Um cachorro pode usar a caixa de areia?
Um cachorro pode fazer suas necessidades numa caixa de areia, assim como os gatos. Mas desde que seja utilizada uma areia específica. Além disso, a caixa deve estar num lugar propício e um comando deve ser usado para ensinar o animal.
Muitos donos de cães, apesar de amarem seus pets, incomodam-se com o esforço de levá-los para a rua várias vezes ao dia. Por isso, surge a dúvida: um cão pode fazer suas necessidades numa caixa, assim como um gato?
Um cão pode fazer suas necessidades numa caixa de areia?
Sim, é possível. Pense que os cães são ainda mais fáceis de adestrar do que os gatos. Portanto, são capazes de aprender quase qualquer coisa que você queira ensiná-los. Assim, fazer as necessidades numa caixa de areia pode ser o seu novo projeto de adestramento com seu animal de estimação. Como fazer isso?
Consiga uma caixa
Primeiro, você precisa de uma caixa com um tamanho adequado para seu cão e que seja feita de um material resistente. Tenha em mente que ela não deve ser muito alta, pois você sabe da mania dos cães de arranhar o chão após se aliviar.
Se você usar uma caixa muito funda e colocar muita areia, a casa ficará um desastre. Por outro lado, se é uma caixa pequena demais, o animal sentirá desconforto e não conseguirá fazer bem suas necessidades.
Compre areia para cães
A areia para cães é diferente da dos gatos, pois o tamanho dos grãos é maior, gerando mais absorção. Você pode escolher diferentes formatos e materiais, mas esqueça a areia de gato, ela emite odores que podem incomodar seu animal.
Um segredo que pode ser útil para evitar maus odores é colocar bicarbonato no fundo sempre que a caixa encher. Você vai ver como funciona!
Encontre o lugar certo
A caixa de areia deve estar em um lugar em que seu cão passe muito tempo, mas que não fique visível de qualquer ponto. Acredite ou não, os cães são discretos e não gostam de ser observados em seus momentos íntimos.
Naturalmente, a caixa não pode estar perto da comida e da água, já que ele não vai usá-los. Eles diferenciam muito bem uma coisa da outra.
Ensine-o um comando
Para o animal de estimação usar sua caixa, você deve ensiná-lo um comando. Coloque-o dentro da caixa e escolha um comando curto que indique o que você quer, como “caixa” ou “use a caixa”.
Deixe-o lá por alguns segundos, depois tire-o e repita o processo várias vezes. Mais tarde, tente fazê-lo entrar e sair da caixa com o seu comando. Faça-o entender que a caixa é um local seguro e que faz parte do seu ambiente.
Não o repreenda
É normal que seu cão não entenda o propósito da caixa de início e continue a fazer suas necessidades fora. Porém, não o repreenda, trate-o com carinho e tenha paciência.
Se ele urinar fora da caixa, aproveite para limpar com um jornal e coloque o papel sobre a caixa. Dessa forma, o cheiro vai atraí-lo na próxima vez que ele precisar se aliviar e, provavelmente, vai fazer isso dentro da caixa.
Observe-o
Se seu cão possui horários marcados para comer, é provável que ele queria se aliviar em horários marcados também. Assim que você perceber que ele vai fazer xixi ou cocô, use o comando para que ele vá para a caixa ou, até, pegue-o e leve-o para lá.
Dessa forma, ele vai aprender que a caixa é para isso. Os cães possuem boa memória associativa e serão capazes de lembrar para que serve a caixa e de usá-la quando precisarem.
Use reforço positivo
Dê um prêmio a seu amigo toda vez que ele usar a caixa, pois isso reforçará sua vontade de usá-la. Não há nada melhor que um prêmio para motivar nosso animal de estimação.
Você viu que um cão pode fazer suas necessidades numa caixa e que não terá muito esforço em ensiná-lo o comando. Apenas seja paciente e, acima de tudo, ensine-o com amor e sempre apostando no reforço positivo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Buronzo, A. (2011). Las increíbles propiedades del bicarbonato de sodio. Obelisco.
Hiby, E. F., Rooney, N. J., & Bradshaw, J. W. S. (2004). Dog training methods: Their use, effectiveness and interaction with behaviour and welfare. Animal Welfare.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.