10 raças de cães ideais para quem tem alergia

Se você tem alergia à proteína presente no epitélio e na saliva do cão, talvez ainda consiga conviver com esse animal. Aqui estão algumas raças de cães que são ideais para quem tem alergia.
10 raças de cães ideais para quem tem alergia

Última atualização: 05 fevereiro, 2022

A alergia ao epitélio do cão é uma das mais frequentes na população humana. No entanto, existem raças de cães ideais para quem tem alergia, como aquelas que têm pouco pelo ou soltam pouca caspa, já que o problema geralmente não é o pelo em si, e sim as proteínas da saliva e os flocos epidérmicos que se espalham pela casa presos ao pelo morto.

Essas alergias podem se tornar um problema para quem decide levar um cachorro para casa e até mesmo para quem trabalha com animais. Por isso, neste espaço vamos apresentar as raças que perdem menos pelos para quem tem alergia e quer continuar a desfrutar da companhia de um cão em sua vida. Não perca.

Quais são as raças de cães ideais para quem tem alergia?

Uma alergia é uma reação do sistema imunológico a algo que não deveria provocá-la, como produtos químicos inofensivos, certos alimentos ou, neste caso, as proteínas contidas na saliva e na pele do cão. Esses gatilhos da resposta imune são conhecidos como alérgenos. Os mais comuns são grãos de pólen, ácaros, toxinas de insetos e outras micropartículas.

As proteínas do cão que produzem a alergia são 2 lipocalinas chamadas Can f1 e Can f2.

Os chamados cães hipoalergênicos têm a característica de soltar pouquíssimos pelos e caspas, razão pela qual a proteína que produz a alergia em humanos não se espalha tanto pelo ar quando se convive com um deles. As raças que você vai encontrar a seguir são famosas por essa propriedade, mas lembre-se de que nem sempre evitam uma reação alérgica.

1. Yorkshire terrier

Esse cachorro quase não solta pelo. Isso, junto com seu pequeno tamanho, o torna ideal para tutores alérgicos que moram em apartamentos. No entanto, será necessário escovar a pelagem do yorkshire com frequência para desembaraçá-la e evitar que se suje, já que é longa e muito sujeita a nós.

Um dos cães mais amorosos.

2. Bichons e raças semelhantes

O maltês, o bichon frisé ou o bichon bolonhês são exemplos desse grupo de raças, que se caracterizam pela pouca queda de pelos, como é o caso do yorkshire. Como no caso anterior, será necessário escovar sua pelagem diariamente para manter o cuidado. No entanto, com as medidas de higiene pertinentes, esse cão não deve ser um problema.

Um maltês com uma bola.

3. Cães de água

O cão d’água espanhol e o poodle são outro grupo de raças que praticamente não soltam pelo. Os cachos de sua pelagem evitam que os pelos que caem da pele viajem pelo ar, pois ficam presos no corpo do cão. Dessa forma, os pelos mortos são facilmente removidos durante a escovação.

Uma das raças de cães ideais para quem tem alergia.

4. Terrier americano sem pelo

Essa raça, embora rara de se encontrar, é ideal para pessoas que têm alergia. Esses cães não têm pelos grossos nem produzem caspa em grande quantidade. Além disso, são pequenos e adequados para apartamentos, embora exijam um elevado nível de atividade.

Infelizmente, a quase total ausência de pelos é um desafio quando se trata de dar a esse cão todos os cuidados de que ele necessita.

Um dos exemplos de raças de cães ideais para quem sofre de alergias.

5. Schnauzer

O schnauzer é uma das raças de cães ideais para quem tem alergia, devido à escassa quantidade de pelo que solta. É procurado também por razões estéticas, visto que é considerado um cão muito bonito, bem como pela sua natureza afetuosa e leal aos tutores.

Um schnauzer gigante entre as folhas.

6. Shih tzu

Esse é outro caso de raça que não solta quase nenhum pelo, mas requer escovações diárias e banhos rotineiros que devem ser realizados em um local especializado. Além disso, são cães ativos e inteligentes que se tornarão o centro das atenções na casa com grande facilidade.

Um shih tzu olhando para a câmera.

7. Samoieda

Apesar da aparência de sua pelagem longa e da quantidade de pelos que caem, o samoieda é uma das raças de cães ideais para quem sofre de alergia, pois quase não produz caspa. Dessa forma, a proteína que causa a reação alérgica não se espalha pelo ar e pelas superfícies junto com os pelos e o tutor não fica exposto a ela.

Esse não é um dos tipos de husky.

8. Basenji

Essa raça tem várias vantagens para quem tem alergia. A primeiro delas é o pelo curto, que não se acumula tanto nos móveis e superfícies como nas outras raças. O outro (e mais importante) é que são cães extremamente asseados, de modo que a maior parte do pelo e da caspa são removidos com a escovação.

Uma das raças de cães ideais para quem tem alergia.

9. Cão Pelado Peruano

Esse cão, como o próprio nome sugere, não tem pelo, exceto por alguns tufos na cabeça, na cauda e nas patas. A ausência de pelo é uma vantagem clara para os responsáveis que têm alergia às lipocalinas do cão, embora essa raça possa liberar caspa capaz de desencadear a resposta imunológica.

Um cachorro olhando para a câmera.

10. Galgo

Tanto os galgos italianos como os ingleses são adequados para quem tem alergia, graças à sua pelagem curta e quase impermeável. Essas raças, tão maltratadas pela caça e pelo abandono, representam alguns dos melhores amigos que você pode tirar de um abrigo de animais: são leais, gratos e inteligentes.

Uma das raças de cães ideais para quem tem alergia.

Considerações para quem tem alergia

Embora essas raças sejam caracterizadas por dispersar menos quantidade de alérgenos, isso não significa que elas carecem das 2 proteínas mencionadas, Can f 1 e Can f 2. Portanto, a maioria desses cães causam alergias como qualquer outro, mas não tanto quanto aqueles que enchem a casa de pelos mortos.

Antes de adotar um cachorro, certifique-se de que a gravidade de sua alergia seja leve o suficiente para permitir que você conviva com um cão sem prejudicar sua saúde. Pense que, depois de assumir a responsabilidade por seus cuidados, você ficará em uma situação difícil se não puder cuidar dele mais tarde.

Portanto, consulte sempre o seu médico antes de tomar uma decisão. Caso não seja possível adotar um cachorro, existem muitas outras espécies de animais que podem ser resgatados: apesar da sua condição de saúde, você nunca ficará sem amigos não humanos.

Pode interessar a você...
O que faço se tiver alergia ao meu animal de estimação?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que faço se tiver alergia ao meu animal de estimação?