Você sabia que existem sorvetes para cães?

junho 5, 2017

Com certeza você já foi tentado a dar um pouco de sua sobremesa ao seu animal de estimação, ao vê-lo com essa carinha tão linda que ele tem. Contudo, você se conteve para evitar que ela provocasse algum problema de saúde nele. A boa notícia é que você pode preparar sorvetes para cães com ingredientes adequados para o animal. Assim, todos vocês vão desfrutar de um docinho após a refeição!

Sorvetes para cães? Estão permitidos?

O problema dos sorvetes “para humanos” é que contêm muitos ingredientes que não são bons para a saúde do cão. E como os bichinhos adoram comer o que seus donos consomem, muitas vezes nos vemos em uma encruzilhada sem saber se algum alimento é bom para eles ou não.

Os sorvetes para cães estão permitidos na medida em que sejam produzidos especialmente para eles. As sobremesas comercializadas que comemos nós, pessoas, não são saudáveis para os animais de estimação (e tampouco para nós, mas esse é outro assunto).

Se comprarmos um sorvete e o dividirmos com nosso cachorro, ele pode sofrer diarreia, vômito ou um aumento dos níveis de glicose no sangue. Embora seja uma colherzinha, não é recomendável por causa da quantidade de açúcar e gordura que possui.

Por outro lado, os sorvetes aptos para cães não são apenas um deleite para o paladar deles, como também um excelente prêmio, quando eles se comportam bem ou, inclusive, um refresco natural nos dias quentes de verão. Ajuda-os a se manterem refrescados, entretidos e felizes. O que mais nós poderíamos querer?

Receitas de sorvetes para cães

A melhor opção que temos como donos é fabricar uma sobremesa especial para nosso melhor amigo, inclusive, são tão saudáveis que nós podemos consumi-los sem problemas. Da mesma forma, você deve levar em consideração as quantidades, e que, por ser um alimento muito gelado, pode lhe cair mal se comer em excesso ou rápido demais.

Ofereça-lhe um pouco e ensine-o a comer com calma, que vá comendo-o pouco a pouco. As receitas de sorvete para cachorro a seguir são deliciosas:

Sorvete de iogurte

Deve conter iogurte natural sem açúcar nem nenhum outro aditivo. Basta colocar um pote de iogurte na geladeira ou freezer, esperar por duas horas e logo retirar o envoltório que o recobre. Damos-lhe para que aproveite da forma que ele mais gostar.

Se você não quiser que seu cão coma tanto iogurte, pode primeiro diluí-lo com água (em partes iguais) e processá-lo no liquidificador. O processo de refrigeração é o mesmo. Se o seu bichinho não for alérgico, pode acrescentar ao sorvete um pouco de canela para que tenha mais sabor.

Sorvete de frutas

As frutas são muito boas para os cães, ainda que muitos não as consumam. Para preparar esse sorvete, você precisa de meio pote de iogurte natural e de alguma fruta saudável e que os animais de estimação possam consumir, como, por exemplo, maçã, pera, morango, pêssego ou amora.

Você pode usar o iogurte todo ou a versão diluída em água. Corte a fruta em fatias e misture tudo muito bem antes de colocar na geladeira.

Sorvete de biscoito

Nesse caso, não poderemos compartilhar a sobremesa com nosso animal de estimação, já que recomendamos que você use biscoitos feitos para cães. Não são permitidos biscoitos industrializados ou aqueles que contêm muitos conservantes ou açúcar. Corte-os em pedacinhos muito pequenos e misture-os com o iogurte (inteiro ou diluído).

Sorvete de frango

Que disse que sorvete tem que ser sempre doce? Seu cachorro vai adorar esta receita, porque os cães amam frango. Você precisa de caldo de galinha e pedacinhos de frango (só a carne, ou seja, tem que ser desossado). Cozinhe bem para que os pedaços diminuam de tamanho e, em seguida, bata tudo. Deixe que resfrie e leve à geladeira por algumas horas.

Se você não se anima a oferecer um sorvete para o seu cachorro, mesmo que seja caseiro e faça muito calor, recomendamos que encha o bebedouro dele com água bem fresca, mas sem cubos de gelo, porque pode provocar nele angina (dores no peito) ou alguma doença semelhante.