Treinamento de gatos com clicker

· janeiro 9, 2018

Os cães sempre foram considerados mais capazes de aprender do que os gatos. Entretanto, isso não significa que os gatos não tenham condições de serem treinadosNa verdade, há um treinamento de gatos com clicker inovador que está tendo resultados muito bons. Você quer saber do que se trata? Nós vamos contar!

Como é o treinamento de gatos com clicker

Esse treinamento visa moldar o comportamento dos felinos. As punições não são usadas nessa técnica, que busca aproveitar a conduta dos gatos. Assim, determinados comportamentos com consequências positivas serão repetidos. Com um clique, o comportamento desejado é marcado e depois recompensado.

Passeando com gato na coleira

O clicker é um pequeno dispositivo com uma tira de metal que, quando puxada, emite um “clique”. O segredo é que esse novo som para o gato, um animal curioso por natureza, irá chamar a sua atenção.

Nossa voz já é muito comum para o gatinho, então, será mais difícil treiná-lo dessa forma. Portanto, o “clique” se tornará o único canal de comunicação entre o dono e o animal.

Claro, não estamos dizendo que conseguir tudo isso é fácil. Você precisará de paciência. Então, vamos te algumas dicas para tornar o treinamento mais fácil. Prepare-se e tome nota de tudo.

Preparando o treinamento de gatos com clicker

Depois de ter o clicker e saber com o que você irá premiar o seu gato, siga estas etapas:

  • Encontre um objetivo. Por exemplo, um objeto que tenha uma forma reta, como uma vara, uma caneta esferográfica ou uma colher. Em uma caneta, você poderia pendurar uma bola de pingue-pongue ou de espuma para atrair a atenção do gato. É proibido usar petiscos como alvos, porque assim o gato só faria os exercícios para comer algo que ele gosta.
  • Encontre o momento certo. É essencial escolher o momento. Aquele em que seu gato está mais calmo para o treinamento. Você deve fazer pausas de cinco minutos entre cada sessão. Se você fizer sessões antes de comer, o gato terá maior interesse no prêmio. Assim, ele certamente responderá melhor às suas ordens.
  • Evite distrações. Encontre o cômodo na casa que tenha menos objetos e distrações. Dessa forma, quanto menos coisas a seu redor, menos distrações o animal terá e mais fácil será realizar o treinamento.
Gato no colo de pessoa idosa

Começando o treinamento de gatos com clicker

  • Sente-se com ele. Estar no seu nível irá ajudá-lo a se sentir confiante. Também será mais fácil para você começar com o treinamento dessa forma.
  • Associe o “clique” ao prêmioPara começar, basta clicar e dar um prêmio. Repita esse processo várias vezes até que você possa colocar o prêmio a distância. O gato vai atrás dele, continuará a entender o “clique” como um prêmio, mas terá que fazer um esforço maior para alcançá-lo.
  • Não fale com o animal enquanto você o treina, porque o único som que ele deve ouvir é o do clicker.
  • Apresente o objetivo.Uma vez que ele saiba que cada vez que houver um “clique” há um prêmio, agora você deve definir uma meta.
  • Sobre o objetivo. Para ensinar-lhe qual o objetivo, você deve aproximá-lo do gato e clicar quando estiver próximo. Em seguida, dê-lhe um prêmio e ele terá começado a relacionar tudo. Então, repita essa ação várias vezes até que o gato entenda.
  • Espere. No próximo passo, o gato logo tocará o alvo, então, não se esqueça de dar o prêmio quando ele fizer isso!
  • Mova-o. Se você começar a mover o objetivo, o gato começará a se mover. Portanto, continue fazendo isso sem esquecer de recompensá-lo.

Você pode fazer qualquer coisa que imaginar com o clicker e um objetivo. Só precisa de tempo e paciência. Nada é impossível! Nem mesmo treinar um gato…