Cuidados do lulu da pomerânia: dicas e conselhos

Realizar todos os cuidados com o lulu da pomerânia permite que esse cão toy leve um estilo de vida saudável e agradável. Portanto, este artigo apresenta algumas recomendações que irão contribuir para o bem-estar do seu animal de estimação.
Cuidados do lulu da pomerânia: dicas e conselhos

Última atualização: 02 novembro, 2021

O lulu da pomerânia, também conhecido como Deutscher Zwergspitz ou Spitz anão alemão, é um cão em miniatura que requer vários cuidados para ser um animal de estimação saudável e feliz. Se você tem em casa esse cão carinhoso e inteligente, deve levar em consideração algumas recomendações para manter seu aspecto de pelúcia. A seguir, você conhecerá alguns dos cuidados com o lulu da pomerânia.

Veja como alcançar o bem-estar desse popular cachorro toy que leva o nome de uma área no nordeste da Europa (agora parte da Polônia e da Alemanha Ocidental). Você também aprenderá sobre a manutenção da pelagem, a dieta adequada e o nível de atividade física de um cão que está relacionado aos poderosos cães de trenó tipo Spitz do Ártico.

Cuidados com o lulu da pomerânia

Como qualquer outro animal de estimação, esse cão precisa seguir uma rotina que lhe permita cumprir sua expectativa de vida, que fica entre 12 e 15 anos. Os cuidados dessa raça devem incluir uma alimentação balanceada, boa higiene, vacinação, exercícios e até visitas ao veterinário para garantir que o estado de saúde do seu lulu da pomerânia é o ideal.

O iogurte é um alimento saudável para cães.

Higiene

Para começar, o asseio do seu animal de estimação é essencial, pois mantê-lo limpo o ajudará a evitar que contraia infecções ou doenças. Nesse sentido, destacamos que o lulu da pomerânia  necessita de um bom banho todos os meses ou a cada dois meses (dependendo de quão sujo estiver).

Além disso, os produtos utilizados no banho devem ser de qualidade, principalmente considerando que o seu pelo requer cuidados especiais. Ou seja, é preciso escolher bem o xampu e o condicionador que vai usar com o seu amigo de quatro patas. Importante: ele só possa começar a tomar banho depois de completar 14 semanas de vida.

Da mesma forma, a higiene dental do lulu da pomerânia deve ser mantida. Esse cão, que tem tendência à formação de tártaro e ao desenvolvimento de doenças dentárias, necessita de limpeza e acompanhamento constantes dos dentes. Além disso, você deve estar ciente do estado de suas unhas, que devem ser mantidas bem curtas.

Por outro lado, as orelhas e os olhos do lulu da pomerânia também exigem cuidados adequados. É importante que o tutor verifique as orelhas do animal com frequência e as limpe quando necessário. Além disso, as remelas devem ser removidas dos olhos do cão, pois essa raça tende a acumular muitos resíduos oculares.

Pelagem

Além do exposto acima, a manutenção da pelagem é um dos cuidados mais importantes que se deve ter com esse cão. O lulu da pomerânia precisa se acostumar com uma rotina de escovação para que seu cabelo permaneça sem nós e tenha uma boa aparência.

É importante destacar que essa raça adquire a pelagem adulta após 8 meses, mas antes experimenta a perda de quase toda a pelagem para renová-la. Durante esse processo natural, é ideal começar a escovar diariamente. Após a troca dos pelos, o cão terá uma pelagem abundante e delicada de duas camadas: a externa, com pelo longo e liso, e a interna, curta e densa.

Para a manutenção da pelagem, é aconselhável utilizar escovas diferentes. Estes são os princípios básicos:

  1. Uma escova de cerdas macias, de dupla camada ou de cerdas longas para escovar o pelo diariamente e em camadas, sem a necessidade de puxar.
  2. Outro tipo de rastelo (ou pente de metal) para desfazer nós muito complexos.

Se você não puder escovar o pelo do seu lulu da pomerânia todos os dias, certifique-se de escová-lo pelo menos 3 vezes por semana. Por outro lado, consultar um especialista no assunto seria bom para determinar qual a melhor forma de cuidar da pelagem desse cão toy.

Alimentação

Conforme indicado pelo American Kennel Club, os cuidados do lulu da pomerânia em relação à sua alimentação e nutrição devem sempre incluir alimentos de qualidade (seja fabricado comercialmente ou preparado em casa). Esse cão miniatura precisa que sua dieta seja compatível com sua idade, peso, tamanho e saúde.

O consumo de calorias não deve ser exagerado nesse cão para evitar problemas de excesso de peso.

Da mesma forma, é imprescindível fornecer sempre água fresca ao lulu da pomerânia, bem como ter clareza sobre quais alimentos humanos são seguros e podem ser um complemento na dieta do cão. Além disso, a supervisão de um veterinário sempre será relevante para estabelecer se seu animal está com o peso ideal e recebendo a dieta correta.

Atividade física

A atividade faz parte dos cuidados do lulu da pomerânia, pois essa raça inteligente tem muita energia. Portanto, é necessário usar essa vitalidade em atividades positivas, como os esportes. Isso evitará comportamentos inadequados no cão. Em resumo: esse animal de companhia precisa se manter ativo e estimulado.

Nesse sentido, você deverá passear diariamente com esse cão miniatura e proporcionar espaços de brincadeira que exercitem sua mente. O lulu da pomerânia precisa liberar sua energia, então os brinquedos também ajudam a cumprir esse propósito.

Saúde e avaliação veterinária

A avaliação veterinária desempenha um papel decisivo na saúde do seu animal de estimação, pois procurar um profissional para avaliar o seu desenvolvimento permitirá que qualquer doença seja detectada a tempo. Embora o lulu da pomerânia geralmente seja um cão muito saudável e de longa vida, ele também pode sofrer de complicações de saúde, como problemas dentários, oculares, cardíacos, renais ou respiratórios.

Da mesma forma, é necessário que seu amigo de quatro patas tenha todo o esquema de vacinação e desparasitação indicado pelo veterinário. Dessa forma, você estará contribuindo para o bem-estar do animal e para o seu próprio bem-estar (já que algumas patologias de cães podem ser transmitidas aos humanos).

Um lulu da pomerânia sorrindo para a câmera.

Conselhos finais sobre como cuidar do seu lulu da pomerânia

Apesar de ser um cão que exige atenção e carinho, o lulu da pomerânia gosta de ter o seu espaço, por isso nem sempre vai querer ficar no colo. Além disso, tenha em mente que não é um animal que se sente confortável preso ou em espaços confinados. Esse cão precisa de exercícios físicos e outras atividades para evitar ansiedade e estresse.

Lembre-se de que a pelagem dessa raça exige muito cuidado e você deve ter os instrumentos corretos para cuidar da sua pelagem. Quanto aos exercícios, evite corridas longas: embora esse cão seja muito enérgico, sua resistência é menor devido ao seu tamanho. Por fim, não se esqueça de sempre oferecer alimentos de qualidade e levá-lo regularmente ao veterinário.

Pode interessar a você...
Quais são as raças de cachorro mais sociáveis?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Quais são as raças de cachorro mais sociáveis?

As raças de cachorro mais sociáveis são as mais populares. Embora a maioria dos cachorros adorem as pessoas, alguns se destacam pela sua sociabilid...