Como cuidar dos ossos e articulações do nosso cão

· outubro 11, 2018

Idade, falta de exercícios, obesidade ou uma má alimentação são algumas das causas de problemas nos ossos e articulações do nosso cão. Portanto, saiba a seguir como cuidar dele corretamente e evitar tais problemas.

Gostaríamos que nosso animal de estimação nunca envelhecesse, mas sabemos que isso é impossível. Nesse sentido, não podemos fazer nada a respeito. Mas podemos sim cuidar dos ossos e articulações do nosso amigo para garantir que sua velhice seja confortável.

Por que é importante cuidar dos ossos e articulações do nosso cão?

Você sabe que os animais, assim como nós, envelhecerão com mais ou menos saúde dependendo dos cuidados que tiverem recebido. Se você começar a cuidar desde já dos ossos e articulações do seu animal de estimação, ele chegará forte e saudável à “terceira idade” canina. Por que isso é importante? A resposta é simples.

Ao longo dos anos, os ossos e articulações do nosso cão se desgastam, fazendo com que rocem uns nos outros. Por conta disso, o animal começa a sentir muita dor.

Sem contar que ele terá dificuldades para andar, brincar e realizar muitas outras ações de sua rotina. Além disso, seu equilíbrio ficará prejudicado e também sua relação com outros animais.

Às vezes, subestimamos o papel que cumprem diversas partes do nosso corpo. Porém, nossos ossos e articulações são realmente importantes no desenvolvimento de nossa vida diária, e isso também vale para nosso animal de estimação.
Cachorro dormindo

Como cuidar dos ossos e articulações do nosso cão

Sabendo da importância de cuidar dos ossos e articulações do nosso cão, aqui estão algumas dicas que você deve seguir para fazer isso:

  • Mantenha seu peso. A obesidade é um dos principais motivos para problemas nos ossos e articulações. A melhor maneira de evitá-la é não dando mais alimento do que o seu animal necessita.
  • Compre alimentos de qualidade. Embora exista uma grande variedade de rações para cães no mercado, comprar as mais baratas não é uma boa ideia. Os alimentos de qualidade são feitos para cuidar do organismo do nosso cão a longo prazo, e isso inclui os ossos e articulações.
  • Opte pela dieta BARF. Se você acha que ração não é uma boa opção, pode utilizar a dieta BARF, que oferece grandes benefícios. Dessa forma, você poderá escolher alimentos com colágeno, como ossos de tutano, que ajudarão a manter os ossos e articulações do cão saudáveis.
  • Exercício. O exercício é fundamental para cuidar da saúde dos ossos e articulações do nosso cão. Muitas pessoas creem que curtos passeios três vezes ao dia é exercício suficiente, mas não é. O cão precisa de doses de exercício diárias, pois o sedentarismo não leva apenas à obesidade, mas também atrofia as articulações.
  • Suplementos. Em lojas veterinárias, há uma ampla gama de suplementos para cuidar dos ossos e articulações do nosso cão. Você sempre deve consultar o veterinário para saber quais suplementos e em que quantidades são proveitosos para seu cão. Certamente, os suplementos são ideais para manter a saúde do nosso pet. Você pode começar a dá-los a partir da idade de cinco a sete anos, para que, quando cheguem à terceira idade, estejam fortes e saudáveis.
Cachorro tomando comprimido

É importante cuidar sempre do seu amigo

Perceba que, como sempre, com um pouco de empenho, podemos conseguir grandes feitos com nosso animal de estimação. Garantir a sua saúde é nossa responsabilidade e, se começarmos desde cedo, o mais provável é que ele não sofra quando estiver mais velho.

Lembre-se de que, no caso do cuidado com ossos e articulações, a alimentação é essencial, tanto em qualidade como em quantidade. Há alimentos específicos para cuidar desta parte tão importante do corpo do nosso amigo. E, apesar de serem alimentos mais caros, trarão bons resultados a longo prazo.