Logo image
Logo image

Truques para acalmar um cão nervoso

3 minutos
Truques para acalmar um cão nervoso
Última atualização: 24 novembro, 2016

Um cão nervoso pode chegar a nos irritar. Eles não sabem como controlar sua força e podem nos causar ferimentos com suas unhas e com sua boca, inclusive se estivermos brincando. Embora tentemos de tudo para acalmar um cão nervoso, façamos carinho e falemos com suavidade, nada parece funcionar.

Para que você consiga acalmá-lo, vamos dar algumas dicas no artigo de hoje que lhe ajudarão a acalmar um cão nervoso.

5 truques para acalmar um cão nervoso

Um cão nervoso ou estressado pode ter problemas para dormir e de comportamento. Também pode ser destrutivo e ter reações exageradas a estímulos externos. Por exemplo, ao escutar um cano de água ou a campainha.

Estes, embora não pareçam problemas sérios, podem ocasionar uma má qualidade de vida para o animal e criar problemas na convivência. Embora o ideal seja educar um cão quando ele ainda é um filhote, preferivelmente antes dos seis meses de idade, isso não significa que não se possa educar um cão adulto.

Vejamos por onde começar para conseguir acalmar um cão nervoso.

Some figure

As causas do nervosismo

A primeira coisa a se fazer é determinar por que o animal está nervoso. Há três razões pelas quais um cão pode estar assim. Estas podem ser: genéticas, ambientais ou devido à educação.

Os genes podem fazer com que um animal seja hiperativo, e por mais que tentemos, nunca conseguiremos nada sozinhos. Neste caso em particular, o animal deverá ser supervisionado por um veterinário e terá que ser medicado.

Isto é uma prova de que, seja qual for a causa, não poderemos determiná-la se não levarmos o animal a um veterinário. Essa será a primeira coisa que teremos que fazer se tivermos um cão nervoso.

Por outro lado, se o animal passar muito tempo sozinho, é provável que, quando ele estiver em casa, esteja muito nervoso. Isto é o que se refere à causa de caráter ambiental.

No caráter educacional, temos o fato de que possivelmente, de maneira inconsciente, podemos estar alimentando seu nervosismo. Por exemplo, se o animal fica louco ao nos ver e nós, de alguma forma, reforçamos esse comportamento, estamos alimentando essa atitude para que ela não desapareça. Ele entenderá que estar nervoso é a única maneira de conseguir o que quer.

Exercício

Um cão estressado precisa relaxar, liberar sua adrenalina. Não há nada melhor para isso que o exercício.

Se um cão não estressado necessita de uma boa dose de exercícios diariamente, um cão nervoso requer ainda mais. Quando cansado, ele dormirá mais, relaxará mais e por mais tempo, favorecendo também para que ele acorde mais tranquilo.

Jogos e brincadeiras para o nervosismo

Embora pareça mentira, existem jogos e brincadeiras que podem favorecer o nervosismo do cão, especialmente se forem feitos dentro de casa. Correr, saltar e pegar a bola é algo que deve ser parte do exercício antes mesmo dos jogos e das brincadeiras.

Em casa, deverão ser feitos jogos e brincadeiras que relaxem, possivelmente sentado com ele fazendo correr uma bola em distâncias curtas, assim você não alimentará o seu nervosismo ou ansiedade.

Educador canino

Este é um dos melhores métodos para acalmar um cão nervoso. Não importa o nível de nervosismo de seu animal de estimação, um adestrador canino poderá lhe ajudar. Isto será especialmente útil quando você já tentou de tudo sem nenhum resultado.

Principalmente se o cão já tem mais de um ano e não baixou o seu nível de nervosismo, mesmo que você já tenha tentado de tudo, o melhor é procurar um adestrador canino.

Some figure

Família unida

Diante um cão nervoso, é importante que todos os membros da família utilizem os mesmos métodos. Se cada um for por sua conta, isto irá confundir o animal, deixando-o ainda mais nervoso. Como é lógico, assim não se conseguirá nenhuma melhora.

Por isso, todos em uma casa terão que adotar as mesmas regras no que se refere aos passeios, às brincadeiras e aos mimos e cuidados do cão. Todos devem saber quando, o quê e como efetuar todos estes procedimentos, para então se obter êxito e, também, pelo bem do animal.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.