Vômito amarelo em cães: causas e sintomas

· outubro 15, 2018
O vômito amarelo em cães é geralmente o resultado de uma dieta rica em gordura ou da ingestão de muita grama.

A saúde do sistema digestivo do seu cão pode ser afetada por várias causas. Saiba o que é o vômito amarelo em cães e como tratá-lo.

O que exatamente seu cão vomita?

A substância amarela (vômito amarelo) regurgitada pelo seu animal de estimação não é senão a bile.

Esta secreção, produzida pelo fígado, é armazenada na vesícula biliar até o início da digestão dos alimentos. Quando começa a digestão, a bile é liberada no intestino delgado para continuar o processamento dos alimentos.

A bile é composta de água, lecitina, colesterol, íons de bicarbonato e pigmentos, além de sais biliares.

Quando seu cão vomita essa secreção, geralmente é porque a bile entra no estômago pelo intestino delgado.

Isso geralmente acontece quando o seu cão come alimentos ricos em gordura ou muita grama.

Cão doente

A dieta dos cães que tendem a sofrer esses episódios deve ser composta de alimentos ricos em fibras e pobre em gordura, para começar a atenuar os sintomas.

Possíveis patologias associadas ao vômito amarelo em cães

Se uma mudança na dieta do seu animal de estimação não parece melhorar o seu vômito, ele pode ter uma doença subjacente que está causando esse sintoma. Entre as mais comuns nesses casos, temos:

  • Distúrbios gastrointestinais, como úlceras, infecções parasitárias e certos tipos de câncer. A acidez da bile pode irritar o esôfago e causar úlceras. Isso pode ocorrer em certas raças, como buldogues, retrievers e cães pequenos.
  • Pancreatite. É uma inflamação do pâncreas, órgão responsável pela produção de secreções para o sistema digestivo. O pâncreas também produz hormônios, como a insulina ou o glucagon. Essa patologia também pode ocorrer após a ingestão de alimentos ricos em gordura e resultar em dor de estômago, diarreia e vômitos amarelos, que contém bile.
  • Obstruções do intestino. Alguns ossos, brinquedos ou bolas de pelos podem se acumular no intestino de seu animal e levar a obstruções intestinais. Se você suspeitar que seu cão pode estar sofrendo de uma obstrução, dirija-se ao serviço de emergência veterinária 24 horas mais próximo.
  • Alergias. No caso de alimentos que provocam alergias no seu animal de estimação, é provável que, após uma primeira ingestão, haja vômitos que possam conter bile. Às vezes, isso é devido a uma mudança muito abrupta em sua dieta e pode ser corrigida progressivamente. Tenha em mente que os animais podem desenvolver alergias até mesmo aos alimentos que comem regularmente.
husky siberiano no veterinário

Em qualquer caso, a primeira coisa que você deve fazer se o seu cão começar a vomitar bile é ligar para o seu veterinário, que poderá analisar os sintomas e dar um diagnóstico preciso.

Tente levá-lo o mais rápido possível para que seu animal de estimação não fique muito fraco depois de passar muitas horas sem comer ou beber.