Tratamento das feridas nas almofadinhas dos cães

· novembro 9, 2018
As feridas nas almofadinhas dos cães podem ser causadas por trauma, queimaduras ou atrito.

Imagine que você tenha que andar descalço – sem sapatos ou meias – no asfalto quente… você teria que cuidar bem dos seus pés! O mesmo acontece com os animais em geral e com os cachorros em particular. Portanto, neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como tratar as feridas nas almofadinhas do seu animal de estimação.

Por que surgem feridas nas almofadinhas?

Muitos donos de animais se preocupam com o estado de saúde das patas de seus pets e se perguntam por que as feridas nas almofadinhas aparecem.

Embora seja melhor evitar lesões, se você notar sangue ou qualquer outro sinal de lesão, é essencial cuidar delas.

Mas antes de tudo, devemos falar um pouco sobre as almofadinhas dos cães, que seria como a sola dos nossos sapatos.

Esta área entra em contato com diferentes superfícies e protege os animais de problemas ósseos ou articulares, pois amortece os passos e permite um caminhar mais suave.

Apesar de ser bem resistente, também é sensível e pode apresentar lesões facilmente. As feridas nas almofadinhas são mais frequentes do que pensamos.

Isso porque o animal muitas vezes não leva em conta o perigo e não sabe que pode se machucar.

almofadinhas dos cães

Nós poderíamos dividir essas lesões em três tipos:

  1. Feridas nas almofadinhas devido ao atrito

Ocorre em todos os animais devido ao desgaste das plantas das patas, especialmente se eles andam sobre cimento e outras superfícies duras.

Além disso, tanto o excesso quanto a falta de exercícios podem causar essa lesão. Embora não sejam graves, geram incômodo e dor ao caminhar.

  1. Feridas nas almofadinhas devido a queimaduras

Quando está muito quente e há sol, recomenda-se não levar o cão para passear. Além da desidratação que ele pode sofrer (especialmente as raças braquicéfalas e os animais obesos), as almofadinhas podem sofrer queimaduras em contato com um asfalto quente.

O mesmo acontece quando está frio e nevando, ou em lugares congelados. Mesmo em raças adaptadas a essas condições climáticas (como o Malamute do Alasca e o Husky Siberiano) deve-se ter muito cuidado com o contato das patas com superfícies cobertas de neve.

  1. Lesões nas almofadinhas devido a traumas

Neste caso, lesões causadas por objetos cortantes ou perigosos que podem ficar presos nas patas do animal.

Alguns exemplos são: lascas, galhos, metais, vidros, etc.

Além disso, essas lesões podem levar a outros problemas mais graves, com sangramento e dor. Se não forem tratadas a tempo, podem causar infecções.

Como tratar feridas nas almofadinhas

É muito importante evitar as situações que podem causar lesões nas almofadinhas, mas se elas ocorrerem é essencial realizar um tratamento.

Se for uma lesão leve, podemos usar alguma técnica caseira, mas quando ocorre um trauma ou o animal não pode pisar no chão devido a dor, devemos levá-lo para ser examinado por um veterinário.

patas dos cães

Ao identificar uma ferida ou observar que as almofadinhas estão endurecidas ou rachadas, os passos a seguir são:

  1. Lave com água limpa

Muitas vezes, a área precisa de alguma limpeza para evitar grandes inconvenientes. Deite seu cão de lado e lave com água morna para remover as impurezas e promover a cicatrização.

Além disso, a higiene serve como um calmante em caso de queimaduras e até oferece relaxamento ao animal.

  1. Cortar os pelos do entorno

É verdade que os pelos funcionam como “barreiras” contra objetos que podem ficar presos nas almofadinhas, mas quando há ferimentos, eles podem ser responsáveis ​​por infecções.

Recomendamos, depois de limpar a área, que você corte os pelos que podem incomodar e acumular sujeira.

  1. Lave com água oxigenada

Uma vez que a área esteja limpa e sem pelos, se você encontrar qualquer ferida, mesmo superficial, é importante desinfetá-la com água oxigenada.

Umedeça uma gaze e vá com cuidado: não arderá ou causará quaisquer efeitos colaterais no animal.

  1. Aplicar medicamentos adequados

Você pode perguntar ao veterinário se tem ‘permissão’ para aplicar outros medicamentos, como iodo diluído ou digluconato de clorexidina para uso em animais. Estão disponíveis em spray e são facilmente aplicáveis.

E no caso da lesão ser causada por uma queimadura, existem cremes ou géis que descongestionam a área. Você pode ter que enfaixar as almofadinhas para que o animal não lamba a medicação.

Portanto, não negligencie as feridas nas almofadinhas do seu cão, pois elas podem ser muito dolorosas e não permitir que eles andem corretamente.