O que faço se o meu cão esconde a comida?

junho 30, 2017

O sentido de sobrevivência herdado de seus antepassados lobos leva os cães a esconder pedaços de comida pelo jardim ou pela casa. Você já deve ter se perguntado mais de uma vez por que isso acontece. Pois bem, hoje vamos não só te contar, mas também oferecer algumas dicas para evitar este comportamento. Por que um cão esconde a comida? Vamos descobrir.

Para chegar até a raiz de um assunto, é preciso partir do princípio. Então vamos lá!

Por que o seu cão esconde a comida?

Em muitas ocasiões, falamos que os cães descendem dos lobos. Antes de serem domesticados, eram animais selvagens, com um forte instinto de sobrevivência.

Como diz o ditado, o mais forte é que sobrevive. E ter alimento guardado era uma garantia de poder se alimentar depois, enquanto que comer tudo os deixava indefesos e sem reservas.

Isso também explica o que leva os animais a comerem tão rápido. Assim, eles evitam que outros predadores roubem suas presas.

Mas por que esconder ossos? Se o que eles querem é ter uma reserva de alimento, os ossos não têm muita serventia. Entretanto, foi descoberto que, em tempos passados, a pouca carne que sobrava neles, assim como o tutano, era muito nutritiva em épocas de escassez até encontrar outra coisa que comer.

Por que ele age assim em casa?

Claro, você poderia pensar que tudo isso faz sentido, mas que seu bichinho de estimação tem comida de sobra e não precisa guardar nada, pois, se precisar de mais, você dará. Mas existem momentos em que os instintos são mais fortes que as novas circunstâncias em que se vive.

Para que você entenda o seu animal, poderíamos dizer que é uma tradição canina e que custa deixar esse hábito de lado. Mas existem vários motivos que levam o seu cão a fazer isso:

  • Talvez você não esteja dando a quantidade adequada e ele pensa que é pouco e guarda para depois.
  • Se existe mais de um cão em casa, por medo de que o outro coma mais do que ele.
  • Talvez haja um jardim ou um vaso em casa. Guardar comida se transforma agora em uma maneira de ele se divertir um pouco.
  • Se ele experimenta algo novo, é possível que queira guardar como um tesouro.
  • Para garantir que esteja bem alimentado, caso algo aconteça. Isso é mais comum em cães que foram abandonados. Podem ter medo de que seus donos não retornem.

Esta prática é muito comum em diversos animais que escondem seu alimento para mais tarde ao pressentirem o frio do inverno.

O que você pode fazer se o seu cão esconde a comida?

Quando os cachorros escondem comida, podem se lembrar e em algum momento do dia comê-la. Mas eles também podem se esquecer e deixá-la lá até se decompor por completo. Para evitar isso:

Autor: Fernando Dall’Acqua
  • Marque bem os horários de alimentação do seu cachorro. Manter uma rotina fixa o ajudará a não sentir necessidade de esconder os alimentos.
  • Ao oferecer algo novo a ele, observe atentamente o que ele faz com a comida e aonde a leva. Isso vai ajudar você nas próximas ocasiões.
  • Fale com seu veterinário para saber as quantidades exatas de comida que o seu animal necessita, de acordo com o peso e constituição física.
  • Não lhe dê mais alimento do que ele necessita, tampouco uma quantidade menor.
  • Fique por perto enquanto ele come, especialmente se você ainda não o conhece muito bem, para que tenha a certeza de que você nunca o abandonará.

Se o seu peludo esconde a comida, fique tranquilo. Como vimos, esse é um comportamento mais ou menos normal. Porém, tente ajudá-lo a não sentir essa ansiedade desnecessária.