Veja como é a vida dos cachorros em cadeira de rodas

maio 22, 2017

Antigamente, a solução para os cães incapacitados era o sacrifício. Felizmente, hoje em dia, esses animais podem ter uma boa qualidade de vida, graças às cadeiras de rodas para pets. Existem limitações? Evidentemente que sim, mas basta ver diferentes vídeos que encontramos na internet para comprovar como esses alegres animais levam uma vida quase normal. Podem brincar, correr, subir e descer escadas, etc…

Existem no mercado uma grande variedade de modelos de cadeiras de rodas para aqueles cães que, infelizmente, tenham ficado incapacitados fisicamente.

Os avanços nessa área foram enormes e os cuidados que se prestam aos animais de estimação são cada vez mais especializados, melhorando sua qualidade de vida.

Atualmente, apesar do alto nível de desenvolvimento da ciência veterinária, em certas ocasiões, esses cuidados médicos não são suficientes. Quando um cão fica prostrado, com as pernas posteriores paralisadas, não pode se movimentar, e o veterinário pouco pode fazer para devolver a mobilidade.

Causas da perda de mobilidade nos cães

Essa perda de mobilidade é normal depois de alguma intervenção cirúrgica, fraturas, acidentes, etc.

Essa perda de mobilidade também pode acontecer devido a algumas doenças ou processos degenerativos. É o caso da artrose canina severa, displasia, mielopatia degenerativa, hernias, paralisia, etc…

A paralisia permanente nas patas dianteiras ou traseiras costuma ser uma causa importante da perda da mobilidade. Também são problemáticas as amputações ou defeitos de nascimento em extremidades, que impedem os animais de se mover.

A chamada “mobilidade reduzida” pode ser gerada por problemas neurológicos, de coluna, hernias discais ou qualquer tipo de trauma. Essa mobilidade limitada costuma se apresentar nos casos de idade avançada ou de obesidade, quando o animal não pode se manter com nenhuma de suas extremidades

Diferentes modelos de cadeiras de rodas para cães

Podemos encontrar muita variedade de cadeiras de rodas para nosso animal, para ajudar a superar sua incapacidade. Poderemos escolher cadeiras “de marca”. São fabricadas seguindo um processo industrial padronizado. Também existem modelos que podem ser fabricados artesanalmente. Outra opção seriam as cadeiras de rodas para cães que nos atrevemos a construir com nossas próprias mãos.

Uma novidade muito interessante nas cadeiras de rodas de cães são os modelos em 3D, construídos a partir das medidas do animal. Para mais informações, podemos ver em vários sites artigos e instruções para fabricar modelos de última geração.

Os modelos que existem no mercado levam em conta diferentes particularidades:

  • Cadeiras de rodas para membros anteriores: esses modelos são difíceis de fabricar e não veremos muita variedade no mercado.
  • Cadeiras para membros posteriores: mais comuns, entre outras coisas, porque o número de casos de animais com essa deficiência é elevado.
  • Cadeiras integrais: para casos com baixa mobilidade.
  • Cadeiras de rodas de reabilitação: existem poucos modelos disponíveis.

Aspectos a levar em conta ao adquirir cadeiras para os cachorros

O primeiro fator a levar em conta é analisar as medidas de seu animal. Um erro aqui pode ser um desastre em todo o processo, porque o animal não poderia andar. Trata-se de tornar a vida mais fácil para nosso amigo.

Uma vez que tenhamos as medidas exatas, se tivermos decidido encomendar uma cadeira de rodas para cães, facilitaremos o trabalho da empresa ou do artesão encarregado.

Também temos a opção de modelos especiais, que se adaptam a qualquer medida. Essas cadeiras de rodas para cães podem ser entregues de um dia para o outro. Contam com um desenho que permite ao cachorro se adaptar conforme progrida com seu uso. Esse tipo de modelo é o ideal para cachorros pequenos, já que podemos adaptá-lo segundo o crescimento de nosso cão. Em alguns casos, são dobráveis, permitindo-nos economizar espaço e aumentar o conforto.

Existem cadeiras de rodas para cães desenvolvidas para raças pequenas, com materiais muito leves.

Construir em casa cadeiras para os cães

Fuente: elcomercio.pe

Existem muitos materiais que podem ser úteis para a construção de cadeiras de rodas para os cachorros: aço, acrílico, alumínio, tubos de PVC, etc… Juntamente com a estrutura, é importante selecionar o tipo de rodas que vamos utilizar na cadeira. Faremos isso em função da zona onde o animal vai andar.

Se o nosso cão vive numa área urbana, as rodas devem ser pequenas para não ocupar muito espaço e permitir manobras. Entretanto, se vivemos no campo ou em um condomínio com jardins, terra, grama, será muito melhor uma roda grande, forte e resistente.