Vire técnico de intervenções assistidas por animais

· junho 23, 2017

Todos nós que gostamos dos animais apreciamos muito o trabalho que eles fazem para ajudar as pessoas necessitadas. O que você acha de poder passar um tempo com eles e ajudar as pessoas ao mesmo tempo? Talvez seja um dos seus sonhos! E agora isso é possível graças aos cursos de intervenções assistidas por animais. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto.

Nas intervenções assistidas com animais, você poderá ajudar as pessoas com o seu próprio cão. Esse fato irá fortalecer o seu vínculo com o seu bichinho e irá unir vocês dois ainda mais. Imagine só como você poderia entendê-lo melhor se trabalhassem juntos.

Se vocês já têm uma cumplicidade especial, participando das intervenções assistidas por animais, ela será ainda maior. E, sobretudo, o sorriso das pessoas que você irá ajudar não tem preço, é algo único e especial.

O que são as intervenções assistidas por animais?

Você já deve ter ouvido bastante sobre como os animais ajudam diversas pessoas com diferentes problemas de saúde. No entanto, nessas terapias, o objetivo é permitir que a pessoa toque e brinque com o animal. É importante fazer com que ela se sinta útil, uma vez que o animal de estimação depende dela.

No entanto, as intervenções assistidas com animais vão muito além. Existe uma equipe de pessoas por trás de cada animal que pesquisa as circunstâncias e necessidades de cada pessoa e de que forma elas podem ser ajudadas.

Primeiro, é criado um plano, o animal considerado mais adequado é escolhido, expõem os objetivos, preparam as sessões, treinam o animal, fazem exercícios e uma infinidade de outras coisas. É um plano elaborado que tem excelentes resultados. 

Qual é o papel de um técnico em intervenções assistidas por animais?

Se você gostou das informações sobre as intervenções, é muito provável que esteja se perguntado o que é um técnico em intervenções assistidas. Então, ele se encarrega principalmente do animal, já que por mais que esteja ajudando os outros, não deixa de ser um trabalho que pode esgotar e, inclusive, estressar o animal.

Por isso, o bem-estar físico e mental do cão ou de qualquer outro animal é primordial nessas sessões.

Você também deverá se assegurar que o seu animal de estimação cumpra com todos os exercícios que estiverem no plano. Ele deve ser capaz de te entreter e você deve fazer o mesmo por ele.

Embora isso seja muito importante enquanto o animal estiver trabalhando, também é fundamental quando ele não está trabalhando. Você deve oferecer uma boa alimentação, ele precisa cumprir uma boa rotina de exercícios, mantê-lo limpo e fazê-lo feliz.

Um cão feliz irá cumprir muito melhor o seu trabalho e estará mais motivado a ajudar os outros. Por isso, é importante cuidar dele de forma especial enquanto vocês dois compartilham a vida fora do trabalho para um bom desenvolvimento dessas atividades e, sobretudo, para o bem-estar do animal.

Cuidar bem do seu animal de estimação e ter uma conexão especial com ele durante as sessões irá aproximá-los de uma forma única, como nunca antes vista. Fará com que se amem ainda mais e ajudará na convivência. Todos saem ganhando!

Como eu me torno técnico em intervenções assistidas por animais?

Autor: Pioneer Library System

Agora que você já sabe todos os benefícios que as intervenções assistidas com animais trazem, temos certeza que decidiu se tornar um técnico na área, já que além dos benefícios ajudarem os outros, trazem coisas positivas para os nossos cães e para nós.

Se você não sabe como começar, poderá começar procurando cursos na Internet, já que existem vários sites especializados no assunto. Alguns cursos são online e outros presenciais. Os online também precisarão da sua presença e do seu animal. Por isso, recomendamos que procure um curso próximo de onde você vive.

Os cursos variam de preço e de duração. Portanto, escolha o que melhor lhe convém e mãos à obra! Mas, assegure-se de que o curso que você for escolher está habilitado a ensinar sobre esse assunto.