4 tipos de chihuahuas (e suas características)

O chihuahua é uma das raças mais antigas da América, razão pela qual foi visto representado em brinquedos e embarcações que datam do século IX.
4 tipos de chihuahuas (e suas características)

Última atualização: 25 março, 2022

O chihuahua é uma das menores raças de cães que existem. É originário do México e se caracteriza por seu caráter nervoso, corajoso e intrépido. Não é um cão fácil de treinar, mas seu tamanho o tornou um dos animais de estimação mais preferidos pelas pessoas.

Os processos de criação e produção de cães incentivaram a geração de vários tipos de chihuahuas. Cada um deles tem características particulares, mas mantêm a aparência tenra e distinta da raça. Continue lendo aqui e descubra todas as variantes que existem deste curioso cão.

Características do chihuahua

O chihuahua é um cão que não costuma crescer muito, embora sua altura varie bastante mesmo dentro de competições caninas de renome. De fato, a instituição que estabelece os padrões da raça, chamada Kennel Club, não estabelece restrições de tamanho, mas de peso.

Esses cães exibem um crânio arredondado com orelhas pequenas e eretas, bem como um corpo mais longo do que largo e uma cauda levantada. Eles têm olhos grandes e expressivos que destacam o rosto, enquanto o focinho pode ser alongado ou reduzido. Eles têm um tamanho aproximado entre 15 e 38 centímetros de altura, sempre pesando menos de 3 quilos.

Esse cão tende a mostrar uma personalidade muito nervosa e insegura, razão pela qual se comporta de forma bastante agressiva em determinadas situações. Ele é carinhoso com seus tutores e os protege a todo custo, mas essa situação também pode levar a problemas de ansiedade de separação. Para ter um chihuahua saudável, é necessário treiná-lo para que aprenda a confiar (socializar) e evitar tantos episódios nervosos.

Variedades de chihuahua

A única variedade dessa raça reconhecida por organizações cinológicas como o Kennel Club é a chamada “cabeça de maçã”. Isso inclui espécimes de pelo longo e de pelo curto. No entanto, existem outros tipos de chihuahuas que carregam pequenas diferenças em suas características, o que os torna incríveis.

1. Cabeça de maçã

Chihuahuas com uma cabeça pequena e bastante circular são chamados de cabeças de maçã. Sua testa é larga e se destaca bastante, além de seu focinho ser reduzido, o que ajuda a acentuar o formato arredondado de seu crânio. Esse aspecto assemelha muito sua composição cefálica à curvatura de uma maçã, razão pela qual recebe o seu nome.

2. Cabeça de veado

A variante chamada cabeça de veado é caracterizada por ter um focinho mais alongado e menos arredondado que sua contraparte. Da mesma forma, as orelhas eretas são a característica que mais se destaca nesses chihuahuas, de modo que seu rosto se assemelha um pouco ao de um veado. Geralmente, é o tipo mais popular como animal de estimação, embora as organizações cinológicas internacionais não o reconheçam como uma “raça pura”.

3. Chihuahua sem pelos

Os chihuahuas sem pelos são produzidos como uma alternativa eficiente para pessoas com alergias. Embora seu nome mencione que eles não têm pelos, a realidade é que às vezes eles apresentam uma fina camada de pelos. Os cruzamentos seletivos necessários para criá-los fizeram com que apresentassem alguns problemas dentários.

Esses cães representam uma variante bastante rara e pouco conhecida nos dias de hoje.

4. Miniatura ou xícara de chá

Esse tipo de chihuahua mede no máximo 22 centímetros de altura e pesa menos de 2 quilos. Embora esses cães sejam vistos como uma variedade da raça, os cães que apresentam tamanhos muito pequenos são chamados de miniaturas. De fato, qualquer uma das variedades anteriores pode ter exemplares desse tamanho.

Alguns meios de comunicação argumentam que a criação seletiva de espécimes em miniatura é antiética, pois eles tendem a ter muito mais problemas de saúde do que as variantes normais.

Variações no pelo do chihuahua

Como mencionado acima, os chihuahuas podem ter dois tipos de pelagem: longa ou curta. Todas as variantes (com exceção do chihuahua sem pelos) são capazes de exibir qualquer conformação. As características de cada uma são descritas a seguir:

  • Pelo comprido: com esse tipo de pelagem, o cão apresentam pelos longos, volumosos, finos e sedosos que cobrem todo o seu corpo. É mais evidente no pescoço e na base das orelhas, por isso é possível confundi-lo com um lulu da pomerânia.
  • Pelo curto: é a pelagem mais comum no chihuahua. Caracteriza-se por estar muito próximo ao seu corpo, o que destaca a aparência esguia da raça.

Cuidados essenciais

Os chihuahuas exigem dedicação e cuidados no dia a dia. Eles representam uma das raças mais suscetíveis a desenvolver distúrbios comportamentais. Portanto, o treinamento deve ser uma das partes fundamentais de sua vida diária. Além disso, eles precisam da atenção de seus tutores e não toleram bem o abandono. Dessa forma, evite deixá-los sozinhos ou trancados por muito tempo.

Dependendo da variedade escolhida, talvez seja necessário ter um cuidado especial com a pelagem. Isso significa definir horários para a escovação pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. Se você optou por adotar um exemplar das variedades sem pelo, lembre-se de que são cães um pouco mais suscetíveis ao frio e que você deve manter a pele deles bem hidratada.

 

As cores do chihuahua podem ser muito variadas.

Todos os tipos de chihuahuas são excelentes animais de estimação adequados para viver em pequenos espaços como apartamentos. No entanto, também precisam de cuidados essenciais para evitar que sua saúde seja comprometida. Tenha certeza de que, com um bom regime de treinamento e os cuidados necessários, esse cão se tornará o melhor companheiro que você pode ter.

Pode interessar a você...
8 cães únicos por causa de suas marcas na pelagem
Meus Animais
Leia em Meus Animais
8 cães únicos por causa de suas marcas na pelagem

Você conhece estes cães únicos e incomparáveis, que chamam a atenção e se destacam pelas marcas na pelagem? Se não, conheça-os neste artigo!