Tudo sobre o chihuahua cabeça de maçã
Escrito e verificado por a psicóloga Sara González Juárez
Os padrões estéticos, apesar de obedecerem a modas e preferências subjetivas, movimentam um grande mercado para a venda de animais com base nesses fatores. É o caso do chihuahua cabeça de maçã, a única variedade oficialmente aceita pela Federação Cinológica Internacional (FCI) e pelo American Kennel Club (AKC).
Se você tem curiosidade sobre estes cães, tão pequenos como os valentões, aqui encontrará informações sobre as suas variedades e o que faz com que o cabeça de maçã seja considerado a variedade oficial. Não perca nada, pois é um conhecimento essencial para os curiosos do mundo canino.
Origem da raça
Embora as origens desta raça não sejam 100% claras, a afirmação mais forte é que ela vem do México. Pesquisas colocam o Chihuahua como descendentes do Techichi, um cão de companhia da civilização tolteca que existiu por volta do século IX. No entanto, outros grupos de pesquisadores situam esses cães no período da civilização asteca.
De fato, há representações de animais semelhantes ao chihuahua nas pirâmides de Cholula e nas ruínas de Chichen Itza, na península de Yucatán.
Outra hipótese afirma que eles surgiram na Ásia e são descendentes do cão de crista chinês. Supõe-se que esses cães chegaram ao continente americano, passando da Sibéria para o Alasca, quando os continentes ainda não haviam se separado.
Características do chihuahua
O chihuahua é um cão caracterizado por seu pequeno tamanho. No entanto, sua altura varia muito, e é por isso que instituições como o AKC propõem restrições de tamanho, não de peso.
Esses cães exibem um crânio arredondado com orelhas pequenas e eretas, bem como um corpo mais longo do que largo. Seus olhos são desproporcionalmente grandes, enquanto seu focinho pode ser alongado ou encurtado dependendo da variedade.
Os chihuahuas são adorados por muitas razões, desde seu pequeno tamanho até o forte apego que desenvolvem por seu tutor. No entanto, quando se trata de outros cães, são animais que geralmente preferem a companhia de sua própria raça. São cães enérgicos, inteligentes e de personalidade intensa.
Quais variedades de chihuahua existem?
Atualmente, 4 variedades desta raça são consideradas válidas, embora apenas o chihuahua com cabeça de maçã seja oficialmente considerado como tal. São as seguintes:
- Cabeça da maçã: como foi dito, é a variedade oficial. Mais abaixo você verão mais detalhes.
- Cabeça de veado: nomeada por seu focinho alongado e menos arredondado. Sua característica mais marcante são as orelhas eretas e retas.
- Variedade sem pelos: criada a partir de cruzamentos artificiais para aquelas pessoas que têm alergia ao epitélio do cão. Apesar de seu nome, eles exibem uma bela pelagem.
- Miniatura: uma versão ainda menor que o normal. Mede no máximo 22 centímetros na cernelha e não pesa mais de 2 quilos.
Dentro dessas 4 variedades você pode encontrar exemplares com pelos curtos e longos. Algumas pessoas consideram esses 2 tipos separados, mas depende do especialista que o analisa.
O que caracteriza o chihuahua cabeça de maçã?
O chihuahua cabeça de maçã é considerado o espécime por excelência para representar a raça. Isso porque é a variedade que melhor atende aos padrões estéticos impostos pelas organizações cinológicas.
Espera-se que o chihuahua tenha uma cabeça arredondada, com um formato chamado “maçã”, já que se assemelharia ao formato dessa fruta quando eles ainda têm moleira. A molera é a fenda que atravessa o crânio de alguns cães e que aparece desde o nascimento.
Desta forma, a cúpula do crânio é muito mais larga que a mandíbula e o cão tem um stop pronunciado (o ponto onde termina a testa e começa o focinho). Simplificando, o chihuahua cabeça de maçã parece uma fruta arredondada com o focinho, olhos e orelhas colados.
Devo comprar um chihuahua cabeça de maçã?
Sempre aconselhamos a adoção de um cão, independentemente da raça, em vez da compra. A busca por características estéticas por meio da criação seletiva sempre deixa de lado a saúde do animal, dando origem a exemplares que desenvolvem sérios problemas. No caso dos chihuahuas, esta raça tende a sofrer de patologias oculares e cardiovasculares, colapso traqueal, distocia, hidrocefalia, luxações patelares e muito mais.
Portanto, se um chihuahua cair em suas mãos, que seja porque você o salvou do abandono e não porque deu dinheiro em troca de uma vida. Todos os cães merecem uma vida digna e feliz. Além disso, sua aparência será sempre a mais bela para quem os olhar com amor: não é necessário criá-los para obedecer às modas como se fossem roupas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- CHIHUAHUEÑO. (s. f.). Recuperado 8 de septiembre de 2022, de https://www.fci.be/es/nomenclature/CHIHUAHUENO-218.html
- O’Neill, D. G., Packer, R. M., Lobb, M., Church, D. B., Brodbelt, D. C., & Pegram, C. (2020). Demography and commonly recorded clinical conditions of Chihuahuas under primary veterinary care in the UK in 2016. BMC veterinary research, 16(1), 1-14.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.