Os hábitos de higiene dos gatos

fevereiro 28, 2019
Se você tem um gato, sabe que ele passa grande parte do seu dia se lambendo. Por que isso acontece? Devemos permitir que eles façam isso?

Os hábitos de higiene dos gatos e de diversos outros animais incluem práticas que eles utilizam para limpar seus próprios corpos.

Embora muitas espécies tenham o hábito de lamber seus corpos, este comportamento é especialmente famoso entre os gatos. Por isso, a seguir, explicaremos melhor do que se trata e por que essa conduta é tão importante.

Como os animais cuidam da sua higiene?

Os animais selvagens precisam estar física e mentalmente preparados para sobreviver na natureza por conta própria.

Algumas espécies se reúnem em grupos com esta finalidade, enquanto outras preferem uma vida solitária.

Além de conseguir alimentos, encontrar um refúgio e se defender de possíveis predadores, os animais também precisam manter certos hábitos de higiene para conservar sua boa saúde.

Isso significa não apenas limpar seus pelos e sua pele de impurezas, mas também evitar o acúmulo de parasitas no seu corpo.

Na maioria das espécies, os hábitos de higiene são determinados por instinto. No entanto, alguns animais superiores podem adquirir o hábito de se cuidar para beneficiar a sua saúde e bem-estar.

O ser humano, por exemplo, não se cuida somente por instinto, e desenvolveu ferramentas, terapias e produtos para melhorar a sua higiene.

Além disso, as pessoas não se cuidam somente pela necessidade de manter sua boa saúde, mas também para melhorar a aparência, autoestima e facilitar a interação social.

Gato lambendo sua pata

Por que os animais mantêm hábitos de higiene?

Os hábitos de higiene dos gatos e de outros animais cumprem diferentes funções, que estão associadas direta e indiretamente a sua sobrevivência.

Ou seja, eles influenciam, em maior ou menor medida, a continuidade das espécies em nosso planeta.

Estes são os principais motivos pelos quais os animais cuidam da sua higiene:

  • Remover impurezas e sujeiras de sua pele e de seus pelos, para preservar sua beleza e boa saúde.
  • Eliminar parasitas externos e outros agentes patogênicos, evitando déficits nutricionais, infecções e demais doenças.
  • Manter o estado ótimo da pelagem que reveste e protege seu corpo das intempéries e outras ameaças do exterior.
  • Conservar sua boa aparência para atrair as fêmeas durante a época de acasalamento. Muitas espécies também liberam feromônios através destes hábitos para atrair seus parceiros.
  • Alguns animais se higienizam para liberar substâncias malcheirosas ou tóxicas que agem como um mecanismo de defesa, afugentando predadores.
  • As aves também mantêm estes hábitos para preservar suas plumas em condições ideais para o voo.
  • Grande parte dos insetos higienizam regularmente seus corpos, especialmente suas antenas, para manter seu sentido de orientação e sua capacidade de voo.
  • Em alguns animais que vivem em grupos, como os macacos, os hábitos de higiene podem cumprir uma função social de interação.

Por que os hábitos de higiene dos gatos são tão importantes?

Em primeiro lugar, devemos compreender que os gatos nunca foram domesticados como os cães. Eles simplesmente aprenderam a conviver e dividir seu território de forma pacífica e benéfica com os seres humanos.

No entanto, o organismo de um gato continua física e mentalmente preparado para sobreviver por conta própria.

Gato lambendo outro gato

Por isso, embora possam adotar novos hábitos na rotina do lar, a verdade é que eles preservam muitos comportamentos instintivos.

Um deles é, sem dúvida, sua rotina de higiene, que seria um requisito básico para preservar sua boa saúde na natureza.

Os hábitos de higiene do gato não envolvem apenas manter o corpo limpo e livre de parasitas, mas fazem parte da natureza felina.

Podemos inclusive ver como as mães lambem suas crias desde muito pequenas, cuidando delas e ensinando como podem sobreviver.

Tentar impedir que um gato mantenha seus hábitos de higiene seria impedir que ele expressasse seus comportamentos naturais.

Por isso, respeitá-los é aceitar e entender que nossos gatinhos têm sua própria personalidade e forma de ser.

A importância de favorecer os hábitos de higiene dos gatos

Na realidade, não devemos interferir nem impedir ou interromper os cuidados de higiene dos gatos. Podemos, entretanto, facilitar seu trabalho e prevenir que ele engula uma grande quantidade de pelos enquanto se lambe para se limpar.

Com escovações regulares (ou diárias, para os gatos de pelos longos) conseguiremos eliminar pelos mortos e impurezas.

Dessa maneira, podemos deixar que nosso gato se lamba tranquilamente, sem nos preocuparmos com a formação de bolas de pelos em seu trato gastrointestinal.

  • Beaver, B.V., 2003. Feline behavior. A guide for veterinarians. Saunders, St. Louis, Missouri.
  • Manteca, X., 2003. Etología clínica veterinaria del perro y del gato. Multimédica, Barcelona, España.