Vômitos marrons em cães: tudo que você precisa saber

· dezembro 15, 2018
Os vômitos podem ser produzidos pela ingestão de objetos que obstruem o intestino do animal. Também podem ocorrer devido a úlceras hemorrágicas ou doenças.

Embora o vômito seja um sintoma comum de muitas doenças, não deve ser menosprezado. Em alguns casos, seu cão pode simplesmente estar vomitando porque comeu algo inapropriado. 

No entanto, o aparecimento de vômitos marrons em cães pode ser um sinal de que algo muito mais sério está acontecendo.

Aqui estão algumas das causas mais comuns de vômitos marrons em seu cão:

  • Úlceras hemorrágicas
  • Obstrução intestinal
  • Algo que eles comeram
  • Outras fontes de hemorragia (como tumores ou doenças das gengivas)

Algumas das causas do vômito marrom são mais graves do que outras. Por exemplo, úlceras sangrentas e obstruções intestinais devem ser tratadas imediatamente.

Seu cão pode estar expelindo um fluido marrom por causa de algo que ele comeu ou por uma fonte de sangramento. A gravidade disso dependerá do que ele ingeriu ou do quanto e onde ele está sangrando.

Por que os cães sofrem de vômitos marrons?

Os vômitos marrons em cães podem ter várias causas e pode acontecer com qualquer cão.

Embora possa ser alarmante descobrir que seu cão expele um líquido marrom, na maioria dos casos, ele pode se recuperar sem efeitos colaterais permanentes, desde que receba o tratamento adequado.

Se o seu cão desenvolve uma úlcera e começa a sangrar, isso pode causar vômito. Se as úlceras estiverem localizadas na parte superior do intestino ou na parede do estômago, o vômito pode ficar marrom porque o sangue está sendo digerido pelo ácido estomacal.

Um bloqueio no intestino também pode levar ao vômito de líquido marrom. Os intestinos podem estar bloqueados devido à ingestão de um objeto que não pode passar através deles.

Alguns objetos comuns encontrados no estômago do cão podem ser: moedas, ossos, botões, meias e roupas íntimas, brinquedos e bolinhas de gude.

Cachorro mordendo brinquedo

Obstruções podem se desenvolver a partir da ingestão de ossos, couro cru ou de um crescimento anormal de células no abdômen.

Os artigos ingeridos se moverão através do trato gastrointestinal em cerca de 10 a 24 horas, e os sinais de obstrução ocorrerão dentro de 24 horas após a ingestão.

Por outro lado, devemos tomar cuidado para que não seja algo que começou pela simples razão de o seu cão ter ingerido alguma coisa de cor marrom.

Se ele ingeriu chocolate, sujeira ou fezes, isso tudo pode causar vômitos marrons.

Outro motivo poderia ser uma hemorragia no trato digestivo, que pode ser causada por:

  • Tumores hemorrágicos no intestino delgado superior ou no estômago
  • Sangramento de gengivas
  • Doenças dentais
  • Distúrbio de coagulação do sangue

Um sinal de aviso de perda excessiva de sangue são as gengivas pálidas. Se você notar letargia, fraqueza, gengivas pálidas e perda excessiva de sangue, estes podem ser sinais de aviso de algo sério e que devem ser verificados imediatamente.

O que fazer com os vômitos marrons em cães?

Úlceras estomacais geralmente podem ser facilmente tratadas do ponto de vista médico. Mas se elas perfuraram as paredes do estômagoseu cão pode precisar de hospitalização e cirurgia.

Se as úlceras estomacais forem graves, mesmo que não tenham perfurado a parede do estômago, o seu cão também pode precisar de cuidados hospitalares, assim como de transfusões de sangue, terapias de reposição de fluidos intravenosos, além de apoio nutricional e eletrolítico.

Cão bebendo água de garrafa

Alimentos que são altamente digeríveis podem ajudar a reduzir a irritação e a inflamação do trato digestivo.

O melhor é alimentar seu cão com pequenas refeições várias vezes ao dia, além disso, seu animal de estimação deve sempre ter acesso a água, a menos que seu veterinário recomende o contrário.

Se ele for levado ao veterinário logo após a obstrução, a cirurgia pode ser evitada e a obstrução pode ser removida por endoscopia.

Se ocorrer morte do tecido, a chamada necrose, será necessário remover as partes afetadas do intestino junto com o objeto.

Como evitar os vômitos marrons?

A melhor maneira de prevenir o bloqueio intestinal é monitorar o seu animal de estimação e agir se você perceber que ele está comendo algo que não deveria.

Não permita que seu cão coma couro cru, ossos cozidos, brinquedos e objetos que não sejam seguros.

Somente permita que seu cão tenha brinquedos maiores que a sua garganta, pois eles serão impossíveis de engolir.

Uma vez que o estresse pode contribuir para a irritação do estômago, tente eliminar suas causas como, por exemplo, os ruídos altos do ambiente do seu cão.

Se você perceber que seu pet engoliu alguma coisa, o veterinário pode sugerir que você induza o vômito, para evitar uma obstrução.

Pode ser benéfico ensinar ao seu cão a ordem de “pegar e soltar” e usá-la se você surpreendê-lo comendo algo que não deveria.

Modificações dietéticas, como a introdução de alimentos altamente digeríveis que podem reduzir a inflamação e a irritação, podem ajudar seu cão a evitar úlceras estomacais.