É recomendável dar banho nos cães com sabonete neutro?

A preocupação com a higiene do seu cão é um sinal de que você se preocupa com a saúde dele. Portanto, é recomendável saber quais produtos são adequados para o bem-estar da pele e do seu corpo em geral dos animais.
É recomendável dar banho nos cães com sabonete neutro?

Última atualização: 24 Julho, 2021

Manter uma boa higiene na vida do cão é muito importante para a sua saúde, mas saber como fazer isso corretamente é ainda mais vital para que o animal fique saudável. Dar banho ou não nos cães usando sabonete neutro para humanos é uma daquelas perguntas que todo tutor deve saber responder.

É fundamental saber quais produtos você pode usar e até que ponto eles são adequados para os canídeos, pois a longo prazo a pele do animal pode ficar enfraquecida. Portanto, neste artigo iremos dizer se é aconselhável dar banho nos cães usando sabonete neutro ou não.

Dar banho nos cães usando sabonete neutro?

O sabonete neutro para humanos pode ser adequado você, pois combina com seu pH e é ajustado à sensibilidade da sua pele, mas a epiderme dos cães é outra história. A pele deles é tão diferente da nossa que os sabonetes neutros para humanos não trazem benefícios e podem até desencadear doenças e reações que você não quer que seu cão tenha.

No mundo da higiene canina, o melhor será sempre usar produtos específicos para cães.

Diferenças entre a pele humana e a pele dos cães

Se você vai dar banho em seu cão em casa, é importante não usar o mesmo xampu ou sabonete que você usa, pois não são produtos adequados para o pH da pele canina. O pH em humanos varia de 5,2 a 6,2. Consequentemente, xampus e sabonetes para humanos igualam esse pH para que seja adequado para o cuidado da sua pele, segundo a ADA Colômbia.

Por outro lado, estudos comentam que o pH da pele canina varia entre 5 e 7,9, com valor médio de 6,2. Em algumas raças de cães esse valor pode chegar a 8,0, como pode ser o caso do husky siberiano ou do labrador. Esse parâmetro depende do tamanho, da raça, do sexo e de outros fatores.

A pele do ser humano é ligeiramente ácida, enquanto a dos cães tende à alcalinidade.

 

Um cachorro no banho.

Para que serve o pH?

Especialistas no assunto garantem que a pele desempenha diversas tarefas essenciais para o bem-estar dos cães. Uma das funções desse órgão é ser uma barreira protetora contra patógenos para todo o corpo, mas também desempenha papéis essenciais na termorregulação e na proteção mecânica contra batidas, por exemplo.

A pele, portanto, é a barreira imunológica primária. Nessa atividade protetora, o pH cumpre uma tarefa fundamental, pois é um dos principais mecanismos de proteção do órgão. Como o ambiente cutâneo é mais alcalino do que o ambiente geral, as colônias de bactérias e fungos podem ter problemas para colonizá-lo.

Se o seu cão tem um pH ideal, sua pele será resistente, menos sensível e cumprirá sua tarefa principal de proteção.

Quem tem a pele mais sensível?

A pele do cachorro é mais delicada do que a dos humanos. De acordo com fontes profissionais, a pele humana é composta por 5 camadas sobrepostas de tecido, que juntas formam entre 10 e 15 fileiras de células epiteliais, enquanto os cães têm apenas 3 a 5 fileiras de epitélio. Em outras palavras, esse órgão é mais fino nos canídeos.

Portanto, se você usar produtos químicos com ingredientes que também sejam agressivos para eles, poderá facilmente danificar sua pele.

Portanto, é recomendável dar banho nos cães com sabonete neutro?

Os produtos de higiene para humanos contêm um pH ácido para cães e podem causar irritações. Se você usar esses produtos uma vez em seu cão, em caso de emergência, por exemplo, o mais normal é que nenhum problema apareça em sua pele, mas haverá consequências se você continuar a usá-los regularmente.

Se esses maus hábitos forem mantidos, o manto ácido que protege sua pele ficará paralisado e as bactérias, os parasitas e os vírus poderão incomodar, causando coceira, urticária, urticária ou queda de pelo. Portanto, existem xampus desenvolvidos especificamente para cães. Você pode até encontrar produtos para diferentes raças, pois o pH pode variar dependendo de alguns fatores.

Use xampus especiais em vez de dar banho nos cães com sabonete neutro

Se você usa um xampu compatível com seu tipo de cabelo (de acordo com sua cor, seu formato, sua textura) e um sabonete adequado ao seu tipo de pele (como um sabonete neutro), entenderá que o mesmo deve acontecer com seu cão. Os produtos para ele devem ser compatíveis com seu pH, neutralizar odores, dar brilho e maciez ao pelo e saúde à pele.

É recomendável utilizar xampus com pH 6, pois eles têm mostrado melhor resposta a todos os processos fisiológicos da pele dos cães, como a taxa de renovação epidérmica, a formação e a estruturação dos lipídios epidérmicos e a ativação de enzimas.

Verifique os ingredientes

Além de verificar se o pH está correto, é importante analisar os ingredientes do xampu, pois também podem causar irritação na pele. Observe se o produto não contém ingredientes como álcoois, viscosificantes, condicionadores, etanolaminas, sulfatos, cores artificiais e perfumes.

Outro ingrediente que você deve evitar, se possível, são os conservantes. São substâncias que os produtores adicionam aos compostos perecíveis para estender sua vida útil, mas podem ter efeitos imprevisíveis na saúde a longo prazo.

Formaldeído e benzenos

Um dos conservantes mais comuns é o formaldeído, que pode causar efeitos negativos no organismo. Conforme indicado pela associação Cancer.gov, estudos mostraram que a exposição prolongada a esse composto promove câncer nasal em ratos. Também foi listado como um “possível carcinógeno” para humanos após exposições muito prolongadas.

Embora os efeitos a longo prazo desse produto químico em cães não sejam conhecidos, é melhor prevenir. É muito comum não encontrar a palavra “formaldeído” literalmente escrita entre os ingredientes, e sim várias substâncias que lhe dão vida, como as seguintes:

  • Diazolidinil ureia.
  • Imidazolidinil ureia.
  • 2-bromo-2-nitropropano-1,3-diol (ou Bronopol).
  • Hidroximetilglicinato de sódio.
  • Hidantoína DMDM (hidantoína DMDM).
  • Quaternium-7, -15, -31, 61.

Dois outros conservantes muito comuns são os parabenos, como o metilparabeno, propilparabeno e butilparabeno, e o benzoato de sódio, que, quando misturado com vitamina C, ácido ascórbico ou ácido cíclico, desencadeia uma reação química que leva à formação de benzeno.

Esse é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de leucemia e outras doenças graves do sangue. A Agência para Substâncias Tóxicas e Registro de Doenças destaca o potencial cancerígeno do benzeno, junto com muitos outros efeitos sistêmicos que ele pode produzir.

 

Um corgi na hora do banho.

A melhor opção para fazer sabonetes caninos, de acordo com a associação Súper cachorros, será sempre utilizar ingredientes naturais como aloe vera, mel, aveia e frutas cítricas, entre outros. Seja qual for a sua escolha, certifique-se de seguir as recomendações do seu veterinário para o bem-estar do seu cão.

Pode interessar a você...
Erros que fazem nossos cães odiarem tomar banho
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Erros que fazem nossos cães odiarem tomar banho