ser utilizada para a tecelagem.

Tosa de ovelhas: conselhos e considerações

A tosa de ovelhas requer cuidados específicos e planejamento adequado. A seguir, daremos algumas dicas práticas para ajudar você a organizar sua primeira tosa de ovelhas.

1- Escolha a melhor época do ano

A tosa deve ser feita uma vez por ano, permitindo que a nova lã da ovelha se recupere e não prejudique sua qualidade.

A função natural da lã é a de proteger o animal do frio e sua subsistência ao ar livre. Portanto, o ideal é tosar as ovelhas durante a primavera ou início do verão.

2- Ter ferramentas adequadas

O método mais tradicional e antigo utilizado para a tosa de ovelhas, é uma tesoura afiada para cortar a lã. Mas atualmente é preferível aplicar cortadores elétricos para acelerar o processo e minimizar os riscos de ferimentos e cortes.

É essencial ter as ferramentas apropriadas para a tosa de ovelhas: uma boa máquina de tosa elétrica com uma alça, pente e lâminas. As lâminas devem ser afiadas, para assim fornecerem um bom corte sem ferir o animal.

3- Preparação das ovelhas para a tosa

Antes de começar a sua tosa de ovelhas, é essencial recolhê-las em um curral e separar cordeiros, carneiros e ovelhas. Recomenda-se também não alimentar as ovelhas no dia anterior a tosa.

A lã não pode estar molhada no momento da tosa. Portanto, você nunca deverá tosar uma ovelha molhada ou em dias chuvosos.

Também é benéfico cuidar da lã de sua ovelha ao longo do ano, para garantir sua qualidade. Uma ovelha saudável produz uma grande quantidade de lanolina, uma substância gordurosa que protege seu corpo e mantém a qualidade da lã.  

Eventualmente, devido à idade ou a problemas de saúde, as ovelhas podem sofrer um déficit na produção de lanolina. Isto dificulta o corte das lâminas e pode prejudicar o brilho e a espessura da lã. Existem produtos comerciais para suprir esta deficiência e melhorar a saúde das ovelhas.

4- Encontre tosadores profissionais

Como tudo na vida, você tem que ter profissionais. Portanto, a tosa requer conhecimento para não prejudicar economicamente o produtor e para não machucar os animais.

Portanto, é importante procurar pela ajuda de um tosador experiente para não cometer erros no manejo de suas ovelhas. Esses profissionais podem orientá-lo na tosa de ovelhas e aconselhar sobre a preparação adequada da lã.