Tudo sobre o treinamento do braco alemão

· setembro 15, 2018
Embora seja um cão muito nobre e inteligente, ele também fica nervoso porque tem muita energia, então precisará aprender a obedecer e se controlar.

Por causa de seu desejo inato de liderança, os cães de grande porte precisam de treinamento especial. Assim, é possível ensiná-los a ocupar seu lugar no lar e a serem submissos aos responsáveis. Ou seja, respeitar os membros da família. Vamos te dar alguns conselhos sobre o treinamento do braco alemão. Eles podem ser úteis caso você tenha ou esteja pensando em ter um.

Como realizar o treinamento do braco alemão

Este cão é caracterizado por ser nobre, obediente e inteligente. Além disso, ele adora agradar ao seu dono e tornar tudo mais fácil na convivência.

Graças a todas essas características, treinar o braco alemão não será difícil. Claro, sempre vale a pena lembrar que paciência, perseverança e afeto são essenciais para alcançar bons resultados.

Ensine os comandos básicos

Além de todas as características mencionadas, o braco alemão também é um cão muito nervoso, devido à energia inesgotável que tem. Por isso, ele pode ser muito inquieto e travesso. Inclusive, pode fazer muitas travessuras por causa de seu tamanho.

Para controlar esse comportamento, nada melhor que ensinar comandos básicos, como sentar, deitar, ficar parado, etc. Dessa forma, quando ele estiver ligeiramente alterado, você pode detê-lo com um desses comandos. Com sua grande inteligência, certamente não demorará muito para ele aprender a obedecer.

Controle o lado caçador

O braco alemão carrega nos genes o instinto de caça. Se você realmente não for usá-lo para essa atividade, terá que aprender a controlar esse instinto. Se não o fizer, seu cão irá surpreendê-lo com “presentes”, como animais mortos. É possível que isso aconteça na rua ou em seu jardim, o que é certamente algo um pouco desagradável para você.

O braco alemão: um cão caçador

Uma das maneiras pelas quais você pode treiná-lo é com brinquedos que o deixem entretido. Entre eles, está o Kong, em que a comida é introduzida para que o animal a encontre. Parece fácil, mas não é.

Claro que não queremos dizer com isso que você tem que anular o instinto de caça do animal. Afinal, ele faz parte da sua personalidade e isso pode até ser considerado abuso. Estamos apenas sugerindo que você lhe ofereça outras ocupações, para que ele não pense só em caçar.

Exercício

O braco alemão também precisa de grandes doses de exercício para canalizar sua energia. Além, é claro, de preservar a saúde de seus ossos e articulações. Longas caminhadas, natação ou corrida são alguns dos melhores esportes que um braco alemão pode praticar.

Educando o braco alemão

Controlar os latidos

Se há algo negativo que caracteriza essa raça, é o latido constante e desnecessário. Se você quiser que isso não seja um problema para você ou seus vizinhos, terá de ensiná-lo a controlar os latidos.

Isso pode ser conseguido ensinando ao cão dois comandos, um para latir e outro para calar. Normalmente, a maioria das pessoas usa uma palavra curta, como “falar” ou “latir” para emitir o latido e “silêncio” ou “pare” para o contrário.

A coleira

Um dos principais problemas dos cães de grande porte é que parecem ser eles que nos levam para passear e não o contrário. Para que isso não aconteça, você deve tomar as medidas necessárias para ensinar seu cão a não puxar a coleira.

Esse será um passo que pode exigir mais paciência de sua parte. Afinal, não é um ensinamento simples, mas se você persistir, o animal conseguirá.

Socialização

O braco alemão é um cão grande e forte, e ele sabe disso. Por isso, pode ter uma tendência a se mostrar como líder para outros cães e outras pessoas. Para evitar esse tipo de comportamento, é necessário que o filhote se acostume a socializar com outros cães e outras pessoas.

Verifique com seu veterinário qual é a idade apropriada para o filhote ir ao parque com outros cães. Claro, não o leve até que ele tenha tomado as vacinas apropriadas.

Algumas pessoas se assustam com a ideia de ter um cachorro grande por causa do comportamento hostil que podem ter. Entretanto, não tenha dúvidas de que o braco alemão é uma raça ideal para ter como animal de estimação. Você só precisa treinar seu companheiro da maneira certa.