Como tratar as bolas de pelo nos gatos

· janeiro 9, 2018

As bolas de pelo nos gatos são um mal que afeta a maioria desses animais. Na verdade, isso pode ser muito incômodo e causar mal-estar no felino. Em muitas ocasiões, não sabemos como combater o problema. Para saber como agir nesses casos, não perca as informações que daremos a seguir.

Por que surgem as bolas de pelo nos gatos?

As bolas de pelo se formam porque os gatos se limpam continuamente com a língua. Ao se lamberem, eles engolem pelo, que pouco a pouco chega a seu estômago, criando assim um acúmulo de pelo que se agrupa em bolas.

Gato tigrado

A língua dos gatos é composta por um tecido áspero que lhes permite comer, beber e se limpar com facilidade. Assim, quando se lambe, os pelos ficam grudados nela, fazendo com que a única forma de eliminá-los seja engolindo-os.

Normalmente, isso geralmente não é um problema, já que os gatos eliminam as bolas de pelo através das fezes ou vômito. O problema ocorre quando eles não conseguem eliminar.

Como saber se meu gato está sofrendo com bolas de pelo

Quando um gato, por algum motivo, não conseguir eliminar as temidas bolas de pelo, apresentará sintomas visíveis que permitirão que você saiba se a causa do mal-estar é ou não o acúmulo de pelo.

Vomitar mais do que o normal, perder peso ou ter falta de apetite podem ser os mais comuns.

Caso você presencie um ou mais desses sintomas, precisa levar o felino ao veterinário o quanto antes. Caso o animal não consiga eliminar os pelos sozinho, será preciso uma cirurgia.

Se as bolas estão no intestino grosso, o gato poderá dar sinais através de uma constipação. Dar a ele plantas laxantes para que possa eliminar as bolas é o método tradicional mais efetivo para ajudá-lo.

Como evitar as bolas de pelo nos gatos

Como sempre, como em qualquer doença, a melhor solução é a prevenção. Para evitar que as bolas de pelo nos gatos se acumulem no estômago do animal, há várias coisas a serem feitas.

gato branco angorá com olhos de duas cores diferentes

  • Dieta: Uma boa alimentação ajuda a melhorar qualquer problema. A dieta aconselhada para felinos contém normalmente malte e fibra, dois componentes que os ajudam a eliminar as bolas de pelo de forma natural.
  • O malte: Comprar malte em pasta ajudará o trânsito intestinal do gato e favorecerá a expulsão das bolas de pelo, se houver. Se não houver, ajudará a evitá-las.
  • Ter plantas em casa: Já foi comprovado que os gatos que vivem em casas sem plantas têm mais propensão a ter bolas de pelo. As plantas, como a cevada, ajudam os felinos a evitar o acúmulo de pelos em seu estômago.
  • Penteá-lo: Uma maneira de evitar as bolas de pelo nos gatos é penteando-o diariamente. Afinal, como descrevemos acima, os pelos se acumulam no estômago porque ele engole o pelo morto ao se lamber em sua higiene. Se esse pelo morto for eliminado quando o pentearmos, não haverá problema. Isso será de suma importância, ainda mais no inverno, se você tiver calefação, ou no verão, devido às altas temperaturas. Esses são os momentos em que os gatos soltam mais pelo.

Como em todos os casos e como sempre falamos, algo essencial é observar o gato e o mal-estar que ele pode apresentar. Isso é fundamental para ajudá-lo, se necessário. Sobretudo, é importante se manter informado sobre como ajudá-lo. Agora, você já sabe o que fazer contra as temidas bolas de pelo.