Um animal de estimação não é um hobby

Um animal de estimação não é um hobby

Última atualização: 27 julho, 2022

O seu filho vive pedindo para você um animal de estimação? Pela primeira vez você teve vontade de ter um pet? Mas antes de mais nada, você precisa saber que ter um animal de estimação não é um hobby. 

Os animais domésticos são seres vivos dotados de inteligência e emoções, que merecem uma criação responsável e cuidados apropriados.  Proporcionar ótimas condições para o desenvolvimento do seu bichinho de estimação não é opcional, mas sim indispensável para um porte consciente.

Escolhendo o animal de estimação ideal para o seu estilo de vida

Você acha preconceituoso dizer que pessoas com gatos e com cães são diferentes? A verdade é que a frase não deve ser tomada como regra geral. Pessoas que realmente amam os animais são capazes de amar e cuidar da mesma maneira dos seus animais de estimação. 

Mas é importante saber que cada animai se adapta melhor a um estilo de vida e ao comportamento de seus donos. Por isso, você deve escolher conscientemente qual o pet mais adequado para a sua casa, para o seu tempo disponível e para a sua personalidade.

cão deitado e a sua família atrás

De maneira geral, os cães costumam ser mais dependentes dos donos. Eles requerem tempo e disposição para se exercitar, brincar e serem treinados. Já os gatos são muito mais independentes. Por outro lado, são mais exigentes com relação à sua alimentação, higiene e socialização.

Se a sua intenção é dar um animal de estimação de presente para uma criança, nem sempre os cães são a melhor opção. É preciso levar em consideração que eles requerem muitos cuidados e um treinamento correto.

Talvez seja melhor escolher um animal de estimação de menor porte e que exija menos tempo diário de dedicação. Como um hamster ou uma tartaruga, por exemplo.

Vale a pena lembrar que muitos animais não podem ser adquiridos como animais de estimação. Na Espanha, existe uma lista detalhada de espécies exóticas consideradas ilegais.

O ideal é que todos entendessem que não existem animais de estimação exóticos, mas sim animais selvagens em cativeiros. O que representa um ato de egoísmo humano que põe em risco a sobrevivência de muitas espécies silvestres.

Por que comprar quando se pode adotar?

Adotar não se trata de economizar dinheiro. Trata-se de não colaborar com práticas abusivas comuns em muitos estabelecimentos de criação de animais.

Historicamente, muitas raças sofreram mutilações devido a padrões estéticos ou para cumprir funções, como para atuar como cão de briga ou fazer trabalhos forçados. Esses são os casos do Pitbull, do Cocker Spaniel, do Rottweiler, do Dogo Argentino, do Doberman, etc.

Quando a vida do animal é considerada um negócio, as consequências podem ser graves para a saúde e desenvolvimento da sua espécie.

Adotar é um ato de amor que oferece a muitos animais inocentes uma segunda opção. A adoção fomenta a consciência e o respeito à vida animal. Uma relação de cooperação mútua e desinteressada, como deveria ser toda e qualquer relação de amor.

Os animais adotados são capazes de aprender e oferecer carinho como qualquer cão de raça definida. Além disso, eles sentirão gratidão durante toda a sua vida.

Ter um animal de estimação não é um hobby: DIGA NÃO AO ABANDONO!

O abandono e maus-tratos aos animais são realidades que ocorrem em muitos países. A sua principal causa é o despreparo dos donos, que é, em grande parte, facilitado pelo mercado de compra e venda de animais de estimação.

Infelizmente, muitas pessoas adquirem um animal sem ter consciência dos cuidados, dos gastos e das responsabilidades que devem ser assumidos. 

Lembre-se que ter um animal de estimação não é um hobby, mas sim uma responsabilidade com a vida de outro ser. Um animal não é um brinquedo, um adorno ou um objeto que pode ser abandonado quando se torna menos interessante.

Cuidados básicos para uma vida feliz e saudável junto ao seu bichinho de estimação

Um dono responsável deve proporcionar as condições ideais para o desenvolvimento do seu animal de estimação. Isso quer dizer que ele conhece as suas necessidades, os seus hábitos e os cuidados que ele exige para viver com saúde e com alegria.

gato com sua dona

Resumindo, os principais aspectos de uma criação responsável são:

  1. Alimentação balanceada
  2. Prática de exercícios físicos regulares
  3. Medicina preventiva: visitas ao veterinário, desparasitação externa e interna, vacinação, higiene adequada, etc
  4. Ambiente favorável para o desenvolvimento saudável do animal
  5. Prevenção do excesso de frio e do calor
  6. Educação e socialização
  7. Amor, carinho e dedicação

Entender que um animal de estimação não é um hobby é um passo fundamental no caminho para uma sociedade mais responsável, que cuide de todos os seus integrantes. Vamos todos ajudar a proteger os nossos melhores amigos.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.