Xampu caseiro para o seu cachorro

· março 6, 2019
A primeira coisa que você deve levar em conta para fazer um xampu caseiro para o seu cachorro é que ele não pode conter álcool.

No mercado existem muitos produtos para higiene e limpeza dos animais de estimação. Alguns têm melhor qualidade do que outros, com resultados que podem variar, dependendo de um grande número de fatores. Mas há sempre a opção de fazer um xampu caseiro para o seu cão.

Na hora de dar banho em seu cachorro, muitos preferem escolher um produto caseiro, entre outras razões, é a única maneira de saber em detalhes o que está sendo usado em seu bichinho.

Outra razão para fugir das fórmulas comerciais é que, às vezes, elas acabam sendo contraproducentes. Não são raros os casos de reações adversas após a aplicação de um líquido que prometia deixar os pelos e a pele do animal não apenas limpos, mas também fortes e saudáveis.

É relativamente simples e rápido fazer em casa os produtos para lavar adequadamente os pelos de um cão. Os ingredientes que formam a base dessas preparações são fáceis de obter. Não há nada de extraordinário, caro ou que deva ser importado de lugares ou países distantes.

O que não deve ser usado quando se faz um xampu caseiro para cães

O álcool, ou qualquer produto que o inclua em sua composição, é a primeira coisa que deve ser evitada para se fazer um xampu caseiro para cães, assim como perfumes ou aditivos.

As fórmulas para humanos são proibidas. Dar banho no cachorro com o xampu que está no chuveiro é um dos maiores erros que podem ser cometidos.

Apenas soluções suaves para bebês, em pequenas quantidades e diluídas em água, podem ser aplicadas em animais de estimação.

Banho em filhote de cachorro

Observe sempre se, após um banho, surgem vermelhidões, urticária ou qualquer outra reação adversa. Perceba também se o pelo permanece brilhante e não começa a cair descontroladamente. Isso deve ser feito independentemente de se usar preparações caseiras ou produtos comerciais.

Xampu à base de aveia

Este produto é especialmente indicado para animais com pele sensível. Isso inclui aqueles que são frequentemente afetados por irritações.

Também é um xampu indicado para os animais que se coçam desesperadamente, a ponto de causar lesões, em meio a tentativas inúteis de remover pulgas e outros parasitas da pele.

Para sua preparação, é preciso meia xícara de farinha de aveia, meia xícara de bicarbonato de sódio e meia xícara de água fria.

Primeiro, misture a aveia e o bicarbonato numa tigela. Finalmente, adicione a água. Se ficar muito grosso, você pode optar por adicionar poupo a pouco outra meia xícara de água.

Este xampu é altamente recomendado para cães que precisam de rotinas de higiene mais intensas, seja devido aos seus próprios hábitos ou devido às condições dos espaços que ocupam. Dentro de um recipiente de vidro bem fechado, você pode mantê-lo por vários dias na geladeira.

Com aroma de alecrim

O Rosmarius officinalis, conhecida na Espanha e América Latina como alecrim, é uma planta mediterrânea que, além de proporcionar um aroma muito agradável, é um fungicida muito eficiente. Sua presença repele rapidamente as pulgas, sempre desconfortáveis ​​e perigosas.

Cachorro tomando banho

Para preparar um xampu caseiro útil na prevenção e no combate a dermatite canina, junte duas colheres de sopa de alecrim em pó com uma xícara média de vinagre de maçã e um sabão de glicerina ralado. Misture tudo em um litro de água.

Modo de preparo

  • O primeiro passo para a sua preparação é levar a água ao fogo até ferver.
  • Adicione o alecrim e deixe descansar por 15 minutos.
  • Em seguida, adicione o sabão de glicerina ralado. Isso deve ser feito lentamente.
  • A mistura deve ser mexida constantemente para dissolver sem formar grumos.

Se a consistência resultante for muito espessa, uma xícara adicional de água quente pode ser colocada. Finalmente, despeje o vinagre de maçã e mexa até que todos os ingredientes estejam perfeitamente integrados. Coloque a preparação em uma garrafa de vidro e espere esfriar antes de usar.

Xampu caseiro anti-pulgas

Uma receita muito simples. Dissolva cinco colheres de sopa de um suave xampu para bebês em meia xícara de vinagre de maçã e uma xícara de água.

Quando os três elementos estiverem bem integrados, poderá ser aplicado no animal de estimação. Para que esta preparação possa eliminar a maior quantidade de pulgas possível, você deve deixá-la agir por cinco minutos antes de enxaguar.